Turismo de isolamento: 15 lugares para aproveitar no Brasil


Atualizado em:


Já tem algum tempo que a gente vem refletindo, seja na nossa newsletter, no Instagram ou no Twitter sobre a retomada do turismo no Brasil, seja como turismo de isolamento ou não. Como sempre dizemos, o assunto é complexo, as opiniões são diversas e não cabe a nós julgar as escolhas de ninguém.

Diferente do que muitos pensavam, e esperavam, a situação da pandemia, infelizmente, piorou em 2021 e ainda é muito grave aqui no Brasil. Já ultrapassamos um ano de distanciamento social e, mesmo com a chegada da vacina, continuamos recomendando que quem puder, fique em casa.

Turismo de isolamento: Parque Nacional do Itatiaia

Mas, sabemos que tanto tempo em quarentena não faz bem pra saúde mental de ninguém. Está todo mundo precisando de um respiro, principalmente quem vive em apartamentos em grandes cidades. Além disso, acreditamos que muitas mudanças na forma de viajar sejam incorporadas para sempre, ou pelo menos em um primeiro momento. 

Portanto, nós começamos a pensar em destinos que permitem distanciamento social (o famoso turismo de isolamento), que sejam ao ar livre, e que ainda são viagens super interessantes. Assim podemos continuar sonhando (e talvez planejando) viagens para lugares bacanas para o novo normal. 

Consideramos destinos no Brasil, para evitar longas viagens de avião, onde é possível ter o mínimo de contato possível com outras pessoas e aproveitar alguns dias de descanso perto da natureza e com conforto. Aqui vai nossa whishlist:

Turismo de isolamento: nossas principais dicas por temas

-3 parques nacionais que devem entrar na sua lista
-3 praias desertas para não ver – quase- ninguém
-3 ideias perto de São Paulo para se isolar no meio do mato
-3 cabanas incríveis para ficar recluso em lugares diferentes
-3 hotéis incríveis para se isolar com conforto

3 parques nacionais que devem entrar na sua lista para viagens futuras

Turismo de isolamento: Petar
Caverna do Diabo é a principal atração do Petar – Reprodução/Instagram Petar
  • Petar

No sul de São Paulo, esse é um dos parques mais antigos do estado. Ele é também um lugar bacana para uma viagem rápida. O Petar chama a atenção principalmente por suas cavernas, repletas de estalactites e estalagmites.

Esse foi o primeiro parque nacional do Brasil! Ele fica entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais e por ser bem grande, ele tem várias partes e pode ser acessado a partir de mais de um ponto de entrada. Lá é possível fazer várias trilhas e aproveitar paradas para banhos em cachoeiras e rios.

  • Parque Nacional da Serra da Canastra

Além das trilhas com vistas deslumbrantes, é no Parque Nacional da Serra da Canastra que fica a nascente do Rio São Francisco. Por lá você pode aproveitar também para comprar queijo canastra direto do produtor. Como o mergulho em cachoeiras não são um atrativo típico da Serra da Canastra, você pode fazer essa viagem no inverno sem prejuízos.

3 praias desertas para curtir um sol mantendo a distância

Vista da Praia de Martin de Sá, em Paraty
A praia de Martin de Sá, em Paraty, tem difícil acesso e por isso não costuma ficar cheia
  • Praia de São Pedro (Guarujá)

Apesar de o Guarujá, no litoral de São Paulo, não ser assim um exemplo de lugar isolado, a Praia de São Pedro tem uma quantidade limite de visitantes por dia, o que evita aglomerações. Essa é uma boa opção para um bate e volta de São Paulo ou para um fim de semana próximo da capital, mas longe da muvuca das praias mais tradicionais da cidade.

  • Ilha do Cardoso (Cananéia)

A Ilha do Cardoso fica a cerca de três horas de barco de Cananéia, no litoral sul de São Paulo. Lá, há uma pequena vila e algumas poucas possibilidades de hospedagem. O lugar ainda é bem rústico e perfeito para quem quer curtir uma praia linda bem isolado.

  • Martin de Sá (Paraty)

Martim de Sá é uma praia paradisíaca em Paraty, no Rio de Janeiro. Como o acesso é feito somente por barco, a 2 horas de distância, ela costuma ser bem vazia. Quem quer ficar alguns dias por ali pode aproveitar a estrutura completa de camping.

3 ideias de lugares perto de São Paulo para se isolar no meio do mato

Turismo de isolamento: alugar uma casa em Cunha pode ser uma boa opção
A Marcella passou alguns dias em uma casa em Cunha em 2020
  • Cunha

A cidade de Cunha fica a quase 3 horas de São Paulo, no caminho para o Rio de Janeiro. Por ali é fácil encontrar casa e sítios charmosos. Cunha também é famosa pelas cerâmicas e pelos lavandários, dando uma opção a mais para quando for possível fazer pequenos passeios.

  • Piracaia

Piracaia é uma das muitas cidades que vem sendo procuradas desde o ano passado para o tal do turismo de isolamento. A cerca de 1h30 de São Paulo, Piracaia tem a vantagem de ficar em uma região cheia de cachoeiras. E ainda foi escolhida a cidade mais hospitaleira do Brasil em 2020!

  • Gonçalves

Gonçalves é uma das cidades queridinhas dos paulistas querendo uma escapada. Com o ar e as paisagens das montanhas, Gonçalves tem várias opções de hospedagem, as delícias mineiras e um centrinho gostoso, para explorar quando a pandemia estiver controlada.

3 cabanas para ficar recluso em lugares diferentões

Turismo de isolamento: cabana no meio do mato
Que tal passar os dias em uma bolha? – Reprodução/Instagram Cabana Home
  • Cabana Home (Araçoiaba da Serra – SP)

Essa hospedagem ofereca algumas opções de cabanas super isoladas no meio do mato e com uma vista linda! O principal diferencial é que elas são mega diferentonas, com opções como uma bolha e uma casa na árvore!

  • Glamping Vale das Seriemas (Nova Fiburgo – RJ)

O nome glamping significa acampamento de luxo. Nesse caso, um contâiner foi transformado em um quarto super aconchegante e com uma vista deliciosa para um lago. 

  • Eco Boat House (Ilha Grande-RJ)

Ok, essa dica não é exatamente uma cabana, mas ainda entra na categoria lugares reclusos e diferentões e não podíamos deixar de mencionar. O Eco Boat House, como o nome indica, é uma casa flutuante no meio do mar, em Ilha Grande. 

3 hotéis incríveis para se refugiar com conforto

Provence Cottage é um chalé ideal para se isolar com conforto
Provence Cottage é um chalé ideal para se isolar com conforto

Essa pousada fica em um bosque particular na já conhecida cidade de Monte Verde, que é um destino comum no inverno sudestino. Lá há apenas sete chalés espalhados pela propriedade. Perfeito para respirar ar puro e comer bem por alguns dias.

Este hotel já foi eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler. O Cristalino é todo sustentável e os hóspedes ficam em instalações que estão espalhadas ao longo de uma propriedade enorme, cercada de mata selvagem. É deslumbrante!

Pertinho de Jericoacoara, o Casana Hotel conta com oito bangalôs separados na beira da praia do Preá. Esta é uma boa opção para quem quer aproveitar o turismo de isolamento com conforto, mas não abre mão de um destino litorâneo.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese