O que fazer em São Paulo: 10 passeios imperdíveis


Atualizado em:


A gente sempre fala por aqui que São Paulo tem um montão de coisas para fazer. E a gente fala porque é verdade. Selecionar as dez mais importantes é uma tarefa árdua, mas resolvemos nos dedicar a ela para ajudar você a entender de uma vez por todas o que fazer em São Paulo e aproveitar as melhores experiências e os passeios imperdíveis que essa cidade tem a oferecer, mesmo que o tempo por aqui seja curto.

Antes de começar, é bom destacar que os passeios por São Paulo elencados aqui não estão organizados por nenhum tipo de ordem de valor e nós recomendamos muitíssimo que você tente ir em todos.

Então vamos ao que interessa:

Veja também: Roteiro em São Paulo para 3 a 5 dias de viagem

Avenida Paulista aberta

Aos domingos a Avenida Paulista fica aberta para pedestres – Imagem: Wikimedia Commons

1 – Passear na Paulista Aberta

Aos domingos, a Avenida Paulista, a mais famosa de São Paulo, fica fechada para os carros e aberta para ser aproveitada como um grande parque. Em um passeio por lá você encontra de tudo: pessoas andando de bicicleta, patins ou skate, gente fazendo piquenique, artistas de rua se apresentando, milhares de artesãos vendendo coisas… enfim! É uma experiência completa e imperdível!

2 – Ver uma exposição no Masp

Masp é primeira parada no roteiro de São Paulo

O Masp é o principal cartão-postal da cidade – Imagem: Wikimedia Commons

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) é o museu mais importante da cidade. Quando estiver em São Paulo, não deixe de apreciar a sua arquitetura impressionante, obra da arquiteta Lina Bo Bardi. Por fora, o destaque fica com o vão livre e as colunas vermelhas. Por dentro, preste atenção na forma como os quadros são expostos, em suportes transparentes que levam para o interior a mesma sensação de amplitude do vão externo.

Além do acervo incrível com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, o Masp frequentemente tem exposições temporárias super interessantes (confira no site do museu)! Então quando estiver na cidade, não deixe de dar uma passada lá para ver o que está rolando. Lembre-se: às terças a entrada é gratuita.

Esta excursão passa por alguns pontos turísticos de São Paulo, incluindo o Masp.

3 – Aproveitar o Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é a famosa “praia de paulistano”. Lá, você pode não ter onde se banhar, mas as opções de coisas pra fazer são quase infinitas. Para quem curte atividade física, o Ibirapuera é ideal para uma corrida ou passeio de bike. Por lá também sempre rolam aulas gratuitas de yoga ou alguma outra atividade física, por exemplo.

Além dos atrativos de um parque comum, dentro do Ibirapuera há ainda vários museus, além de um auditório onde acontecem shows e peças de teatro. Definitivamente um ponto importantíssimo entre os passeios imperdíveis, mas minha dica é evitar ir aos domingos, quando o parque fica suuuuper lotado.

Veja aqui os tours da GetYourGuide disponíveis em São Paulo

4 – Ver São Paulo do alto

Vista de São Paulo do alto

Imagem de Pexels por Pixabay

São Paulo é sim uma selva de pedra, mas confie em mim, vê-la de cima pode ser muito legal. Os lugares mais comuns para isso são o Farol Santander ou o Edifício Martinelli, que ficam bem pertinho um do outro, no centro da cidade. Ainda no centro, o Sampa Sky, que fica no Edifício Mirante do Vale, é a novidade mais recente e moderna em termos de vista paulistana. Demos outras opções para ver São Paulo do alto aqui.

Esta excursão a pé pelo centro de São Paulo inclui passagem pelos dois edifícios, além de outros pontos importantes da cidade.

5 – Comer sanduíche de mortadela no Mercadão

Se você perguntar para um paulistano se ele já foi no Mercadão as chances da resposta ser negativa são altas. Isso porque esse é considerado um passeio “muito turistão”. Eu não cresci em São Paulo e quando vinha para cá como turista o Mercadão era uma das coisas que eu mais gostava. Depois de morar na cidade por sete anos, porém, continuo adorando e acho que esse não poderia faltar entre os passeios imperdíveis.

Os pontos altos do Mercado Municipal são as frutas exóticas e, claro, o famosíssimo sanduíche de mortadela. Fique atento para não cair no golpe da fruta e prepare o bolso, porque o sanduíche realmente é caro. Ainda assim, acho uma experiência única e gosto muito do sandubão nada modesto!

6 – Almoçar ou jantar na Liberdade

Combinado japonês no Sushi Lika.

O bairro da Liberdade é o mais próximo de um Chinatown que temos por aqui. Passear por essa região onde pulsam diversas culturas orientais é uma ótima pedida, mas melhor ainda é comer por ali. Seja no almoço ou jantar, confira nossas dicas de onde comer na Liberdade para aproveitar o melhor da gastronomia do bairro.

Compre aqui um tour gastronômico a pé pela Liberdade

7 – Curtir a noite na Rua Augusta

A Rua Augusta fez sua fama pela vida noturna e é por isso que ela é conhecida até hoje. O tipo de noite mudou bastante ao longo dos anos e atualmente há opções para todos os gostos. Há diversos tipos de baladas (ou festas, boates, nights etc.), bares de drinks, bares para tomar uma cerveja barata e uma infinidade de restaurantes. Escolha seu estilo e dê uma passada por lá.

8 – Ver uma exposição na Pinacoteca

Como o Masp, a Pinacoteca é outra parada imperdível em termos de arte. Se você tiver tempo para ir a dois museus em São Paulo, esses dois devem ser a sua escolha.

Assim como o representante da Paulista, a Pinacoteca tem uma arquitetura absolutamente incrível (e que rende fotos lindíssimas). Lá também há exposições permanentes e temporárias que costumam ter uma ótima curadoria.

Atualmente, a instituição Pinacoteca de São Paulo está dividida em três partes. A Pina Luz é o prédio original, maior e onde costumam estar as principais exposições. Ali pertinho dele estão os outros dois edifícios: Pina Estação e Pina Contemporânea. Confira a programação de todos eles no site.

9 – Tirar fotos no Beco do Batman

O que fazer em São Paulo? Ir ao Beco do Batman, na foto, uma ruela com dois muros,um em cada lado. Toda a extensão do muro está pintada com grafites e jovens caminham pelo pavimento de pedra.

Aos finais de semana o Beco do Batman costuma ficar lotado – Imagem: Wikimedia Commons

Este é outro passeio considerado turistão, mas que achamos que mesmo assim merece estar na lista de passeios imperdíveis. O Beco do Batman é um cantinho na Vila Madalena onde todas as paredes são grafitadas. Os grafites mudam de tempos em tempos, então o passeio sempre é uma novidade e uma oportunidade para fotos.

Além da arte nas paredes, aos finais de semana a região fica super animada, com música, pessoas vendendo artesanato e até mesmo barraquinhas de drinks no meio da rua. Vai lá conferir!

Se for no sábado, combine com a feira da Benedito Calixto, em Pinheiros, e tenha um dia completo aproveitando o melhor dos passeios de rua na Zona Oeste.

10 – Ver um filme, teatro ou musical

Uma das maiores vantagens das grandes cidades é a cena cultural riquíssima. São Paulo transpira cultura de todos os tipos, então quando estiver na cidade, tente tirar uma noite para assistir a uma peça de teatro, um musical, um show, um espetáculo de dança ou até mesmo um filme. Garantimos que há opções para todos os bolsos.

Para filmes que você talvez não consiga assistir na sua cidade, a dica é conferir as programações do Cine Sala, Reserva Cultural, Belas Artes, Cine Sesc, Cinusp, Cineclube Cortina e mais. Se sua praia é teatro, que tal conhecer o incrível Teatro Oficina? Assistir um concerto na Sala São Paulo, uma peça no Teatro Municipal ou uma apresentação da São Paulo Cia de Dança são outras ótimas pedidas culturais na capital paulista!

Veja também: Onde ficar em São Paulo: dicas dos melhores bairros e hotéis para cada bolso


Tem alguma outra dica de o que fazer em São Paulo, ou de algum lugar imperdível que não colocamos na lista? Conta pra gente!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *