Onde comer em Pinheiros: 26 bares e restaurantes para todos os gostos


Atualizado em:


A quantidade de opções de onde comer em Pinheiros é ENORME. Dos restaurantes mais tradicionais, aos bares mais hypes, parece que tudo acontece por ali.

Morei em Pinheiros por cinco anos e por isso virei cliente de carteirinha de muitos estabelecimentos da região e hoje venho compartilhar meus favoritos e também alguns que seguem na minha listinha para conhecer num futuro próximo.

Veja também: Onde comer na Liberdade, em São Paulo

Onde comer em Pinheiros

Pinheiros é um bairro bem grande e tem lugares legais para descobrir tanto no que chamo de “baixo Pinheiros”, quanto na meiuca, perto da estação Fradique Coutinho, e no “Pinheiros de cima”, ali mais na região das Clínicas.

Onde comer em Pinheiros
Bolinhos e caldos do Bar do Gonzaga, que fica no “baixo Pinheiros” – Foto:Divulgação/Bar do Gonzaga

Pode ser que você veja a lista de sugestões e saiba exatamente o que está com vontade de conhecer, indo direto em um dos lugares, mas se tiver em dúvida e preferir primeiro dar uma olhada na cara dos lugares antes de decidir, vou explicar um pouco das áreas onde você pode fazer essa caminhada.

Rua dos Pinheiros

A Rua dos Pinheiros é o lugar do bairro com a maior concentração de bares e restaurantes de todo o tipo que você possa imaginar e a maioria das nossas recomendações aqui ficam nela e em seus arredores.

Teve um período que eu e meu então namorado começamos uma espécie de “War” pela Rua dos Pinheiros. Cada date era um restaurante novo na rua. O namoro acabou antes de zerarmos os restaurantes, mas continuei frequentando muito com amigos e com minha família. Várias das opções que vou falar abaixo ficam por ali.

Você também não precisa se limitar à Rua dos Pinheiros em si. Vale caminhar também uma ou duas quadras nas ruas transversais para descobrir outras opções de onde comer em Pinheiros.

Da Fradique Coutinho até a Francisco Leitão você com certeza encontrará algo que te agrade, uma vez que por ali tem de tudo (bar, restaurante, café). O passeio, que já é super charmoso e uma delícia por si só pode ser uma boa para o dia ou para a noite, mas não espere baladas ou bares muito agitados.

Rua Guaicuí

A Rua Guaicuí é bem curtinha, mas em sua única quadra já é possível encontrar uma quantidade enorme de opções. Esse sim é um lugar para, como eu gosto de brincar, “ver e ser visto” – um modo delicado de dizer que tudo costuma ficar bem cheio e agitado.

O passeio por ali também é mais interessante de noite ou no final da tarde, apesar de ter vários estabelecimentos que abrem também para o almoço.

Se não curtir muito, pode procurar algo mais nos arredores, do Largo da Batata (vou mostrar algumas opções. Mas atenção: não dê bobeira de noite por ali, a região pode ser um pouco perigosa.

“Pinheiros de cima”

Prato do Arturito
Impressionante este prato com polvo do Arturito, não? – Foto:Divulgação/Arturito

O outro pedacinho de Pinheiros que você pode passear em busca de um cantinho para comer ou beber é a parte de “Pinheiros de cima”.

O trecho mais bacana por ali é a Praça Benedito Calixto (deliciosa e se você for no sábado, além de descobrir onde comer em Pinheiros já aproveita a feirinha de antiguidades e artesanatos).

Saindo dela, você pode caminhar para cima pela Rua Teodoro Sampaio e procurar algo entrando nas ruas Lisboa, João Moura, Cristiano Viana, Alves Guimarães, Capote Valente e Artur de Azevedo.

Mercado de Pinheiros

Em uma cidade do tamanho de São Paulo, claro que não existe só um mercado municipal. Apesar de ser muito menor do que o Mercadão, o Mercado de Pinheiros também passou por uma revitalização e conta com um andar superior com alguns bares e restaurantes, além de lojinhas interessantes para comprar comidinhas e mais. Vale o passeio!

Rua Pedro Cristi, 89

Onde comer em Pinheiros: Hamburguerias

Um dos pratos mais típicos, digamos assim, da cidade de São Paulo é o hambúrguer. E não tô falando de fast food. Se você quer provar grandes e especiais hamburgões, Pinheiros é um ótimo lugar para explorar.

Z Deli

Z Deli em Pinheiros

O Z Deli é considerado por muitos a melhor hamburgueria da cidade. Chegue cedo, porque a fila na unidade da Rua Francisco Leitão fica enorme. A batata frita com pastrami, o hambúrguer de cordeiro e a devil’s pie são algumas das principais iguarias da casa.

Rua Francisco Leitão, 16

Meats

Outra boa opção é o Meats, que tem um ambiente interessante, com uma enorme mesona no meio do restaurante, compartilhada pelos clientes.

Rua dos Pinheiros, 320

Vinil Burger

O Vinil é o meu hambúrguer preferido de São Paulo. A unidade de Pinheiros, quase em frente ao Instituto Tomie Ohtake, é a original e a mais legal de conhecer. Ali é bem pequenininho e aberto, pra você comer em um clima super descolado. A grelha giratória onde são feitos os hambúguers chama atenção e torna a experiência ainda mais especial.

Rua Padre Carvalho, 18

Pizzarias

Bráz Elettrica

Bráz Elettrica
As deliciosas pizzas da Bráz Elettrica – Foto: Divulgação/Bráz Elettrica

Este não é apenas o meu lugar onde comer o Pinheiros favorito, mas o meu restaurante favorito em toda a cidade de São Paulo! A Bráz Elettrica é a irmã mais asce$$ível da Bráz, uma pizzaria já super famosa e reconhecida na cidade. Lá as deliciosíssimas pizzas são em formato individual e o ambiente também é super descontraído. Recomendo pra todo mundo sempre!

Rua dos Pinheiros, 220

Da Mooca Pizza Shop

Se você é fã de pizza e já conhece a Bráz, não deixe de conhecer também a Da Mooca. Por lá, as pizzas romanas, retangulares e com massa grossa, são vendidas por pedaço. Uma boa opção para quem quer comer rápido ou andando.

Rua Fradique Coutinho, 154

A Pizza da Mooca

Pois é, o nome é quase igual, mas estou falando de dois lugares diferentes. Neste o forte são as pizzas napoletanas. O cardápio é mais extenso, com opções de entradas, pizzas individuais ou para dividir, drinks, carta de vinhos. Enfim, outro clima.

Rua João Moura, 529

Pra ir com a família

Cantina Gigio

Onde comer em Pinheiros: Cantina Gigio
Pela entrada da Cantina Gigio já dá para ver que é aquele restaurante bem familiar – Foto: Divulgação/Cantina Gigio

A Cantina Gigio é aquele restaurante italiano super tradicional. Os pratos são mega bem servidos, por isso é ideal para ir em grandes grupos. Não deixe de pedir a torrada de alho de entrada!

Rua dos Pinheiros, 355

Degas

Simplesmente o melhor bife à parmegiana de São Paulo. Nota mil! O restaurante é aqueles com um grande salão, sem decoração, sem charme, mas que a qualidade da comida vale tudo. Os pratos também são bem servidos – eu costumava pedir um individual e comer em três refeições.

Rua Teodoro Sampaio, 568

Jacarandá

O Jacarandá oferece um menu com comida sul-americana em um espaço aberto, arborizado e lindo. Nos almoços durante a semana é possível aproveitar o menu executivo, com entrada e sobremesa.

Rua Alves Guimarães, 153

Arturito

Este é o restaurante principal da chef Paola Carosella. Por lá você encontra um cardápio variado e requintado, feito com ingredientes frescos e orgânicos. O espaço é lindo e costuma ter fila aos finais de semana.

Rua Artur de Azevedo, 542

Fitó

Onde comer em Pinheiros: Fitó

Restaurante de comida brasileira contemporânea, com boas opções vegetarianas e veganas. Tudo isso em um ambiente amplo e charmoso.

Rua Cardeal Arcoverde, 2773

São Benedito

Eu e minha família sempre fomos grandes fãs do São Benedito, com seus pratos básicos feitos com toque gourmet e sua caipirinha – ou suco – de tangerina, mas quando passei a morar a três quadras dali, virei cliente de carteirinha. Na época da pandemia, esse restaurante foi minha maior salvação e pedia o delivery duas vezes por semana, no mínimo.

Praça Benedito Calixto, 80

Veja também: 23 restaurantes ao ar livre em São Paulo

Simples e deliciosos

Capivara Caldos

O Capivara Caldos é um boteco bem simples, que quase passa despercebido na esquina da Rua Guaicuí, com tantos lugares moderninhos. Se você curte uma sopinha, não deixe de ir lá e experimentar os sabores únicos que eles fazem!

Rua Fernão Dias, 576

Bar do Biu

Bar do Biu, em Pinheiros

O Bar do Biu é aqueles segredinhos que a gente ama. O lugar é super simples e parece minúsculo, mas quando você passa pela segunda porta, um salão com muitas mesas e cadeiras se abrem. Antes da pandemia, elas ficavam beeem grudadinhas, hoje em dia confesso que não sei como o espaço foi adaptado. Seja como for, lá você vai comer o melhor baião de dois de São Paulo.

Rua Cardeal Arcoverde, 772

Bar do Gonzaga

O Bar do Luiz (na Zona Norte) que me perdoe, mas para mim, os melhores bolinhos de São Paulo são os do Bar do Gonzaga. Aqui, porém, há apenas quatro opções: carne, arroz, espinafre e frango.

Além deles, os caldos e as cachaças completam o combo perfeito para um happy hour delícia. O espaço é pequeno, as poucas mesas ficam na calçada, mas isso, e o fato de ser um verdadeiro negócio de família, contribui para o clima descontraído e super divertido. Não poderia recomendar mais!

Rua Cardeal Arcoverde, 2869

Culinária estrangeira

Pita

Pita, em Pinheiros
Esse “quintalzinho” do Pita é uma delícia – Foto:Divulgação/Pita

Comida árabe gourmet e deliciosa em um ambiente super gostoso também! Vale também para tomar um drink com petiscos leves. Recomendadíssimo!

Curiosidade: na primeira vez que encontrei a Marcella pessoalmente fomos lá hahah!

Rua Francisco Leitão, 282

Tan Tan Noodle

Alguns consideram este o melhor lugar para comer noodles em São Paulo. A briga é boa e não ouso deixar meu veredito, mas quem curte culinária asiática tem que conhecer esse lugar onde comer em Pinheiros!

Rua Fradique Coutinho, 153

Le Jazz Brasserie

Eu acho o Le Jazz a cara do date romântico, apesar de nunca ter ido lá nessa situação. Mas fica a dica!

Rua dos Pinheiros, 254

El Guatón

Empanadas do El Guatón, em Pinheiros
Bonitas as empanadas do El Guatón, não? – Foto:Divulgação/El Guatón

A decoração do El Guatón não deixa dúvidas de que você está em um restaurante chileno. O carro chefe lá são as empanadas – deliciosas! – que podem ser acompanhadas com cerveja artesanal.

Rua Artur de Azevedo, 906

Pastifício Primo

O Primo é principalmente uma casa de massas, onde você pode comprar deliciosas massas (dã), antepastos, patês e doces. Mas também é possível escolher e comer ali mesmo, no balcão na rua.
Se você mora em São Paulo ou estiver hospedado em um local onde dá para cozinhar, recomendo demais passar ali e levar algo pra casa. Se não, comer no local também é uma ótima para quem quer uma refeição rapidinha. E não deixe de experimentar o gelato artesanal!

Rua Fradique Coutinho, 211

Para tomar bons drinks

Boteco Paramount

O Paramount foi há uns anos um grande point de jovens que queriam beber bem, sem gastar muito. De fato, os preços eram bem convidativos, algo que hoje não tenho certeza se se mantém, mas que continua sendo o slogan da casa.
De qualquer forma, o bar comandado pelo Mestre Netinho tem drinks clássicos e autorais deliciosos, em um espaço pequeno e descontraído, ótimo para um esquenta ou um encontro despretencioso.

Rua dos Pinheiros, 1179

Pirajá

Pirajá Faria Lima
O clima “praiano” do Pirajá – Foto:Divulgação/Pirajá

Esse bar faz um estilo boteco carioca. É um lugar para ir com a galera, tomar chopp e comer porção, sem abrir mão de um ambiente charmoso.

São duas unidades em Pinheiros:
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64
Rua dos Pinheiros, 209 (Pirajá Prainha)

Cão Véio

O Cão Véio é um bar do chef Henrique Fogaça – sim o do Masterchef. Então você imagina que apesar de estar nessa categoria, a comida ali é de altíssimo nível.

As cervejas artesanais e os drinks são de fato uma parte importante da casa e o cardápio é mais focado em lanches ou opções para compartilhar.

Existem outras unidades, mas a de Pinheiros é a matriz.

Rua João Moura, 871

Pitico

O Pitico inaugurou a onda de bares com cadeiras de praia em São Paulo, além de ter sido o principal responsável pelo boom da Rua Guaicuí. Além das bebidas, lá tem também um famoso falafel bem gostoso.

Rua Guaicuí, 61

Guarita Bar

Para curtir um drink clássico na varandinha, acompanhando de sanduíches, pizzas ou petiscos.

Rua Simão Álvares, 952

Onde comer em Pinheiros: Bônus

Futuro Refeitório, em Pinheiros
O espaço do Futuro Refeitório é como se fosse uma garagem, mas a mais charmosa da cidade – Foto:Divulgação/Futuro Refeitório

Futuro Refeitório

Esse lugar ficou como bônus porque eu simplesmente não consegui definir em que categoria ele se encaixa. O Futuro Refeitório é tudo! Em todos os sentidos dessa palavra.

Se quiser um brunch saudável e delicioso, pode confiar que lá você encontra. Almocinho simples e único? Lá também. Quer tomar uns drinks? Só chegar no fim da tarde e se jogar! Dá para ir com a família, amigos, sozinho, em date… Só vá!

Rua Cônego Eugênio Leite, 808

SESC Pinheiros

Óbvio que o SESC não é só um restaurante e nem uma exclusividade do bairro de Pinheiros. Mas achei que valia incluir na lista porque a Comedoria do SESC Pinheiros é a mais bonita de São Paulo e a comida de lá, seja no almoço, no lanche ou na janta, super gostosa e muito barata!

Você pode conferir o cardápio semanal e é preciso agendar antes de ir.

Rua Pais Leme, 195

Veja também: Onde comer no Centro de São Paulo


Poderíamos ficar aqui por muito mais tempo. Realmente são infinitas as opções de onde comer em Pinheiros. Então conta pra gente aqui nos comentários se você tem algum lugar queridinho no bairro que ficou de fora da nossa lista!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.