O que fazer em Sintra, Portugal
Atualizado em:
Quem visita Lisboa tem em Sintra uma das principais opções para um bate e volta. A simpática cidade que fica no pé da serra é Patrimônio Mundial da UNESCO. Sintra é conhecida em Portugal principalmente pelos seus palácios, mas também tem uma gastronomia particular e um centrinho charmoso para quem quer um passeio tranquilo.
Como chegar a Sintra
De Lisboa, o mais fácil é pegar um trem em direção a Sintra. Saindo da estação Rossio, o comboio, como dizem os portugueses, te deixa na cidade em menos de uma hora. Também é possível pegar um trem saindo da estação Oriente.
Você pode comprar os bilhetes do trem antecipadamente ou na hora. Mas atenção: quem vai em alta temporada corre o risco de enfrentar uma longa fila se deixar para comprar a passagem na hora de viajar – foi o que aconteceu comigo. Claro que isso não é nada super grave, mas é uma perda de tempo de passeio.
Alternativamente, também é possível ir a Sintra saindo de Lisboa de carro, mas estacionar em Sintra pode ser complicado. Se mesmo assim, você optar por essa forma, basta seguir a rodovia A37. A viagem de 25 km dura cerca de 30 minutos.
O carro faz sentido principalmente para quem não vai voltar para Lisboa, mas sim continuar viagem rumo ao interior de Portugal. Neste caso, pode compensar estacioná-lo em um lugar central e transitar dentro de Sintra de ônibus ou táxi, principalmente na alta temporada.
O que fazer em Sintra, Portugal
A principal atração de Sintra são os inúmeros castelos. Tanto a arquitetura das construções, quanto as vistas e os jardins são impressionantes e cada um tem uma atração particular.
Os dois castelos mais famosos e, portanto, mais visitados são o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira. Logo atrás vem o Castelo dos Mouros. Para quem vai apenas para um bate e volta, a visita a estes três já tomará todo o seu tempo.
Se você resolveu se hospedar em Sintra para aproveitar melhor tudo que a cidade tem a oferecer, pode conhecer também o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional de Queluz, o Palácio Monserrate, o Convento dos Capuchos ou o Palácio Biester.
Palácio da Pena
O Palácio da Pena fica bem no alto do morro, o que lhe confere uma vista espetacular da região. Além disso, ele é todo colorido, em um estilo não tão comum quando se trata de palácios reais, o que faz dele uma atração única e a mais procurada de Sintra, Portugal.
Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é o mais lúdico dos palácios da cidade. Ele é cheio de esconderijos e passagens secretas, além de fontes, torres de observação e poços espalhados ao longo do terreno. A casa principal em si não é tão grande e com certeza não é a parte mais interessante da visita.
Portanto, minha recomendação é começar por ela e depois partir para explorar tudo que o jardim esconde, com destaque para o Poço Iniciático, que é a principal atração da propriedade e rende fotos super interessantes.
Castelo dos Mouros
Como os outros, o Castelo dos Mouros tem vista privilegiada da cidade. Mas o que verdadeiramente chama atenção aqui é a construção ser toda de pedra, e ainda contar com uma grande muralha. Espere uma fortaleza, e não um palácio.
Culinária em Sintra
Você não pode ir a Sintra e não comer um Travesseiro de Sintra. O docinho mais típico da cidade é parecido aos típicos doces portugueses, com massa bem leve e recheio à base de ovo. Ele é vendido por todo lado, mas o mais indicado é o da Piriquita – sim, segure a quinta série dentro de você, é este o nome da doceria. Lá, você encontra os travesseiros com sabores diversos, vale experimentar um de cada!
Sintra também é um bom lugar para comer peixes e frutos do mar, já que está pertinho da praia. Mas se você cansou um pouco dos alimentos marítimos, a pedida é o tradicional leitão de negrais ou carne de porco às Mercês.
O restaurante Tascantiga serve petiscos e, apesar do nome, é bem moderno. É bem reconhecido, mas ainda tem um clima descontraído. Recomendo fazer reserva, principalmente se você for em alta estação.
Se você quer uma experiência de alta gastronomia e um ambiente mais refinado, que tal checar as recomendações do Time Out?
Roteiro de um dia em Sintra, Portugal
Antes de mais nada, adquira ingressos antecipados e com hora marcada para todos os castelos. Se você acabar atrasando na ida de um para outro, há um nível de flexibilidade, mas de qualquer forma o ideal é já estar garantido e evitar filas ou até mesmo ficar sem poder entrar. Cheque os links acima para conferir os horários de funcionamento e adquirir os ingressos.
Com os ingressos garantidos, logo cedo, a partir da estação de trem de Sintra, pegue o ônibus 434 em direção ao Palácio da Pena. O bilhete do ônibus turístico você compra direto com o motorista e ele te dá direito a usar o transporte o dia todo, no estilo hop on/hop off. Uma vez no ônibus, você pode escolher começar pelo Palácio da Pena ou pelo Castelo dos Mouros, e então fazer o outro na sequência.
Depois das duas primeiras paradas, a essa altura, você já deve estar com fome, então tome o mesmo ônibus para voltar para o centro. Almoce por lá, coma alguns travesseiros de sobremesa e dê uma volta e uma breve descansada no centrinho da cidade. Ele é bem pequeno, mas charmoso, vale se perder um pouco pelas ruazinhas curvas.
Em seguida, vá outra vez para a região da estação de trem para pegar o ônibus 435, também uma linha turística hop on/hop off, mas para a qual você precisará de outro bilhete. Este ônibus te levará até a Quinta da Regaleira. Lá você terá um novo gás ao aproveitar todas as atrações e também terá uma vista bacana do pôr do sol.
Alternativamente, quem quer fazer um passeio menos corrido pode optar por ver apenas um ou dois castelos no dia. Para ter mais conforto e perder menos tempo, táxis podem te levar até eles, ao invés dos ônibus.
Se o dia estiver feio, com chuva ou nublado, talvez seja o caso de abrir mão do Palácio da Pena. A vista é grande parte da graça e por ser no alto, lá venta bastante.
Quando fui à Sintra estava com mais três amigos. Não saímos super cedo de Lisboa e por isso só teríamos tempo de aproveitar com calma um dos palácios. Eu e uma amiga fomos à Quinta da Regaleira, enquanto os outros dois foram ao Palácio da Pena. Naquele dia, choveu e ventou bastante e os amigos que foram ao Palácio da Pena relataram uma experiência muito ruim e um arrependimento grande. Para nós, apesar da chuva ser um pouco chata para explorar o jardim, correu tudo bem e gostamos muito do dia na Quinta da Regaleira.
Dica SV: É possível ir à Quinta da Regaleira com um ônibus de linha normal (o 1253), que custa muito menos do que o ônibus turístico. Seguindo as orientações do Google Maps você chega lá sem problemas. O trajeto, claro, demora um pouco mais no ônibus de linha do que no turístico, mas nada que não valha a economia.
Na volta, também é possível caminhar, já que é uma descida. Foi o que fiz quando fui e achei que foi bem tranquilo e menos estressante do que esperar o ônibus turístico lotado.
Leia também: Cidades de Portugal: melhores destinos e o que ver no país
Incluiu Sintra em sua viagem a Portugal? Conta pra gente nos comentários o que achou!
Deixe seu comentário