Pontos turísticos da Alemanha: 18 atrações imperdíveis
Atualizado em:
Esqueça a imagem de país insosso e de povo frio pintado por alguns. A Alemanha é um grande país, belo e cheio de atrações. Os pontos turísticos da Alemanha são para todos os tipos de viajantes, desde os aventureiros até os casais apaixonados, passando pelos baladeiros e farristas de plantão. A capital Berlim, assim como outras grandes cidades alemãs, é vibrante e está inundada em cultura e muita história.
Em qualquer canto do país você encontrará belas paisagens, edifícios históricos impressionantes e instalações culturais para ninguém botar defeito. Aqui listamos algumas das principais atrações do país para te dar um gostinho do que se encontra por lá. Trouxemos tanto aqueles passeios obrigatórios quanto outros menos famosos, mas igualmente interessantes. Vem com a gente!
Pontos turísticos da Alemanha em Berlim (e arredores)
Portão de Brandenburgo
Essa é, possivelmente, a atração mais icônica do país. O Portão de Brandemburgo é um antigo acesso ao centro de Berlim. Construído em estilo neoclássico, está localizado na Pariser Platz e próximo ao Reichstag, o parlamento alemão, e ficava bem em frente ao Muro de Berlim (1961-1989), que dividia as porções Ocidental e Oriental da cidade durante a Guerra Fria.
Hoje a região foi totalmente remodelada e é um recanto que recebe turistas de todo o mundo. A beleza arquitetônica do Portão pode ser sintetizada pela incrível escultura de Irene, a deusa grega da paz, sobre uma carruagem. O portão dá acesso a uma das mais importantes vias de Berlim, a Unter den Linden, onde estão localizadas outras atrações como a Catedral da cidade e a Ilha de Museus. Ou seja, é um excelente pontapé inicial para percorrer outros grandes pontos turísticos da Alemanha.
East Side Gallery
Visitar a capital alemã e não conhecer nada que remeta ao famoso Muro de Berlim é como visitar o Rio e não ver o Cristo. Conciliar o passeio histórico com um programa cultural, então, é um prato cheio. É o que oferece o East Side Gallery, que nada mais é do que um trecho do famigerado muro que foi poupado da demolição e que serve de tela para artistas dos mais variados estilos e matizes. Ao todo, são 1.316 metros de arte ao ar livre, dispostos na porção oriental (o antigo lado comunista) e abrigando mais de 105 pinturas. A East Side Gallery está entre a rua Mühlenstraße e o rio Spree e é tida como a mais longeva galeria de arte a céu aberto do mundo.
Alexanderplatz
A praça Alexandre, em uma tradução simples, é um dos órgãos vitais de Berlim e passagem obrigatória para o visitante. Em primeiro lugar porque é um importante hub do transporte público local, em segundo lugar porque abriga uma das atrações imperdíveis da cidade: a imponente torre de TV.
Construída nos anos 1960 pelo governo da então Alemanha Oriental, tinha 365 metros e é a maior do país, podendo ser vista de toda Berlim. Possui um mirante, a 204 metros, e também um restaurante giratório, localizado na grande esfera. A Alexanderplatz também tem outras atrações, como o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra o horário de várias cidades pelo mundo, e a Fonte da Amizade Internacional.
Museu DDR
A crescente curiosidade em conhecer o estilo de vida na antiga Alemanha Oriental fez com que fosse inaugurado em 2006 o DDR Museum, bem próximo à Catedral de Berlim. Ali são expostos produtos que faziam parte do cotidiano na porção comunista e que hoje não existem mais, como utensílios domésticos, móveis e outros itens. O destaque é o Trabant, simpático veículo fabricado pelos comunistas e que se tornou um símbolo não-oficial do país.
Memorial do Holocausto
A Alemanha é referência quando se trata de memória e reconhecimento da própria história. Por lá, há diversos pontos turísticos relacionados à Segunda Guerra Mundial com uma visão muito verdadeira sobre o horror do holocausto e respeito às vítimas do nazismo. O principal destaque é para o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, ou Memorial do Holocausto, em Berlim, que é composto por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas que homenageiam as seis milhões de pessoas que foram mortas pelo nazismo. Além da relevância histórica, o memorial localizado na Erbertstrasse, pertinho do Portão de Brandemburgo, é um obra arquitetônica muito impressionante.
Palácio Sanssouci
Este era o antigo palácio de Verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia e é sempre evocado como uma versão alemã de Versalhes. Localizado em Postdam, a cerca de 40 km de Berlim, foi construído no século 18 e possui piso único. As semelhanças com o imponente palacete francês estão mais no exuberante jardim, do qual se tem uma visão panorâmica.
Campo de Concentração de Sachasenhausen
Outro ponto turístico muito procurado – mas que deve ser evitado pelas pessoas mais sensíveis – é o Campo de Concentração de Sachsenhausen. Lá foram aprisionadas mais de 200 mil pessoas, sendo que 50 mil perderam a vida, entre julho de 1936 a abril 1945, quando o local foi desmantelado pelo Exército Vermelho. O local está aberto à visitação e entre as alas mais importantes estão o Barracão 38 e o edifício das celas, onde são informados os terríveis procedimentos utilizados pelos nazistas contra os aprisionados.
Pontos turísticos da Alemanha na Baviera
Theresienwiese
Este imponente espaço de eventos em Munique tem este nome em homenagem à consorte Teresa, noiva do príncipe Ludwig, que viria a ser o rei da Baviera. O casamento entre ambos foi uma festa tão exitosa que resolveram repetir a celebração anualmente, no que se tornou a origem da Oktoberfest, hoje a mundialmente famosa festa da cerveja. Para os amantes da bebida, o local é atração imperdível entre os meses de setembro e outubro. A região é cercada ainda por outras atrações, como a Estátua Bávara e a igreja de São Paulo.
Parque Olímpico de Munique
O Olimpiapark foi projetado como a grande atração para os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Depois dos jogos, o local, com 300 hectares de extensão, foi revertido para uso da comunidade. Os alojamentos dos atletas, por exemplo, viraram moradia. Além disso, por ali há anfiteatro, piscina pública coberta, pista de ciclismo e um aquário de peixes com espécies mediterrâneas e tropicais.
Os grandes destaques, entretanto, são a Olympiaturm, torre de televisão com 290 metros de altura cujo mirante permite uma vista privilegiada da cidade; e o Olympiastadion, que recebeu as competições olímpicas e também sediou as finais das Copas de 1974 e 2006, além da decisão da Eurocopa de 1988.
Marienplatz
Esta praça, localizada no coração de Munique, é o centro nervoso da cidade. É aqui que acontecem as mais importantes manifestações públicas, como festas, comemorações esportivas (o Bayern é o bicho-papão do futebol local e um dos gigantes europeus) e, no passado, execuções. Fundada em 1158, hoje ela abriga várias atrações, como a nova Prefeitura Municipal, construída em estilo neogótico e dotada de uma torre de 85 (é possível visitar). A antiga sede tem mais de 500 anos e também está na Marienplatz. Outra atração é a Coluna de Santa Maria (Mariensäule): erigida em 1638 para celebrar a expulsão dos invasores suecos.
Castelo Imperial
Mais uma atração localizada na Baviera é o Castelo Imperial, localizado na cidade de Nuremberg, a 450 km de Berlim. Trata-se, na verdade, de um conjunto de edifícios, encarapitados sobre um rochedo. As instalações foram construídas no século 11 e funcionou como uma das mais importantes fortalezas do Sacro Império Romano Germânico, mantendo uma impactante fusão dos estilos romano e gótico em sua arquitetura.
Zugspitze
Essa atração atende tanto aos aventureiros mais extremos quando àqueles que só querem uma bela paisagem. Zugspitze, localizado na região da Bavária, é o ponto mais alto da Alemanha, com 2.962 metros de altitude, e está localizado na fronteira com a Áustria. Em dois dias, é possível chegar ao cume da montanha, que abriga ainda áreas de acampamento pelo caminho. Para os menos versados no alpinismo, é possível chegar por meio de um funicular e, em seguida, por teleférico. A região também abriga o pequeno glaciar Schneeferner, que vem encolhendo devido às mudanças climáticas. Do alto, é possível ver não só o território austríaco, mas também parte da Suíça e da Itália.
Castelo de Neuschwanstein
Sabe o castelo da Bela Adormecida, uma das imagens mais icônicas das animações Disney? Pois bem, ele foi inspirado no incrível palácio de Neuschwanstein, construído já no século 19 na Baviera. Ele está localizado entre as cidades de Füssen e Schwangau, a cerca de duas horas de Munique, em meio a um cenário deslumbrante, que reforça ainda mais a imponência e beleza do castelo: florestas, lagos, montanhas e até mesmo uma cachoeira.
Os desenhos animados não são a única referência artística do castelo: seu nome é uma referência a um personagem da ópera Lohengrin, de Wagner. É possível visitar o interior do castelo e conhecer alas como a Sala do Trono, a capela e até mesmo o quarto do rei. No entanto, não é permitido tirar fotos do seu interior, mas acredite: é o cenário perfeito para se sentir em um conto de fadas.
Outros pontos turísticos da Alemanha
Elbphilharmonie
Uma das mais incríveis atrações de Hamburgo é a Filarmônica do Elba, uma incrível sala de concertos que tem este nome por estar estrategicamente instalada às margens do rio Elba, no distrito de HafenCity, em Hamburgo. Dona de um estilo arquitetônico arrojado, tem uma grande estrutura de vidro, que se assemelha a uma vela de navegação, dando à parte inferior o aspecto de uma gigantesca embarcação. Possui 108 metros e é o prédio mais alto desta cidade localizada a 280 km de Berlim.
Igreja de Nossa Senhora em Dresden
A cidade de Dresden está localizada a 200 km de Berlim e é mais conhecida pela fábula dos animais músicos e pela destruição sofrida por ataques aliados na Segunda Guerra Mundial. Mas a cidade também é conhecida por alguns belos pontos de visitação. Um deles é a Frauenkirche, ou Igreja de Nossa Senhora. O edifício atual é uma nova versão da construção anterior, totalmente destruída por bombardeios.
Catedral de Colônia
Com cerca de 1 milhão de habitantes, a cidade de Colônia vem sendo cada vez mais procurada por brasileiros, graças à sua atmosfera que mistura história com modernidade e uma cena cultural cada vez mais vibrante. Apesar das muitas novidades, a principal atração continua sendo a imponente e belíssima catedral, que é um dos mais famosos pontos turísticos da Alemanha.
Construída em estilo gótico, ela possui torres com mais de 157 metros de altura e é a quinta mais alta do mundo. Ganhou fama desde o século 12 por supostamente abrigar a ossada dos 3 Reis Magos. Sua posição privilegiada também a faz ser ponto de partida para outras atrações, como o museu Lindt, a 1,4 km de distância e que costuma ser o ponto de parada preferido dos fãs de chocolate.
Floresta Negra
É talvez o mais icônico cenário natural da Alemanha. Esta floresta boreal está situada sobre uma cordilheira, margeando o Vale do Reno. A região é bucólica e repleta de atrações incríveis, como lagos cristalinos (tente conhecer o maior deles, Titisee, em Baden- Württemberg) e até mesmo fontes termais, utilizadas desde o Império Romano. De quebra, a região é salpicada de bucólicas vilas e povoados com aquela típica arquitetura germânica. Vale uma bela conferida no Museu do Relógio, em Furtwangen, que se destaca pelos relógios de cuco, e a belíssima Catedral de Freiburg, construída no século 13 e que combina os estilos românico e gótico.
Römerberg (Praça central de Frankfurt)
Localizada na região central de Frankfurt, a Römerberg é uma praça que transpira história: o local foi palco de inúmeras coroações, especialmente na época do Sacro Império Romano Germânico. Também aqui aconteceu uma das primeiras manifestações de perseguição cultural da Alemanha Nazista, a grande queima de livros em 1933. Hoje, uma placa relembra esse episódio terrível. A praça Römerberg é um dos pontos mais importantes da porção histórica da cidade, com destaque para os edifícios Römer, que abrigam Prefeitura e Câmara Municipal e funcionam desde o século XV. É aqui que acontece, todos os anos, o famoso mercado de natal da cidade.
Leia também: Roteiro pela Alemanha: cidades, transporte e rota romântica
Quais outros pontos turísticos da Alemanha você considera indispensáveis? Conta pra gente nos comentários!
Deixe seu comentário