Onde ficar em Recife: Boa viagem, Centro, Zona Norte ou Olinda?
Atualizado em:
Está com viagem marcada para a capital de pernambuco e ainda não sabe em qual região se hospedar? Não se preocupe! A cidade oferece diferentes opções para diversos bolsos e programações. Elencamos algumas das melhores opções de onde ficar em Recife, com indicações de hotéis, neste texto.
A primeira coisa que você precisa saber é que Recife é uma cidade grande que tem pontos turísticos diferentes em locais que nem sempre estão perto um do outro. Assim como outras grandes capitais, ela também sofre com trânsito intenso e um transporte público complicado, que muitas vezes exige baldeações.
Enquanto algumas áreas são ideais para quem quer curtir a folia do Carnaval, outras são o ponto de partida perfeito para você ficar a menos de uma hora de uma praia paradisíaca ou para ir andando até um prédio histórico. Todo bairro tem seus prós e contras. Aqui, listamos alguns deles para que você possa tomar a melhor decisão de acordo com as suas prioridades para a viagem.
Leia também: O que fazer em Recife: 10 dicas de passeios
Onde ficar em Recife – Boa Viagem
Boa Viagem é, possivelmente, o local com mais opções de hospedagem de todo o Recife. Localizada na zona sul da capital, a principal praia da cidade vai ter um hotel, pousada ou hostel que atenda às suas necessidades de alojamento, o que é um ótimo ponto positivo.
Outra parte boa de ficar na área é ter acesso rápido à praia. Ela pode não ser a melhor praia do mundo, já que tem o banho de mar desaconselhado por risco de tubarões, mas tem uma boa faixa de areia e muitas, muitas opções de comidas e drinks. Em alguns pontos de Boa Viagem há quadras de beach tennis e o calçadão é maravilhoso para quem gosta de se exercitar mesmo estando em viagem.
Por ser uma área turística e um bairro de classe alta, Boa Viagem conta com uma ótima estrutura. Não vai faltar opções boas de restaurantes, shoppings e mercados para te atender em caso de necessidade.
Se você estiver pensando em fazer turismo pelas praias mais famosas de Pernambuco, este também é um bom lugar onde ficar no Recife. O bairro de Boa Viagem está na “saída” da cidade. Partindo do extremo-sul de Boa Viagem é possível chegar a Porto de Galinhas de carro em menos de uma hora. Alguns quilômetros depois você também pode chegar a outras praias paradisíacas, como a dos Carneiros.
O bairro também fica pertinho do aeroporto. Se você está de carro, leva cerca de 10 minutos para chegar até lá. Caso opte por transporte público, terá mais de quatro opções de ônibus passando pela avenida principal do bairro.
Caso esteja apenas de passagem pela cidade, você pode chegar rápido ao hotel e ainda conseguir pelo menos ver um pouquinho de Recife. Quem tem voos saindo muito cedo ou chegando muito tarde, também pode optar por aquela região.
O maior contra para quem escolhe Boa Viagem como lugar onde se hospedar em Recife é o trânsito. Como toda cidade grande no Brasil, o trânsito na capital pernambucana é intenso, e o viajante pode se deparar com ele quando estiver indo para o centro, especialmente nos horários de pico.
Um problema que o viajante que se hospeda em Boa Viagem pode enfrentar são os preços. Em Boa Viagem há hotéis luxuosos e uma maior concentração de turistas, o que costuma tornar a região mais cara para serviços mais simples. Ainda assim, se você “procurar com jeitinho”, é possível encontrar algumas opções acessíveis para hospedagem e alimentação.
Outra desvantagem da região é a distância para outros lugares badalados do Recife e Grande Recife. Em Boa Viagem, você vai estar longe de Olinda e da Zona Norte, que são locais com boas opções de vida noturna, com restaurantes charmosos e alguns bons pontos turísticos. O transporte público para essas duas áreas é deficitário, o que pode tornar a viagem um pouco mais cara (caso você opte por carros de aplicativo e táxis) ou estressante (caso decida esperar horas por um ônibus ou precise fazer baldeações para chegar ao seu destino final).
Veja opções de hotéis e apartamentos para se hospedar em Boa Viagem
Centro
No Centro do Recife você estará mais perto da maioria das atrações turísticas da capital. As regiões do Recife Antigo e da Boa Vista abrigam o Marco Zero, o Cinema São Luís, o ponto de saída dos catamarãs turísticos que circulam pela capital e alguns dos principais museus. Se estiver hospedado no centro, você vai se locomover com facilidade até esses locais, provavelmente sem a necessidade de transporte público ou táxi para a maioria das atrações.
A região também é mais próxima de Olinda, cidade histórica vizinha à capital. De alguns lugares do Recife Antigo, inclusive, você consegue avistar o lindíssimo Centro Histórico de Olinda. Por também ser uma região turística, na área central do Recife há uma boa variedade de opções de hotéis e hostels, geralmente mais em conta do que na zona sul, o que torna a região mais “popular” entre jovens turistas estrangeiros que estão mochilando pelo Brasil.
Hospedado no Centro você também consegue visitar o Mercado da Boa Vista (ótimo lugar para comer e beber bem com preço honesto); o Mercado de São José (bom para comprar lembrancinhas); almoçar no Pátio de São Pedro (chegue cedo, ou precisará ficar na fila por uma mesa) e conhecer um pouco do caos que é o comércio do centro da cidade em um dia de semana. Ah, se estiver no Recife durante o Carnaval você vai poder conhecer uma das maiores estrelas da festa: o Galo da Madrugada.
Mas também é preciso ter cuidado. Como quase todo centro de cidade brasileira, a área central do Recife não é referência em segurança. Sair à noite nas áreas turísticas pode exigir uns cuidados a mais, exceto no Carnaval, quando o policiamento é reforçado na região do Recife Antigo. Fora das áreas turísticas, principalmente em fins de semana, é desaconselhado andar pelas ruas. Prefira um táxi ou uber para se locomover caso decida se hospedar por aqui.
Outro contra da região central é a pouca variedade de mercados e padarias para quem quer economizar em algumas refeições. Não há supermercados nas regiões do Recife Antigo e da Boa Vista e as opções de mercados menores são poucas.
Veja mais opções de hospedagem em Recife
Zona Norte
A Zona Norte do Recife é, possivelmente, a região mais charmosa da capital. Ela tem barzinhos, restaurantes, docerias e praças lindas, com boa comida e música. Ela também fica longe das opções mais turísticas de onde ficar em Recife, o que vai te fornecer uma melhor visão “local” da cidade.
Estando nesta região você pode optar por alguns passeios fora do óbvio, o que pode ser bem divertido. É possível visitar o Jardim do Baobá, o Parque da Jaqueira, o Museu do Homem do Nordeste e o Museu do Estado de Pernambuco, os dois últimos em casarões preservados em meio às grandes construções da região. Se estiver visitando no período junino, você precisa conhecer o Sítio da Trindade, que tem programação especial nesta época, com as melhores festas e shows da capital, além de um concurso de quadrilhas juninas que junta times de todo o estado (às vezes, dos estados vizinhos).
As ruas estreitas da zona norte do Recife deixam o trânsito na região caótico. Este é um dos pontos negativos de ficar hospedado na região. Além disso, a zona norte é bem afastada da praia e do aeroporto. Se você planeja ir para algum destino turístico do litoral sul ou precisar pegar um voo, vai precisar se antecipar bastante para não atrasar.
Caso queira ir para a zona sul de transporte público, você vai precisar pegar mais de um ônibus, o que pode ser confuso e trabalhoso.
Leia também: Onde comer em Recife: os bares e restaurantes mais legais
Olinda
Se você vai curtir o Carnaval, a cidade de Olinda, vizinha à capital, é o melhor lugar onde ficar em Recife. Estando hospedado no centro da folia você economiza bastante tempo e dinheiro no transporte, já que o congestionamento é intenso na entrada da cidade nos dias de festa. Ficar hospedado em Olinda também é uma boa opção para descansar, comer ou usar o banheiro nos intervalos da folia.
O Centro Histórico da capital é o que tem mais opções de hospedagem, mas, no período de Carnaval, elas ficam com vagas esgotadas rapidamente, então é necessário planejar com antecedência. Veja tudo o que você precisa ver sobre o Carnaval de Olinda aqui.
É bom ressaltar que Olinda respira Carnaval e é cheia de foliões em todas as horas do dia durante os festejos. Logo, se você não gosta de todo o furdunço, deve ficar na capital e optar por se locomover para a cidade somente para o momento da diversão.
Se você vai viajar em outro período do ano, a hospedagem na cidade ainda tem bons atrativos, como a vida noturna animada, as paisagens incríveis, a história e as prévias carnavalescas, que acontecem nos fins de semana de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Você pode pernoitar por um ou dois dias na cidade, mas, ficar mais tempo do que isso, pode limitar um pouco a sua viagem, caso queira conhecer outras áreas do Recife.
Escolha onde se hospedar em Olinda e compare diferentes pousadas e hotéis
As melhores hospedagens para todos os bolsos
Agora que você já sabe como funcionam as melhores áreas para hospedagem no Recife, te ajudamos com algumas opções de hospedagens para os mais diferentes gostos e bolsos.
Em Boa Viagem
$$ – Ibis Recife Boa Viagem – Este hotel fica no finzinho da praia de Boa Viagem, mais perto da região central, o que pode ser uma boa opção para quem ainda não escolheu onde ficar em Recife e quer viver um pouco dos “dois mundos” do turismo local.
$$$ – Hotel Atlante Plaza – Luxuoso, com piscinas maravilhosas e um café da manhã sem igual, este hotel fica na frente do mar, em uma das áreas mais nobres de Boa Viagem. Além de um restaurante, bar e academia, este hotel tem um charme especial: o elevador panorâmico que te deixa ver toda a praia enquanto sobe para o seu quarto.
$$$ – Mar Hotel Conventions – Outra opção cara, mas muito confortável em Boa Viagem é o Mar Hotel. Localizado a duas quadras da praia, ele também tem restaurante, bar, piscina e academia.
No Centro
$ Mangue Oranje Hostel – Este hostel fica localizado em um dos melhores pontos do Recife Antigo: a Rua da Moeda. Se você gosta de agitação e música nos fins de semana, este é o lugar ideal para a sua estadia. Se estiver indo ao Recife no Carnaval, também vai poder aproveitar ficando pertinho da folia da capital pernambucana.
$ Hostel Zili – Este hostel fica perto de uma movimentada avenida de ônibus do Centro do Recife, o que deve facilitar sua locomoção na região. Além de ficar pertinho de museus e do Recife Antigo, você vai estar perto de um parque e de pontos de aluguel de bicicleta, o que pode facilitar a sua locomoção na cidade.
$$$ – Novo Hotel Recife Marina – Uma construção “inclinada” na frente do Rio Capibaribe, o Novo Hotel Recife Marina é uma opção de hospedagem de luxo no centro do Recife. Ela foi inaugurada em 2024 e fica no coração da cidade.
Na Zona Norte
$ – Pousada Cecosne – Uma hospedagem simples no bairro das Graças, a pousada Cecosne fica em um ponto de “divisão” entre a zona norte e zona oeste da cidade, tornando a locomoção do hóspede mais prática para alguns pontos turísticos da capital.
$$$ – Villa Park Hotel Recife – Localizado entre o centro e a zona norte do Recife, o Villa Park Hotel é ideal para quem quer estar perto de Olinda e do Centro, sem se afastar da tranquilidade da zona norte da cidade. Além de piscina, ele oferece academia e bar.
Em Olinda
$ – Pousada do Convento – Com quartos individuais e coletivos, a Pousada Convento da Conceição também fica no Centro Histórico de Olinda e é uma boa opção para quem quer eocnomizar. Ela tem café da manhã e a hospedagem simples é compensada pela localização, em um dos pontos mais altos de Olinda, pertinho de pontos turisticos e da Casa dos Bonecos Gigantes.
$$ – Pousada do Amparo – Parte do Roteiros de Charme, a Pousada do Amparo fica em bairro de mesmo nome, também no Centro Histórico de Olinda. Ela é cercada por museus e restaurantes e também permite que você conheça pontos turísticos da cidade a pé, subindo e descendo as ladeiras que cortam Olinda.
$$$ – Pousada dos Quatro Cantos – Um sonho de hospedagem para quem está no belo Centro Histórico de Olinda, a Pousada dos Quatro Cantos fica em um ponto movimentado antes, durante e depois do Carnaval. Perto de uma encruzilhada movimentada de bares, restaurantes e pontos turísticos, ela tem piscina ao ar livre, terraço e uma linda área de café da manhã, que não deixa você esquecer que está em uma das cidades mais lindas do Brasil.
Com essas dicas, ficou mais fácil escolher onde ficar em Recife? Conta para a gente!
E se quiser uma consultoria personalizada para a sua viagem, entre em contato com a nossa agência de viagens!
deborah2018lima
Muito útil seu site, parabéns.