O que fazer em Cartagena: praias, atrações e mais dicas


Atualizado em:


Cartagena é uma das cidades mais encantadoras da Colômbia e com opções para agradar diferentes perfis de viajante. Entre as opções de o que fazer em Cartagena você encontra tranquilidade em praias lindas, assim como muita história e cultura no centro histórico, que preserva as ruínas do passado, por exemplo.

Para que você possa aproveitar Cartagena ao máximo, reuni aqui as minhas melhores dicas para uma viagem inesquecível. Abaixo, você encontra desde dicas práticas às melhores atrações da cidade. Confira!

Como chegar em Cartagena, na Colômbia

o que fazer em Cartagena - casas coloridas

Para chegar em Cartagena, o jeito mais prático (e rápido) é de avião, mas não há voos diretos do Brasil. Esta é a desculpa perfeita pra estender a viagem pela Colômbia e fazer ao menos um stopover em Bogotá, a capital do país. Se for realmente fazer um roteiro maior pela Colômbia, pode também ir a Cartagena saindo de Medellín. Tanto de Bogotá quanto de Medellín a viagem dura cerca de uma hora.

Uma hora também é o tempo de Cartagena até San Andrés, a ilha colombiana caribenha que é um paraíso para os amantes de um bom mar azul. Cartagena é o principal ponto de partida para San Andrés e combinar os dois destinos é sucesso.

Também é possível chegar a Cartagena de ônibus a partir de diversas rodoviárias da Colômbia, uma boa opção para os que fazem viagens mais longas e com orçamento reduzido. 

Como se locomover em Cartagena

O viajante vai se dividir especialmente entre a parte moderna e a cidade amuralhada de Cartagena. Na parte histórica, eu acho que caminhar é a opção ideal. A gente sempre comenta como andar de uma atração a outra revela cenários legais e aqui não vão faltar fotos muito legais das ruazinhas floridas e casas coloridas!

o que fazer em Cartagena - centro histórico

Durante a caminhada, é comum ver cenários como este <3

Agora para percorrer distâncias mais longas – que geralmente nem são muito longas nas zonas turísticas – Uber e táxi funcionam bem. Uber costuma ser mais barato, mas aparecem carros mais antigos e pode demorar um tico.

Se estiver com pressa, táxi pode ser mais prático, mas atenção: o próprio escritório de turismo do destino recomenda verificar e negociar os valores da corrida antecipadamente. É uma forma de evitar sustos e situações chatas na hora do pagamento.

Preciso de vacina para visitar Cartagena?

Sim. Você precisa tomar a vacina de febre amarela e viajar com o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia). A emissão do documento é gratuita e pode ser feita pelo site da Anvisa. Para mais dúvidas sobre vacinação e viagens, recomendo entrar em contato com um Centro de Apoio à Saúde do Viajante.

Melhor época para visitar Cartagena

Entre maio e novembro os dias em Cartagena costumam ser mais chuvosos e nublados. Portanto, prefira viajar entre dezembro e abril, meses mais secos e ensolarados. Ou seja, no mesmo período das férias de verão no Brasil. De qualquer forma, faz calor praticamente o ano inteiro por aqui: a temperatura oscila entre 23 e 30º C.

o que fazer em Cartagena -muralhas

As principais Praias de Cartagena 

Se você está em busca do “mar azul do Caribe” das fotos e filmes, melhor evitar as praias urbanas de Cartagena, como Castillogrande e Bocagrande. Prefira pegar um barco para curtir as praias do Parque Nacional Natural Corais do Rosário e São Bernardo e proximidades, como a movimentada praia Branca (Ilha de Barú), a Ilha Múcura, a Ilha do Pirata e a Ilha do Encanto.

Ilhas de Rosário

Este arquipélago tem mais de 20 ilhas, ou seja, muitas praias para você curtir! A maneira mais fácil de chegar até cada uma delas é de lancha, partindo do porto de Cartagena (Muelle de la Bodeguita) pela manhã.

Cartagena-Ilhas Rosário

Parte das Ilhas Rosário Vista de Cima | Foto: Divulgação

Algumas praias são privativas e pertencem a hotéis, como o Coralina Island e o Gente de Mar, mas, pagando pelo day use, você pode passar o dia na faixa de areia. Por isso, é bom se informar antes sobre quais praias você quer ir antes de fechar o deslocamento de barco. 

Kitesurf e mergulho em Cartagena

O vento e as águas rasas de algumas das praias de Cartagena são ótimas para os fãs de kitesurf. Ainda que não sejam ideais para quem busca beleza natural, as praias de Bocagrande e La Boquilla são o local perfeito para quem quer praticar o esporte, porque ali você encontra toda a estrutura necessária, além de escolas e instrutores. 

Já quem prefere o mergulho como atividade marinha, deve se afastar do continente para ter as melhores condições. A duas horas de barco da parte continental de Cartagena, a Ilha Múcura é dos lugares mais populares entre os mergulhadores.

Neste post do Buenas Dicas tem boas informações mais detalhadas sobre as praias de Cartagena.

O que fazer em Cartagena: veja as principais atrações do destino

Cartagena não tem somente praias com mar azul cristalino, mas também diversas atrações culturais. Não por acaso, Cartagena é Patrimônio da Unesco desde 1984. O melhor dos mundos é combinar cada uma das vertentes do destino em um roteiro de, pelo menos, quatro dias.

Muralhas de Cartagena

Passeando por Cartagena, você certamente vai passar por trechos da muralha de pedra, afinal, ela tem 11 quilômetros de extensão. Sua construção foi realizada durante quase dois séculos, sendo finalizada em 1796 com o objetivo de defender a cidade dos ataques piratas.  Ao longo deles, há vários pontos legais para contemplar o pôr do sol sobre o mar do Caribe.

o que fazer em Cartagena -m

Detalhe de uma das muralhas de Cartagena | Foto: Divulgação

Torre do Relógio, bairro Getsemani e passeio de Chiva

A Torre do Relógio é o “portão” da muralha e do centro histórico de Cartagena. E “só” isso. Você vai passar por ela, especialmente se quiser fazer o passeio de Chiva, que tem início na torre. A Chiva é um ônibus colorido que percorre a cidade enquanto um guia conta a história dos lugares do roteiro.

o que fazer em Cartagena - Torre do Relógio


Próximo dali, está o bairro de Getsemani, o mais boêmio de Cartagena, para quem gosta de arte de rua e agito. Ao redor da Plaza de la Santísima Trinidad, há bons bares e restaurantes (falarei mais sobre eles abaixo!). 

Cerro de La Popa (Convento Santa Cruz de La Popa)

Se você gosta de mirantes e quer ter uma vista panorâmica de Cartagena, faça o passeio até o Cerro de La Popa, um dos pontos mais altos da cidade e onde se encontra o Convento de Santa Cruz de La Popa. Construído pela primeira vez em 1607, hoje seus traços da arquitetura colonial são decorados com flores.

Convento de Santa Cruz de La Popa

Castelo San Felipe de Barajas

O grande forte foi levantado entre 1536 e 1657 pelos espanhóis para proteger a cidade de outros colonizadores. Vá com tempo para visitar todas as áreas da construção. E prefira visitar pela manhã ou fim da tarde, porque com o calor pode ser cansativo e sufocante percorrer os trechos mais estreitos do complexo.

Castelo San Felipe de Barajas

Parque Bolívar 

Apesar do nome, não é exatamente um parque com gramado, mas sim uma das mais movimentadas praças do centro. Ali, há uma estátua equestre de Simón Bolívar e nos arredores estão o Museu do Ouro, o edifício republicano do Banco da República e os escritórios do Concurso Nacional de Beleza.

Museu do Ouro Zenú

Com peças da pré-história colombiana (especialmente do povo indígena Zenú), o Museu do Ouro tem diversos tipos de artefatos e joias de ouro. Vale dizer que há um foco especial em apresentar a economia do povo Zenú, que era baseada na agricultura, recursos naturais e na troca.

Las Bóvedas 

O “mercadão” turístico de artesanato no centro histórico de Cartagena já foi um quartel e uma prisão no passado. E, além disso, é a última obra do período colonial dentro do perímetro fortificado, com mais de 45 arcos e 20 abóbadas.

o que fazer em Cartagena - Las Bovedas

A construção está localizada no norte da cidade amuralhada, entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina. Hoje, o endereço abriga galerias de arte, lojas de souvenires e artesanato.

Teatro Adolfo Mejía (Heredia)

Este teatro já chama a atenção por fora, mas a parte interna é ainda mais linda e faz a visita valer muito a pena! Ele foi construído sobre as ruínas de uma antiga igreja e inaugurado em 1911 com escadas e esculturas de mármore italiano.

Você pode conhecê-lo comprando ingresso para algum espetáculo da programação ou fazendo uma visita guiada. Em todo caso, quando estiver lá, não deixe de reparar nas pinturas do palco e do teto. 

Teatro Adolfo Mejía

Av. San Martín

Esta é a principal avenida da área moderna de Cartagena, em Bocagrande. Nela, há grandes hotéis, agências de turismo, restaurantes e lojas de grandes marcas.

Aproveite para fazer uma pausa na cafeteria Juan Valdez, uma das mais famosas do país por servir o café tradicional colombiano, tão apreciado no mundo todo. Observação: talvez você também ouça se referirem a essa avenida como “Carretera 2”. 

Praça de Santo Domingo

Repleta de bares e restaurantes, esta praça é uma boa opção para comer ou simplesmente petiscar e bater papo a qualquer hora do dia. Mas é nas noites de verão que ela ganha bastante movimento. 

Ao lado da igreja de Santo Domingo (que é uma das mais antigas da cidade!) sempre há apresentações de artistas de rua. Por ali, também vale ver a escultura Gertrudis, de Fernando Botero. 

Igreja de São Pedro Cartagena

Igreja de São Pedro | Foto: Divulgação

Palácio da Inquisição

O antigo tribunal de arquitetura barroca colonial que julgava “crimes contra a fé” hoje é um museu sobre a história de Cartagena e do período da inquisição. Não é um passeio leve, é verdade, mas vale a pena se você se interessa em aprender mais sobre os fatos do passado. 

Alguns dos principais detalhes arquitetônicos deste edifício do século XVII são a entrada de estilo barroco esculpida em calcário e a escadaria de madeira.

Fachada e Vista aérea - Palácio da Inquisição

Detalhes do Palácio da Inquisição | Foto: Divulgação

Plaza de la Aduana

Mais uma área icônica de Cartagena, a “Plaza de la Aduana” (Praça da Alfândega, em português) é a maior do destino. Ela funcionava como praça de armas. Além disso, é rodeada por grandes construções que abrigavam sedes administrativas durante a época da colônia.

Neste lugar também está o casarão onde morou o fundador de Cartagena, Pedro de Heredia, e uma estátua em homenagem a Cristóvão Colombo.

Plaza da Aduana e escultura de Colombo

Onde e o que comer em Cartagena 

Como contei anteriormente aqui no post, há diversas praças que são verdadeiros redutos de bons bares e restaurantes, especialmente de frutos do mar.

Mas, falando especificamente sobre a gastronomia da Colômbia e de Cartagena, recomendo que você não deixe de provar o corozo (limonada de coco, vendida principalmente nas praias) e patacón (um tipo de bolinho de banana frito). Nominalmente, boas sugestões para um lanche ou parada rápida são:

  • Café del Mar , que fica em cima da muralha e tem vista privilegiada do destino. Uma boa especialmente durante o pôr do sol
  • Café Havana, que era apenas um dos lugares favoritos de Gabriel García Márquez em Cartagena 
  • Portal de los Dulces, que fica pertinho da Torre do Relógio. Ali há deliciosos helados, arroz de coco e os doces típicos

Saiba mais: Os melhores restaurantes de Cartagena

Onde Ficar em Cartagena

Quem prefere o conforto de um bom hotel de rede e quer estar bem conectado com toda a cidade deve ficar na área moderna de Cartagena. No bairro de Bocagrande há opções como como Hyatt, InterContinental e Hilton.

Já quem quer se hospedar de forma a conhecer os principais atrativos a pé, ou simplesmente prefere ficar em um hotel boutique charmoso, a pedida é ficar na cidade amuralhada, ou seja, a parte histórica de Cartagena.

Cartagena de Gabriel García Márquez

Uma curiosidade interessante para saber antes de viajar é que foram as muralhas, as sacadas floridas, as ruazinhas e construções coloridas de Cartagena que serviram de inspiração para o escritor Gabriel García Márquez.

O vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1982 viveu na cidade por pouco anos, mas dizia que a cidade e as histórias que viveu aqui serviram de inspiração para quase toda sua obra.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber antes de ir para Cartagena

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *