Onde comer em Santiago: os melhores restaurantes da capital


Atualizado em:


Apesar de não ser uma cidade tão cosmopolita quanto Buenos Aires ou São Paulo, Santiago tem uma cena gastronômica excelente e que merece ser bem explorada. A cozinha local se destaca pelos frutos do mar, graças à proximidade com Oceano Pacífico, com uma variedade de pratos exclusivos do país que vão agradar em cheio a quem gosta deste tipo de prato. Você terá ótimas opções de onde comer em Santiago, e ficará surpreso com o nível dos restaurantes que existem por lá.

Há opções de lugares inusitados como o restaurante de cozinha endêmica onde os pratos parecem saídos da natureza (no Boragó), ou casas de chefs internacionalmente renomados como no Astrid y Gastón. Nem só de frutos do mar vive a cozinha chilena. Carnes e massas também integram o cardápio dos principais restaurantes de Santiago. A cozinha internacional, com destaque para a peruana, também tem espaço na cidade.

Onde comer em Santiago: as melhores dicas

onde comer em Santiago

A gastronomia chilena é muito rica e de qualidade. Vale a pena conhecê-la

Neste post fizemos uma seleção a dedo dos melhores restaurantes de Santiago, classificando por estilo e especialidade. Dê uma conferida na lista, e escolha qual deles combina mais com você e programe-se para visitá-los entre seus passeios pela capital chilena. E não se preocupe, tem opções para todos os gostos e bolsos. Sabendo onde comer em Santiago, sua viagem vai ficar ainda mais bacana!

Veja as categorias que separamos e, se quiser, clique e vá direto para o tipo de restaurante do seu interesse:

-Dicas de restaurante bom e barato em Santiago.
-Para provar uma boa gastronomia chilena.
-Restaurantes Fusion.
-Para beber, bares descolados com comida boa.

*Colocamos um asterisco na frente dos restaurantes mais famosos e renomados em Santiago. Sabe aqueles que ganham prêmios, tem uma proposta diferente ou ganharam muita fama? Pois se quiser ir a um deles, procure o sinal *.

Bom e barato

La Clementina

Onde comer em Santiago

Fazer um piquenique em Santiago é a surpresa oferecida pelo restaurante, um charme – Foto: Clementina/Divulgação

Este pequeno restaurante-café é daqueles imbatíveis no quesito custo-benefício. A um preço bem honesto, oferece pratos deliciosos para o almoço, como Merluza Austral, com manteiga de avelã, mini-cenouras assadas e purê de brócolis. Ou ainda Bife Grelhado, acompanhado de ensopado de quinoa com cogumelos, espinafre com ricota e vinagre balsâmico. Mas o mais interessante no local é que a maior parte do estabelecimento está ocupado não por mesas, mas por toalhas de piquenique. O pequeno balcão também é uma opção para quem deseja uma refeição rápida, um café-da-manhã ou apenas tomar uma bebida. Reservas podem ser feitas por telefone ou e-mail (providencia@laclementina.cl).

Endereço: Los Conquistadores 2242, Providencia
Telefone: +(56 9) 9079 9804
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h30 às 19hs. Sábados, as 10hs às 16hs

-El Hoyo

Onde comer em Santiago

A fachada simples esconde um restaurante de pratos deliciosos – Foto: Divulgação

Este é o local ideal para quem busca um restaurante com a comida tradicional chilena, em um ambiente sem frescuras. El Hoyo é daqueles locais que encantam os visitantes estrangeiros pelos pratos deliciosos. O local existe há mais de 100 anos e está localizado próximo à Estação Central ferroviária. Ou seja, é um lugar carregado de história. Um dos elementos interessantes da decoração são os barris, que estão espalhados pelo salão e podem ser usados como mesas. Entre os pratos mais procurados estão Caçarola de Porco, a Plateada (um corte de carne local, marinada ao próprio molho) com salada e pernil com batata. As reservas são feitas pelo site.

Endereço: San Vicente 375, Centro
Telefone: +(56 2) 6890-3399/3643-1576
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 10h30 às 22hs. Sábado, das 10h30 às 19h30

Cozinha Chilena

-Restaurante Giratório

Restaurante Giratório

Se você procura um lugar onde comer em Santiago e, ao mesmo tempo, fazer um passeio diferente, eis uma boa opção. A rigor, este restaurante funciona mais uma atração turística. Como o próprio nome indica, seu principal predicado é ficar girando, o que lhe permite uma visão de 360 graus sem sair da cadeira. Não se preocupe, pois a velocidade é baixa, quase imperceptível, portanto você não vai passar mal por lá. A comida é boa: entre as opções de almoço, estão Bife de Lomo ou Merluza. De entrada, Ceviche Misto ou Presunto Serrano com folhas e queijo parmesão. Você é agraciado com um Pisco Sour como boas vindas. O restaurante aceita reservas pela internet.

Endereço: Av. Nueva Providência 2250 Piso 16, Providencia
Telefone: +(56 2) 2232- 1827
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 12hs às 23h45

-Boragó*

Boragó

A visão das montanhas ao fundo é um atrativo a mais para o visitante, que terá uma experiência diferente aqui – Foto: Boragó/Divulgação

A proposta do jovem chef Rodolfo Guzmán é oferecer um cardápio mais do que calcado na cozinha chilena: seus esforços são por trazer pratos oriundos da Patagônia, com produtos de origem orgânica e de pequenos proprietários rurais, sem intermediários. Estas ações, ecológica e economicamente corretas, resultam em pratos frescos e deliciosos, servidos em menus sazonais de primeira. Um bom exemplo é o Cordeiro Patagônico cozido “ao inverso” com humita, um prato regional à base de milho. Ou ainda o Ceviche de Palometa, com extrato de maqui (um fruto do sul do país) mais piure e cenouras do mar. A água servida no restaurante provém da chuva da região patagônica.

Mas o grande diferencial está em como esses ingredientes são servidos. A apresentação dos pratos é bem digamos… louca e diferente! O conceito é ter uma experiência diferente, e prefiro não contar mais para não estragar visita. As reservas podem ser feitas pela internet.

Endereço: Av. San José María Escrivá de Balaguer 5970, Vitacura
Telefone: +(56 2) 2953-8893
Horários de Funcionamento: Segunda a sábado, das 19hs às 23h45

Aqui Esta Coco*

Outro grande representante da cozinha chilena, o restaurante Aqui Esta Coco foi fundado em 1973 e reinaugurado em 2010, após ser destruído por um incêndio dois anos antes. A família Pacheco Baquedano, sob o comando do chef Coco Pacheco, apresenta um menu inspirado na cozinha dos povos originários, com atualizações modernas que realçam seu sabor.  As entradas clássicas são a Lula à Milanesa e também as Empanadas de Frutos do Mar, bem como o Peixe-rei ao Pimentão Vermelho, que abrem os trabalhos divinamente. O Congrio ao Pobre é uma versão do típico prato popular chileno, mas com um delicioso peixe substituindo a carne. Eis uma excelente opção de onde comer em Santiago.  As reservas são feitas apenas por telefone.

Endereço: La Concepcion 236, Providencia
Telefone: (56-2) 2410 6200
Horários de funcionamento: Almoço – Segunda a Sábado, das 13hs às 15hs
Jantar – Segunda a sexta, das 19hs às 23hs e sábado das 20hs às 23hs

-Mestizo

Restaurante Mestizo

O espaço chama a atenção, mas os pratos são a atração principal – Foto: Divulgação

Este é um restaurante singular em Santiago. Em primeiro lugar, porque fica no interior de um parque, o Bicentenário, que lhe garante um visual espetacular do Cerro San Cristóbal e da Cortilheira dos Andes, bem como da área verde do parque. Em segundo lugar, porque o próprio edifício é um espetáculo à parte. Criado pelo arquiteto Smiljan Radic, tem linhas arrojadas. Mas a atração é mesmo a comida. A entrada já é um convite a um delicioso banquete: entre as opções estão ceviches, empanadas ou tábua com frutos do mar. Nos pratos principais, destacam-se o Congrio com Risoto de Quinoa e Machas a la Parmesana. As reservas podem ser feitas online ou pelo telefone.

Endereço: Av. Bicentenario 4050, Vitacura
Telefone: +(09) 7477-6093 / 6843-7146
Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo, das 13h00 às 23h30

-Peumayen

Peumayen

O Menu Orígenes traz os pratos inspirados na cozinha dos povos originários – Foto: Divulgação

Outro restaurante que baseia seu cardápio na culinária dos povos originais do Chile, especialmente os povos Mapuche, Rapa-Nui e Aimará, com toques contemporâneos. Se você procura onde comer em Santiago e quer sentir a história na língua, eis o lugar. O Peumayen funciona em um casarão construído em 1928 e ainda traz resquícios da época. O Menu Degustação Orígenes tem 22 porções e oferece quatro versões, para contemplar os diversos gostos: mar, terra, vegetariano ou misto. Os Tapas também são muito procurados e elogiados. O restaurante também oferece uma excelente carta de vinhos e também de piscos. As reservas podem ser feitas pelo site.

Endereço: Constitución 136, Providencia, Santiago
Horários de funcionamento: Terça a sábado, das 13hs às 15hs e das 19hs às 22h45. Domingo das 13hs às 15h30.

-La Salvación

La Salvación

A Prieta de Don Victoriano faz sucesso entre os clientes – Foto: La Salvación/Divulgação

Com um nome sugestivo, o restaurante é o mais jovem integrante desta lista (foi inaugurado em 2018). A cargo do chef Rolando Ortega, La Salvación é especializada na culinária tradicional chilena e se preocupa em resgatar antigos sabores entre carnes, peixes e frutos do mar. Há também um espaço generoso para pratos vegetarianos. Entre as delícias do local estão a Chorillana de Moela e a Prieta de Don Victoriano, com batatas fritas, legumes e maionese, cobertos por uma pimenta dourada crocante. As reservas podem ser feitas por site ou telefone.

Endereço: Av. Andrés Bello 2233 local 104, Providencia
Horário de funcionamento: Terça a quinta-feira, das 12h30 à meia-noite 24 hrs. Sextas e sábados das 12h30 à 0h30. Domingo das 12h30 às 16hs.
Telefone: +(56 2) 2840-9983

Fusion

-Astrid y Gastón*

Onde comer em Santiago

O Menu Degustação do Astrid y Gastón é incrível – Foto: Divulgação

O peruano Gastón Acurio é o mais celebrado chef da América Latina e um dos mais renomados do mundo. O restaurante “Astrid y Gastón”, que comanda ao lado da esposa Astrid Gutsche em Lima, chegou a ficar entre os 15 melhores do mundo, na votação da prestigiosa revista “Restaurant”. O sucesso da casa o levou a abrir unidades em outras capitais da América do Sul e, assim, chegou a Santiago há mais de 10 anos.

É a principal referência do Chile em cozinha peruana, que ganha espaço cada vez maior no país. Muito procurado por quem busca onde comer em Santiago, mas deseja conhecer saberes internacionais. Os preços são bem salgados em comparação com outros restaurantes badalados – o que é compreensível, por se tratar de um local tão renomado – mas os pratos com pegada fusion valem a pena. O Menu Degustação, oferecido logo de cara, tem delícias como o Risoto com Salmão. Vale conferir também a Lagosta à Manteiga com estragão e molho de crustáceos ou a coxa de cordeiro em seu próprio molho com especiarias. As reservas podem ser feitas por telefone ou pela internet.

Endereço: Calle Antonio Bellet 201, Providencia – Santiago, Chile
Telefone: +(56 2) 650-9125
Horários de funcionamento: De segunda à sexta das 13hs às 15hs e segunda a sábado das 20hs à meia-noite

-Restaurant 99*

onde comer em santiago

O clima despojado é um dos atrativos do restaurante 99 – Foto: Divulgação

Este é um bom lugar onde comer em Santiago para quem está à procura de um restaurante sofisticado, mas não quer ir a um local que seus pais ou avós frequentariam. O 99 tem uma pegada hipster no ambiente e também na sua filosofia gastronômica, a cargo dos jovens Gustavo Sáez y Kurt Schmidt. Vale conferir um dos menus degustação, em três, seis e nove tempos, cabendo uma devida harmonização com vinhos orgânicos. Entre os pratos mais elogiados estão o polvo grelhado e a pantruca, um tipo de bolinho de farinha com coelho. As reservas podem ser feitas por telefone, site ou por e-mail (reservas@99restaurante.com).

Endereço: Andrés de Fuenzalida 99 Providencia
Telefone: +(56 2) 2335-3327
Horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 13hs às 15 hs e das 19h30 às 21h00

Para Beber, bares descolados e com comidas boas

-Liguria de Lastarria

Liguria

Três andares de bebidas esperam o visitante no Liguria – Foto: Divulgação

O Liguria é uma rede com quatro bares espalhados por Santiago. E para quem deseja curtir o belo bairro de Lastarria, a unidade local é uma excelente opção. O Sanduíche de Bife de Lomo é um dos mais procurados. Opções como o de berinjela assada, queijo de cabra, azeitonas e rúcula chamam a atenção de quem busca dar um tempo na carne. Em dias frios dá para aproveitar a sopa do dia, com diversos acompanhamentos. A carta de vinhos, especialmente as de uvas de cepa chilena, é bem ampla, assim como as opções de piscos. As reservas são feitas apenas pelo site com ao menos 24 horas de antecedência.

Endereço: Merced 298, Lastarría
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12hs às 01h
Telefone: +56 2 3263 4340

-Polvo – Bar de Vinos

Polvo Bar de Vinos

Além dos vinhos, os drinks também recebem muitos elogios – Foto: Divulgação

O nome já deixa claro qual a proposta do local. Trata-se de um Wine Bar de primeira, com uma variedade de rótulos para ninguém botar defeito. O Polvo também oferece um cardápio excelente para o almoço e jantar, com todos os pratos devidamente escolhidos para harmonizar com os rótulos da casa. Você pode optar nas entradas por Ostras Frescas com choritos em conserva e sopa de alho, Mariscos ou Queijo de cabra fundido com beterraba ao forno e caramelizado. Nos pratos principais, Corvina Assada com salsa e toucinho está entre as opções. As reservas são feitas pelo site.

Endereço: Constitución 187, Bellavista
Telefone: +(56 9) 8440-2462
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, de 12h30 às 16hs e das 19hs às 23h30. Domingo das 13hs às 17hs.

-Bocanáriz*

Bocanáriz

Os vinhos locais são destaque no meu neste Wine Bar – Foto: Bocanáriz/Divulgação

Outro Wine Bar de responsa em Santiago, em que os pratos são pensados para “acompanhar” o vinho, e não o contrário. Todo o menu foi criado com o fim de realçar as qualidades dos rótulos à disposição. São ao todo 40 pratos, incluindo entradas, pratos principais e sobremesas. A carta de vinhos tem sido citada anualmente pela revista Wine Spectator como uma das melhores do mundo. O Bocanáriz oferece ainda oficinas de degustação e harmonização em espanhol, inglês e português. É um dos melhores lugares onde comer em Santiago, sem perder a chance de beber muito bem. As reservas para o local são feitas pela internet:

Endereço: José Victorino Lastarria 276, Lastarria
Telefone: +(56 2) 2638-9893
Horários de funcionamento: Segunda a quarta-feira, das 12h30 à meia-noite. Quinta-feira a sábado, das 12h30 às 00h30. Domingos das 19hs às 23hs

-Chipe Libre

Chipe Libre

Aqui nesta república, o pisco é o ditador vitalício – Foto: Chipe Libre/Divulgação

Afinal de contas, qual o verdadeiro berço do Pisco: Chile ou Peru? Para resolver de uma vez por todas essa questão (ou não), em 2014 foi criado este bar, que une o nome dos dois países e se assume como um país soberano, a tal “República Independente do Pisco”. Este é o conceito do local, que assume ares de nação, com bandeira e tudo. Para acompanhar a bebida, o Ceviche é o prato de maior destaque neste gastrobar, mas também são digno de nota o delicioso Lomo Saltado, acompanhado de arroz e fritas ou os tiraditos de pesca. As reservas podem ser feitas online pelo Facebook.

Endereço: José Victorino Lastarria 282, Santiago
Telefone: +(56 9) 6797-3379
Horário de Funcionamento: Segunda a quarta-feira, das 12h30 às 00h30. Quinta-feira a sábado, das 12h30 às 01h00

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.