Pousadas em Brumadinho: hospedagem perto de Inhotim


Atualizado em:


Brumadinho poderia passar batido nos roteiros de viagem a Minas Gerais se não fosse por um detalhe: é a cidade onde está o imperdível Instituto Inhotim. Quem deseja visitar o maior museu a céu aberto do mundo e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer, vai precisar procurar por uma boa pousada em Brumadinho.

Onde fica Brumadinho

Brumadinho fica bem próximo a capital Belo Horizonte. Inclusive pode ser considerado um município que está na região metropolitana de BH.

Quem chega no aeroporto de Confins – atualmente o único aeroporto que recebe voos comerciais, terá que cruzar a cidade inteira antes de pegar estrada para Brumadinho. Por isso, apesar de estar a apenas 95km do aeroporto, a viagem leva em torno de 1 hora e 30 minutos.

Já Inhotim fica a 10 minutos de carro do centro da cidade. É por esse motivo que ficar em uma pousada em Brumadinho, ou na região e municípios vizinhos, é a opção mais conveniente para quem quer conhecer bem o museu.

Quantos dias ficar em Inhotim

Há quem faça bate e volta em Inhotim a partir de Belo Horizonte. Atualmente eu acho essa opção válida apenas se você tem pouco tempo e quer saber do que se trata o lugar. Mas poderá se arrepender uma vez que chegar lá.

O Instituto Inhotim não é apenas um destino para os amantes de arte contemporânea. Ele é também um lindíssimo jardim botânico, com obras em grande escala, algumas galerias interativas, e restaurantes agradáveis. O passeio é completo, e com mais tempo, fica melhor para aprecia-lo.

Para mim, o mínimo é de pelo menos 2 noites em Brumadinho. Passar 3 noites seria ideal pois, desso modo, você terá dois dias inteiros para aproveitar Inhotim e sua pousada com calma.

mulher de vestido rosa segurando bebe feminina, em cima de um gramado verde e na frente de uma obra de Helio Oiticica com quadrados coloridos e de diferentes formas e tamanhos

Quem tem menos tempo terá que ser mais planejado e programar com antecedência o que deseja visitar e o que deixará de lado. Vale baixar o mapa do museu disponível no site oficial (veja aqui a última versão do mapa oficial – nov/2022).

Em 2016 ficamos 3 noites em uma pousada em Brumadinho chamada Pousada Verde Villas. Foi ótimo para cumprir o objetivo de aproveitar o museu ao máximo, por dois dias, da hora que abriu até a hora que fechou. A experiência rendeu esse post com um roteiro completo para quem tem dois dias em Inhotim.

Já em 2022, fomos a Inhotim com nossa bebê de seis meses na época, e ficamos hospedados por 2 noites no Solar Maria Carolina, que fica a meia hora do Instituto Inhotim. Foi ótimo e já deu pra descansar e curtir, mas ficamos com gostinho de quero mais. Visitamos o museu das 11h as 16h, visitando apenas as obras e galerias que eu tinha gostado mais em 2016 (leia esse post sobre o que considero imperdível das obras de Inhotim). O restante do tempo aproveitamos para curtir nossa pousada que era bem gostosa e tinha uma comida excelente.

Hospedagem perto de Inhotim – as melhores pousadas em Brumadinho e região

Brumadinho é a cidade mais estratégica para usar como base para a sua visita a Inhotim, porém ainda conta com uma infra-estrutura simples e em desenvolvimento. Na minha opinião, vale a pena se hospedar um pouquinho mais afastado do centro, em municípios vizinhos que tem excelentes opções de hospedagem e pousadas mais charmosas, como a que ficamos na nossa última visita.

Uma boa dica é procurar uma pousada em Brumadinho, ou na região, que tenha restaurante próprio. As opções de alimentação no centrinho da cidade não são lá muito convidativas e você pode acabar sem jantar.

Solar Maria Carolina: a melhor para famílias com bebês e crianças, e para comer muito bem (visitamos em 2022)

Minha opção preferida. Na verdade eu adoraria ficar lá em casal, com minha família ou até mesmo sozinha pois todos (hóspedes e funcionários) são muito acolhedores. Ficamos só dois dias e saímos sabendo o nome de todos, um clima super agradável.

O Solar Maria Carolina é uma pousada toda charmosinha de apenas 9 chalés, todos super bem cuidados, sendo que 5 deles são independentes, o que garante mais privacidade. Era o antigo sítio da família da Maria Carolina, então tem uma pegada familiar mas com serviços de uma pousada.

Toalhas bordadas, água na mesa de cabeceira e o luxo da simplicidade bem executada.

A Maria Carolina e o Willem são o casal dono da pousada, que acompanha tudo de perto. Inclusive ele, holandês, é responsável pelo restaurante com pegada mineiro/germânica… =P. E olha, a comida é DIVINA, tudo bem feito, tudo fresquinho com ingredientes locais e da horta deles. A diária é meia pensão, com café e jantar, o que ajuda muito considerando as escassas opções gastronômicas em Brumadinho.

Para as crianças, parquinho, horta, curral, lago, muito verde, campo e piscina. Para os adultos, gastronomia de primeira, ofurô, privacidade, redes e tranquilidade.

Não espere um hotel 5 estrelas, essa não é a propsta. O luxo está na simplicidade, no cuidado, bom gosto e acolhimento. Naquela sensação de sentir-se em casa mesmo longe de casa. Recomendo fortemente!

Pousada Verde Villas: a opção mais bacana pra quem quer ficar em uma pousada em Brumadinho, dentro da cidade mesmo (visitamos em 2016)

Essa é uma opção para quem deseja se hospedar BEM próximo ao Instituto e no centro de Brumadinho. Há opções de hospedagens mais charmosas nas cidades vizinhas, mas essa é a melhor escolha para quem quer ficar bem próximo a Inhotim.

Me hospedei na Pousada Verde Villas, quando ela estava na sua primeira semana de operação e ainda em soft-opening. A pousada era bem justa para se passar a noite e tudo estava no seu lugar. Quartos novos e limpos, com ar-condicionado, cama confortável (mas a de solteiro era um pouco pequena) e banheiro amplo. Ainda de quebra tinha um bom cafézim mineiro no dia seguinte. Tudo simples, para dormir e estar perto de Inhotim, sem tempo a perder.

Foto: divulgação

Quando fui o restaurante ainda não estava funcionando e acabei ficando sem jantar. No momento o bistrô está temporariamente fechado, então leve isso em consideração durante a sua estadia. Como eu disse, não encontrei opções de restaurantes abertos ou interessantes no centro de Brumadinho. Considere comer antes de sair de Inhotim.

A Pousada Verdes Villas virou uma das campeãs em vendas no Booking.com e tem localização bem estratégica, e ainda conta com uma certa integração com a natureza, mesmo estando no centro de Brumadinho.

Estalagem do Mirante: ideal para casais apaixonados que querem se curtir e se isolar (minha irmã visitou em 2013 e adorou)

Quem quer luxo e conforto e não se importa em pegar 1 hora de uma estrada não tão boa depois de sair do Inhotim, a sugestão que recomendamos é a Estalagem do Mirante.  No alto de uma colina, a 1200m de altitude, tem uma vista maravilhosa e quartos bem bonitos.

Opção mais voltada para casais, que estão com tempo e querem se curtir além de visitar Inhotim. Reserve tempo para curtir o quarto, a paisagem, tomar um vinho, entrar no ofurô e relaxar sem pressa. Uma hospedagem que também faz parte do passeio.

Villa Rica Pousada Boutique: pousada charmosa, nossa próxima escolha

Se fosse voltar a Inhotim, eu provavelmente adoraria ficar no Solar Maria Carolina novamente, minha experiência foi realmente muito gostosa. Mas, considerando a possibilidade de visitar uma nova pousada em Brumadinho para avaliar e contar pra vocês por aqui, a escolhida seria a Villa Rica Pousada Boutique.

Foto: divulgação

O restaurante é bem avaliado, a piscina aquecida e a decoração é charmosa. Tem tudo para ser uma experiência boa! Fica na estrada entre Inhotim e a Estalagem do Mirante.

Vale considerar também: Pousada Villa Severina, Ville de Montagne Hotel e Fazenda Pedra Lisa Boutique Hotel

-O Vila Severina promete quartos bons, vistas privilegiadas em uma localização próxima e com uma proposta parecida com a do Estalagem do Mirante, mas com diárias pela metade do preço.

-Outra opção coringa de hospedagem no centro de Brumadinho e perto de Inhotim é o Ville de Montagne Hotel. Apesar de ser uma opção sem muito sal e charme, é bem conveniente para quem quer passar a noite em um hotel em Brumadinho e deseja ficar bem perto de Inhotim.

-Por fim, a Fazenda Pedra Lisa é um hotel boutique bem ajeitado e novo. Vale a pena checar também, pois recebi boas indicações.

Espero que tenham gostado da nossa seleção de hotéis e pousadas em Brumadinho e região. Mas você já sabe, se ficar qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários que vamos adorar responder! =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *