Para onde viajar em março? Aproveitando o pós-alta temporada


Atualizado em:


Muitas vezes temos vontade de conhecer tantos lugares que na hora de realmente planejar a viagem precisamos de alguma ajudinha para decidir o destino. Uma boa forma de tomar a decisão é decidindo com a sua empresa e com seus parceiros de viagem em qual mês vocês vão tirar as férias e, depois disso, nos perguntando “para onde viajar em março?”, por exemplo.

Para onde viajar em março

Março é o mês ideal para quem ainda quer aproveitar o verão do hemisfério sul ou o inverno da metade norte do planeta, mas busca preços mais convidativos e atrações mais vazias. Lembre-se, porém, que não existe milagre. Alguns destinos são sempre caros e preços extremamente baixos podem indicar que existe alguma cilada aí – condições climáticas desfavoráveis como chuvas intensas, por exemplo.

Neste texto damos sequência à nossa série com dicas de para onde viajar mês a mês. Como sempre, separamos uma seleção de dicas e lugares em cada canto do mundo perfeitos para serem aproveitados neste mês.

Para onde viajar em março no Brasil:

Para onde ir em março: Florianópolis
Não é mesmo mágica essa ilha? – Foto: Wikimedia Commons

Florianópolis

Floripa é um sonho! Mais de 100 praias paradisíacas, vida noturna agitada e estrutura de hospedagem e restaurantes típicos de grandes cidades. No entanto, quem já tentou se aventurar pela capital catarinense em alguma época “errada” pode guardar um trauma que paisagem nenhuma tira.

Um dos grandes vilões dos turistas em Florianópolis é o trânsito. A ilha em formato comprido tem todos os aspectos perfeitos para a formação de um grande engarrafamento. No inverno, quando a cidade está vazia, o frio afasta qualquer um das lindas praias e a visita não pode ser aproveitada ao máximo.

Tendo isso em mente, março é a melhor época para conhecer Floripa. Nesse mês o tempo ainda está quente e chove pouco, mas as praias já não estão abarrotadas como no alto verão. Com menos turistas também são menores as chances de você ficar preso no trânsito.

Veja também: Para onde viajar em fevereiro

Na América:

Mendoza

Quem não tem muitos dias mas queria fazer uma viagem internacional, a dica para março é Mendoza, o paraíso argentino dos apaixonados por vinhos. A pequena cidade gira em torno das vinícolas e a vindima dos hermanos dura um pouco mais do que a nossa, que acontece principalmente em fevereiro.
Março é o mês da colheita das uvas tintas em Mendoza. Época ideal para quem quer aproveitar o melhor da cidade. Mas fique atento! No primeiro final de semana de março a festa da vindima, um evento folclórico superlota a cidade – ou aproveite para se planejar para conhecer essa tradição.

Santiago

Vinícola Concha Y Toro
As videiras se espraiam pelo vale da Concha y Toro

Outra boa ideia para quem busca um destino internacional, mas tem pouco tempo ou pouca grana é Santiago. Março é o mês perfeito para conhecer a capital chilena ainda com ares de verão, mas com temperaturas um pouco mais amenas e ruas mais vazias – de alguns anos para cá, Santiago tornou-se um destino procuradíssimo principalmente por brasileiros. Em Santiago também é possível apreciar um pouco a cultura do vinho e até aproveitar a vindima em vinícolas como Concha y Toro, por exemplo.

Além de diversos atrativos, a cidade ainda fica pertinho de dois outros destinos chilenos super interessantes: Viña del Mar e Valparaíso. Aproveitando os preços mais baixos de março, você pode dar uma esticada na estadia para conhecer também as cidades litorâneas e por os pés no Oceano Pacífico (mergulhar é uma tarefa mais difícil, já que as águas são geladíssimas).

Quem tem mais tempo pode inclusive emendar o Chile e Mendoza em uma mesma viagem, já que os dois destinos ficam próximos.

Na Europa:

Março é um mês seco na Islândia, ideal para ver a Aurora Boreal – Foto:Wikimedia Commons

Islândia

Diferente dos destinos anteriores, quem vai para a Islândia geralmente está em busca do frio. As temperaturas no país europeu, no entanto, ficam abaixo de zero com facilidade no alto inverno. Indo em março você ainda vai aproveitar o frio, mas tem mais chances de garantir temperaturas positivas.

Outra grande vantagem de visitar a Islândia em março é a aurora boreal, um de seus maiores atrativos. É possível ver o fenômeno entre setembro e abril, mas lembre-se de que ele depende muito do tempo e fevereiro e março são meses mais secos.

A escolha por março então volta ao fator frio. Com sorte, você conseguirá ver a aurora casualmente enquanto estiver andando na cidade, mas o mais provável é que para ver a aurora com intensidade você precise se afastar dos centros urbanos mais iluminados, o que também significa ir para lugares onde faz mais frio. E não custa lembrar, em março a temperatura média é mais elevada.

Para onde viajar em março na Ásia:

Maldivas

O sonho da maior parte dos casais é passar a lua de mel nas Maldivas, destino mega procurado nos últimos anos. Para aproveitar melhor aqueles maravilhosos bangalôs é preciso fugir das famosas monções e as chuvas que elas trazem. Os meses mais secos vão de novembro a abril, mas, claro, você não é a única pessoa a saber disso e, portanto, os preços nesse período também são mais elevados.

Março é uma boa tentativa de combinar tempo ideal com preços um pouco mais convidativos e, principalmente menos pessoas. Nessa época o sol ainda brilha forte por até 8 horas por dia, mas também já é um pouco mais distante da disputadíssima temporada de natal.

Jordânia

Lugares mais bonitos do mundo
A esplendorosa cidade de Petra, na Jordânia – Imagem de Heidelbergerin por Pixabay

Para quem procura viagens com mais história, a Jordânia é um lugar imperdível. Se deslocar até lá só para ver Petra já vale a pena, mas a Jordânia tem ainda outras atrações imperdíveis como a capital Aman, o Mar Vermelho e o Mar Morto.

Em qualquer viagem ao Oriente Médio é preciso levar em consideração que o clima da região é majoritariamente árido, o que significa que no verão o calor é insuportável, com temperaturas chegando a 50 graus.

Como nos outros destinos mostrados aqui, também na Jordânia março é um mês atrativo unindo os quesitos clima e preço. Nessa época voos costumam ser mais baratos, atrações mais vazias e no fim do “inverno” as temperaturas ainda são amenas, ainda que não seja frio. Fique tranquila, seus mergulhos nos mares da Jordânia estarão garantidos!

Veja também: Para onde viajar em janeiro

Na Oceania:

Sul da Austrália

Para aproveitar tudo que a Austrália tem a oferecer é preciso tempo. Se você é uma dessas pessoas que sonha em conhecer cada cantinho do país dos cangurus, mas não pretende se mudar para lá, nossa sugestão é que você divida a viagem em duas partes e vá em dois períodos diferentes.

A bela cidade de Melbourne (foto: calicultural.com.br)

Março é o mês ideal para conhecer a costa sul do país. É lá onde estão as praias e os destinos mais tradicionalmente procurados, como Sydney e Melbourne. Como o Brasil, a Austrália tem um clima bem quente na maior parte do ano, mas entre o fim do verão e o começo do outono é possível aproveitar bem as praias sem passar mal de calor. Essa também é uma época que chove pouco nessa região.

Mais uma vez, uma grande vantagem de conhecer esses destinos nesse mês é o fato de ter menos turistas. As praias australianas são muito procuradas e fervem de gente de todos os lugares do mundo nos meses de janeiro e fevereiro. Em março, já há um pouco mais de tranquilidade.

Em uma viagem com muitos dias, é possível conhecer, além de Melbourne e Sydney, as praias da região de Brisbane e Gold Coast, que são boas opções o ano todo.


O que achou nas nossas opções de para onde viajar em março? Contra pra gente nos comentários qual viagem você já fez e foi certeira nessa época do ano!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *