Suíça – o melhor roteiro para sua viagem

A Suíça é um dos países mais charmosos, civilizados e bonitos que já visitei. Ela está muito bem localizada, bem no meio da Europa, então é super fácil encaixá-la na sua viagem! E garanto que vai valer muito a pena.

Muita gente pergunta o que deve ver o país. Isso vai depender de alguns fatores como a quantidade de dias que você tem e a estação do ano que vai. 

Em uma viagem rápida, na minha opinião, você não pode deixar de visitar Berna, Lucerna e Zurique.

Você pode viajar pelas cidades ou montar uma “base” em um lugar e fazer bate-volta (afinal na Suíça tudo é pertinho). Eu fiquei na casa de uma amiga em Malters, do lado de Lucerna, e de lá conseguíamos ir pra qualquer lugar do país. 

Se seu objetivo é esquiar na Suíça, você tem que passar por algum desses destinos de inverno: St. Morritz, Davos, Zermatt e Gstaad.

A Suíça italiana é um pouco fora de mão das cidades mais visitadas do país. Mas se tiver um tempo, ou vier pela Itália, dê um pulinho em Locarno, Ascona e Lugano.

Aqui nos comentários, os trens panorâmicos sempre são citados nos roteiros de viagens dos leitores. O Glacier Express faz o trajeto St. Morritz-Zermatt, o Bernina Express faz o trajeto Chur/Davos/St. Moritz até Tirano,  o Golden Pass Line que faz esses trajetos: Montreux – Zweisimmen – Interlaken – Lucerna, e o Wilhelm Tell Express que vai de Lucerna a Lugano (viagens de trem e barco).

Se a ideia é ir, ou mandar seu filho, para um colégio interno na Suíça, leia esse post aqui.

Como as opções são infinitas, vou dar uma sugestão de roteiro (com tempo mínimo de dias em cada cidade) pra quem vem pela França ou Alemanha e tem alguns dias para curtir a Suíça.

Basiléia (1 dia)
Pra quem vem de Paris, os trens saem da Gare de Lyon, e é melhor pegar o TGV da SNCF (rede ferroviária da França) do que comprar por alguma rede de trem suíça (tudo na Suíça é mais caro).
A Basiléia dá pra ser vista em um dia, então chegue de manhã e saia a noite. 

Basiléia – Zurique (de 2 a 3 dias)
Zurique é a maior cidade da Suíça. Em dois dias você conseguirá conhecer os principais pontos turísticos como a Bahnhof Platz (praça central) e as catedrais, passear pelo lago e fazer compras.
Se quiser, adicione um dia e faça um bate-volta de Zurique para St. Gallen. 

Zurique – Lucerna (2 dias)
Lucerna é, para mim, uma das cidades mais charmosas da Suíça.
Você pode tirar um dia para subir no Monte Pilatos, no Monte Titlis ou no Monte Rigi.

Lucerna- Interlaken (2 dias)
O caminho de trem de Lucerna para Interlaken é maravilhoso! E é daqui que você sai para ir ao “Topo da Europa” (Jungfraujoch).

Interlaken – Berna (1 dia)
É possível conhecer Berna em apenas um dia e a pé, pois os pontos turísticos são todos próximos uns dos outros.

Berna – Genebra (1 ou 2 dias)
Agora você já está na parte francesa da Suíça!
De Genebra, também é possível fazer um bate-volta pra Lausanne ou Montreux.

Roteiro Suíça

É claro que esse roteiro pode ser feito da cidade F até a cidade A, ou pode incluir outras cidadezinhas no meio do caminho, ou uma ou outra opção de inverno… várias adaptações podem ser feitas a partir desse modelo que propusemos para adaptar a sua viagem.

Depois de planejado o roteiro, é hora de conhecer melhor as cidades.
Clique aqui e veja nosso post sobre a capital Berna, e depois veja nesse link quais os passeios que existem por lá.

Vai para Lucerna? Então você precisa ler esse post aqui.

Deixe o seu comentário usando o Facebook
  1. Felipe Gonzalez  13/08/2017 | 22:59

    Olá Marcela, muito legal seu site. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Estarei indo a Europa em Novembro. A 1ª parada é em Paris (5 dias) depois seguirei para Suíça (8 dias) e depois Espanha (5 dias). Qual a melhor cia de trem para ir de Paris para Suíça? Pretendo visitar Lucerna (2 dias) e Interlaken (3 dias), porém a 1ª cidade da Suíça estou em dúvida entre Zurique e Berna para passar 3 dias, qual você indicaria? E quanto seguir para Barcelona o melhor trajeto seria trem + avião?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Marcella  21/08/2017 | 05:28

      Oi Felipe, tudo bem?
      Que viagem gostosa essa sua!
      De Paris para Suíça, o melhor e mais barato é comprar pela cia francesa, a SNCF.
      Dependendo do seu destino final na Suíça, existe a opção de pegar um trem TGV (trem de alta velocidade).
      Entre Berna e Zurique a decisão fica difícil. Berna é uma graça, mas não precisa de tantos dias porque é pequena. Zurique é maior, então tem mais opções para 3 dias. Mas
      Dependendo do seu roteiro e ritmo de viagem, dá até pra tentar encaixar as duas deixando 1 dia pra Berna e 2 pra Zurique.
      E se você fizesse 1 noite em Berna, depois 3 em Interlaken, 2 em Lucerna e terminasse com 2 noites em Zurique, pra de lá pegar um avião pra Barcelona? Desse modo você consegue visitar tudo o que quer. =)
      Em tempo: o melhor trajeto seria só avião, sem necessidade de pegar um trem (a não ser que você termine seu roteiro na Suíça em uma cidade pequena demais e que não tenha vôos).
      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  2. daniela  03/08/2017 | 18:01

    Boa tarde! Gostaria que me desse uma ajuda em relação ao meu roteiro. Serao 6 noites em outubro. Pensei em fazer da seguinte forma: Zurique – St Moritz (glacier express) – zermatt – Interlaken – Lucerna -Zurique. Irei com uma criança de 2 anos. O que acha? Obrigada!

  3. MARIÁ  27/06/2017 | 10:58

    Adorei seu site! Podemos viajar sem sair do lugar.. haha Vou para a Europa em novembro com meu noivo, e gostaria de algumas dicas. Nosso sonho é conhecer os Alpes… Vamos chegar em Veneza e ficaremos na Itália uns 5 dias. Partindo da Itália, onde poderíamos ir para aproveitar o país/Alpes… Teremos 3 dias para fazer esse “bate-volta”.
    Te desejo sucesso, e muitasss viagens!

    • Marcella  27/07/2017 | 14:50

      Mariá, que bom saber que você viajou um pouquinho mais com a gente. =)
      Você vai adorar a Suíça e a região dos alpes italianos.
      Aproveite! Boa viagem.

  4. Carolyna  05/06/2017 | 23:45

    Olá, Marcela. Tenho uma viagem no final de agosto para Barcelona. Tenho muita vontade de ir à Suíça, então, pensei em ir para Milão e de lá fazer algum passeio que saia de lá. A passagem de volta para o Brasil seria partindo de Milão. Vc tem alguma dica de roteiro para 3 dias pela Suíça? Li várias coisas e entre essas que n é mto interessante fazer bater e volta para fica cansativo. É possível visitar Olavo azul por algum dos trens que partem de Milão? Em resumo gostaria de saber se é viável aproveitar a ida a Milão para conhecer a Suíça, ainda que seja só uma pequena parte. Desde já agradeço.

    • Marcella  07/06/2017 | 10:26

      Oi Carol,
      Antes de mais nada, eu acho que nas viagens tem sempre o momento de escolha: seguir o que foi recomendado X fazer o que dá pra fazer.
      Eu mesma já fiz muita viagem com roteiros meio malucos e não recomendadas, simplesmente pq era a opção que eu tinha pra fazer o que eu queria! Rs.
      Tudo isso pra dizer que: se está com vontade de ir pra Suíça nesses três dias, vá!!
      O mais interessante seria voar de Barcelona para Zurique e começar a descer de lá até Milão. No caminho você pode passar por Lucerna e a parte italiana (Lugano e Locarno), por exemplo.
      ou
      Não sei se existem vôos bons de Barcelona para Berna (sei que não são diretos), mas uma outra opção seria voar até lá, conhecer a cidade rapidamente e seguir para a região de Interlaken para ir também ao Lago Azul. Depois seguir para Milão.

      Chegar de Barcelona direto na Suíça pode facilitar bastante o seu trajeto.
      Mas lembre-se de chegar em Milão com bastante folga para conseguir pegar o seu vôo internacional de volta.

      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  5. Leonardo  10/03/2017 | 23:08

    Olá, Marcela! Muito legal o site, parabéns! Estou indo a suica em agosto e pretendo ficar por 15 dias lá. Você tem uma sugestão de roteiro? Acha melhor ter um local base ou migrar de cidades durante a viagem? Saberia me dizer o custo médio diário da viagem para um perfil econômico de turismo? Muito obrigado!

    • Marcella  13/03/2017 | 09:22

      Oi Leonardo, que delícia que vai passar 15 dias na Suíça.
      Dá pra conhecer o país todo praticamente!
      Como você tem bastante tempo, acho válido mudar de cidades sim.
      E dai você monta 3 bases, por exemplo, e pode visitar as redondezas daquela cidade (além de visitar a própria cidade, claro).
      Quanto aos custos, eu não tenho preços atualizados para viajar a Suíça e não consigo te ajudar com isso.
      Mas, só de ver o custo dos hostels/hotéis no booking, e os preços dos passes de trens, você já consegue calcular uma parte mais “pesada” dos gastos da viagem.
      Espero ter ajudado! Beijos e aproveite!

  6. ELIANA CHINELATO  20/02/2017 | 13:55

    Esqueceram de mencionar Vevey, que fica entre Lausane e Montreaux.

    • Marcella  20/02/2017 | 19:53

      Olha só, não conhecemos Vevey Eliana.
      Mas fica aqui anotada a sua dica, obrigada! =)

  7. Diogo Bon  28/07/2016 | 03:04

    Marcella,

    Muito bom ter pessoas como vc para auxiliar os demais viajantes, parabens!!!

    Desculpe o incômodo, sei que você deve ter respondido varias vezes algumas duvidas que tenho.
    Basicamente, estou pensando em começar minha eurotrip por Suiça (origem de minha família), chegaria 18.10 as 13:00h por Zurique, ficaria 19 e 20.10 (pelo visto em Lucerna ou Berna) e 21.10 final da tarde iria para Paris de trem.
    Gostaria de fazer os passeios de trem panorâmicos pelo mesnos o Bernina Express q falam que é o melhor com vista dos Alpes e tal.
    O q vc sugeriria, posso voltar por Berna ou Zurique de Trem para Paris, ok (qual melhor cia para Trem?)
    QQ ideia seria bem vinda, uma vez que so falta isso para fechar minha viagem !!!
    Muito Obrigado

    • Marcella  28/07/2016 | 13:23

      Oi Diogo,
      Que bom saber que estamos ajudando outros viajantes a viajar melhor! =)
      Quanto ao Bernina, essa é uma dúvida que recebo direto, e a escolha depende de cada caso e do tamanho da vontade de incluir o trem.
      A recomendação é: pegue o trem se fizer sentido, se você estiver indo para a suíça italiana ou para a Itália mesmo.
      De resto é bem difícil encaixá-lo e pegar ele nos dois sentidos (ir e voltar pelo mesmo trajeto) pode ser cansativo demais.
      Pelos dias que você tem, ou faz o trajeto Zurique-Suíça italiana com o trem, ou conheça Zurique, Lucerna e Berna, como você tinha mencionado. Fazer tudo vai ficar bem complicado.
      Quanto ao trem, a dica que eu tenho é comprar pela empresa de trem da França (snfc) que tem preços bem melhores.
      Beijos e boa viagem!

      • Diogo bon  01/08/2016 | 08:39

        Obrigado Marcella,

        Pois é, tb pensei em ser cansativo fazer os panorâmicos !! Então, acho q farei um tour por Zurique de uma tarde (tipo de 14h as 18h) nos pontos principais, uma vez q chego do Brasil direto em Zurique as 13h (como vou com minha mãe, queria evitar de ficar pegando mt trem e tal e talvez fechar o passeio com alguma agência, o q acha ?)
        Dia 19.10 iria pra um passei no Monte Riggi e dia 20.10 ir no Top of Europe! Dia 21.10 como pegaria um trem pra Paris, iria bem cedo de Lucerna pra Berna pra poder fazer um tour de uma manhã / tarde por Berna !! Acha q fica bom esse roteiro ? Acha q como quero mais comodidade por estar com minha mãe, q seria melhor já ir certo com passeio pago ou pegar lá um, se sim, vc saberia um site ou empresa boa pra esses passeios?

        Bjs

  8. Cristina  22/07/2016 | 22:58

    Oi Marcella, sou eu de novo , Cristina
    Desculpe , cliquei sem querer em enviar , nem agradeci e nem corrigi os erros de ortografia. Monte titlis E rigi
    Será que fico 1 dia em. Lucerna e 2 em interlaken
    Nao tenho idéia do que é melhor fazer.
    Ou o bermina, nao cabe aí ? Bjos. Muito obrigada. Desculpe tanta confusão

    • Marcella  26/07/2016 | 22:17

      Cristina, imagina, sem problemas!
      Obrigada pela gentileza e consideração.
      Colocar o trem para fazer um bate-e-volta não é a opção recomendada e que faz sentido,o normal é encaixar o trem entre a suíça italiana e a parte mais centro-norte. Mas se você tem muita vontade, então por que não?
      Pra ser bem sincera, eu acredito que você tem que fazer o que quer em uma viagem, desde que saiba tudo que você pode encontrar no caminho e as consequências das suas escolhas enquanto estiver planejando. Nesse caso você irá e voltará pelo mesmo trajeto e vai ficar muito tempo dentro do trem.
      O trem pode sair de St Moritz (trajeto mais curto de 2h05min), de Davos mesmo (3h30min) ou Chur (4h10min), então você pode ir para qualquer uma dessas cidades. Chur está a uma hora e meia de Zurique de trem (um bate e volta de Zurique resultariam em mais de 11 horas dentro trens).
      Um bate e volta de Zurique para Berna não faz tanto sentido no seu caso. O melhor seria ir de Zurique para Lucerna e fazer o bate e volta para Berna a partir de Lucerna.
      Espero ter ajudado a começar a clarear um pouco seu roteiro.
      Beijos e boa viagem!

  9. Cristina  22/07/2016 | 22:40

    Boa noite Marcela , que bom que eu encontrei seu site ! Depois de ler tanta coisa na internet , achei o seu muito pratico e fácil de entender. Nao conheço nada na Suíça , vou p lá em setembro . Estarei em munique até dia 16 e pensei pegar um trem p Suíça Minha passagem de volta é dia 23 a noite de munique p o Brasil . Pensei em fazer o seguinte roteiro , e queria saber se vc acha viável:
    16/9: trem de munique p davos
    17/9: fazer o passeio com o bermina até saint Moritz ou tirano E voltar p davos e dormir lá?( pois fiquei louca p passear nesse trem )
    18/9: pego trem de davos p zurich
    18/9: conhecer zurich e dormir e zurich mesmo
    19/9: bate volta p Berna e dormir em zurich
    20/9:trem p lucerna — p conhecer o titiles o mente rigi
    21/9: ainda ficar em lucerna
    22/9: pegar trem p interlakem — p conhec o topo da Europa. , que leva o dia todo
    23/9– trem pela manha p munique , que pelo que vi leva umas 5 h. Dai direto p o aeroporto
    Muito corrido?? O que vc acha? Nao sei se isso pode dar certo!

  10. augusto  12/07/2016 | 21:07

    ESTAMOS PLANEJANDO IR PARA SUIÇA EM 18/1/17 E RETORNAR DIA 31/1/17, SAINDO DE SAO PAULO CHEGANDO EM GENEBRA, E VOLTAR PARA SAO PAULO DE GENEBRA. SERÁ A 1ª VEZ QUE IREMOS A SUIÇA; ESTAMOS PENSANDO EM ALUGAR UM CARRO E RODAR PELO PAÍS, TALVEZ IR PARA AUSTRIA. QUAL SERIA O MELHOR ROTEIRO, OU SEJA, AS CIDADES MAIS INTERESSANTES PARA CONHECER? NA VERDADE ESTOU QUERENDO MONTAR UM ROTEIRO, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR. SERÁ UM TEMPO DE INVERNO!! SERÁ QUE SERIA BOM ALUGAR UM CARRO? GOSTARIA DE UMAS DICAS SUAS!!
    PARABÉNS PELO SITE!!

    • Marcella  26/07/2016 | 19:04

      Olá Augusto!
      Se você esquia, considere passar por alguma estação de ski.
      Pode pegar um trem panorâmico para aproveitar as lindas paisagens invernais da Suíça.
      O roteiro básico funciona super bem no inverno também, pois Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken e Genebra são ótimos destinos para fazer uma iniciação pelo país.
      As possibilidades são inúmeras. Faça uma lista, veja os lugares que mais quer ir, e comece a traçar o seu roteiro e ver o que é viável ou não.
      Se estiver perdido e quiser saber por onde começar o seu planejamento, veja esse post: https://segredosdeviagem.com.br/2014/12/10-passos-para-planejar-a-sua-viagem/
      Espero ter ajudado!

  11. Thais Cerqueira  30/05/2016 | 23:27

    Oi Marcela boa noite! Td bem? Estou indo para suica em outubro com marido , mãe e filha de 2 anos. Gostaria de fazer um roteiro de 8 dias , conhecendo paisagens (cidade beira lago, montanha , Berna e pegar um trem panorâmico) . Chegaremos por Zurique . Pensei em terminar em Genebra e de lá , pegar um voo para Nice. Quais bases que recomenda? Para não ficar tão cansativo para minha bebe? Queria conhecer Berna, Zurique , lucerna,interlakem e Genebra

    • Marcella  26/07/2016 | 17:09

      Oi Thais, tudo bem?
      Tenho bem pouca experiência em viagens com crianças pequenas, mas imagino que quanto mais devagar for o ritmo da viagem e quanto menos mudanças de hotéis você tiver, mais fácil será para vocês e para ela. Pensando nisso, eu recomendaria chegar, ficar um ou dois dias em Zurique e depois seguir para fazer base em Lucerna ou Berna (tanto faz, a que você se interessar mais) e depois seguir pra Genebra.
      Quanto aos trens, o o Golden Pass Line e o Wilhelm Tell Express estão mais viáveis para o seu roteiro. Veja o que fica mais interessante para você e espero que consiga resolver essa equação depois das dicas! =)
      Beijos e boa viagem

  12. isabele  09/05/2016 | 11:50

    Oi Marcella!
    acabei de conhecer seu site e ameiii 🙂
    gostaria de tirar uma dúvida…
    vc acha que é possível – e acessível, fazer uma viagem de 15 dias passando por França (Paris e outras cidades, se possível), Suiça e Itália (tem que ter Roma!!!)?
    É corrido demaisss? Tem algum roteiro mais “fácil” saindo de alguma cidade de Paris, pra Suiça e da Suiça pra Italia? ou em outra ordem tbm!!!

    Se souber, vai ser de grande ajuda.
    ps: como ainda está td no papel, não tenho definido a quantidade de dias, preciso definir primeiro como ir de um lugar pro outro.

    Tks!!!

    Isa

    • Marcella  09/05/2016 | 12:53

      Isa, que bom que gostou do site! Espero que te ajude em outras viagens também! =)
      Eu acho bem corrido sim, mas isso também depende da quantidade de cidades que você quer visitar.
      Se você quer visitar só Paris, umas duas cidades na Suíça e Roma, ainda ficaria bom. Mas se quiser explorar mais já começa a ficar corrido mesmo.
      A Itália, por exemplo, tem mil e um roteiros diferentes que você pode fazer, e você poderia ter um mês só lá que ainda faltaria tempo. Além disso, Paris e Roma merecem pelo menos 4 dias para serem minimamente exploradas.
      Uma vez escrevemos um post que pode te ajudar, são dicas para montar um roteiro e é o que nós fazemos sempre antes de planejar uma viagem.
      Seguindo esses dez passos a vida fica bem mais fácil. Rs.
      Se depois disso ainda tiver dúvida, não hesite em deixar outro comentário aqui ta? Beijos

  13. Mariana  18/04/2016 | 16:15

    OI MARCELA, PARABENS PELO BLOG!!
    GOSTARIA DE TE PEDIR UMA OPINIÃO. VOU PARA SUICA EM OUTUBRO DESTE ANO. CHEGAREI PRIMEIRO EM VIENA, PASSAREI CERCA DE 7 DIAS NA AUSTRIA E DE LA SEGUIREI PARA SUICA. PENSEI EM CHEGAR NA SUICA POR ZURICK. MINHA PASSAGEM DE VOLTA PARA BRASIL É SAINDO DE GENEBRA. APROVEITEI SUAS SUAS DICAS PARA MONTAR ESSE ROTEIRO. COM ISSO ACABEI RETIRANDO LUGANO DO MEU TRAJETO E REDUZI MEU TEMPO EM BERNA (FICARIA 3 DIAS INICIALMENTE). MINHAS DUVIDAS SAO: COLOCO BERNA COMO UM LUGAR DE PASSAGEM (DORMIRIA LA) ENTRE INTERLAKEN E GENEBRA OU COMO UM BATE E VOLTA COM BASE EM LUCERNA? ACABEI COLOCANDO COMO BATE E VOLTA PORQUE PENSEI QUE PERDERIA MENOS TEMPO SAINDO E ENTRANDO EM HOTEL E LEVANDO MALAS. VC SUGERE INTERLAKEN EM 2 DIAS MESMO? (SO QUERO VER , NAO GOSTO DE ESQUIAR. IR AO TOPO DA EUROPA VALE A PENA NA SUA OPINIAO?). OUTRA COISA, DE INSBRUCK PARA ZURICK VC ACONSELHA IR DE TREM OU AVIAO?
    07/10 (sexta): Zurick
    08/10 (sábado): Zurick
    09/10 (domingo): Lucerna
    10/10 (segunda): Lucerna
    11/10 (terça): Lucerna > Berna (Bate e volta)
    12/10 (quarta): Lucerna > > Interlaken
    13/10 (quinta): Interlaken
    14/10 (sexta): Genebra
    15/10 (sábado): Genebra
    OBRIGADA, MARIANA.

    • Marcella  26/04/2016 | 23:57

      Oi Mariana, tudo bem?
      Que bom que gostou do SV! =)
      Começando em Zurique e terminando em Genebra você vai conseguir cruzar o país inteiro e ainda sem precisar voltar! Isso é ótimo.
      Olha, sinceramente eu colocaria como bate e volta mesmo porque eu, particularmente, não gosto de ficar preocupada com malas e horário de check in/check out.
      Tenho uma consideração pelo que você comentou sobre Interlaken. Fora os esportes mais radicais e a subida ao topo do mundo, a cidade não tem muito mais o que fazer, na minha opinião. Então, olhando o seu caso, acho que dá pra deixar um dia inteiro para lá apenas… não sei se precisa passar duas noites, uma noite já bastaria. Assim você ganha um dia e uma noite em algum outro lugar da Suíça.
      Se escolher algum lugar entre Berna/Interlaken e Genebra, talvez fosse interessante voltar a ideia original de pernoitar em Berna e depois passar a noite na nova cidade escolhida.
      Não tem vôo direto de Innsbruck para Zurique, se eu não me engano. Mesmo se tivesse, eu recomendaria ir de trem, além de evitar a conexão você ainda aproveitar as paisagens do caminho.
      Espero ter sido clara e te ajudado com suas dúvidas!
      Beijos e boa viagem! =)

  14. Raquel  12/04/2016 | 17:30

    Oi Marcella, estou encantada com seu blog. Farei uma viagem em setembro e fiz um roteiro pra ter uma ideia. O que vc acha?

    Chego na Suica zurique -Lucerna
    Suica Lucerna
    Suica Lucerna -Montreaux e Lou
    Suica indo p/ Interlaken
    Suica Interlaken Jungfrau
    Suica interl- Berna(bate e volta)
    Interlaken vai em Blausee
    INterl. P/ Adelboden(the cambrian)
    Suica Adelboden conhece a cidade
    Adelborden para Genebra
    Genebra para Londres

    • Marcella  17/04/2016 | 21:12

      Olá Raquel!
      Parece bem interessante seu roteiro. Só não entendi porque você colocou Montreaux no meio do caminho, faria mais sentido deixar depois de Interlaken ou Berna, antes de ir para Genebra, pois faz mais sentido geograficamente e pensando na rota e tempo viajando.
      Aproveite! Beijos e boa viagem

  15. Beatriz  23/03/2016 | 21:55

    Desculpe mais um dúvida caso eu escolha ir pra Lucerna e Zurique. Como ficaria melhor? Pois logo após Vou pra Barcelona visitar minha irmã. Opçao 1 : de Paris a Zurique de avião, pego o trem pra Lucerna e depois vou ate a cidade próxima que fica o hotel, passo 1 dia so no hotel e no dia seguinte vou conhecer Lucerna e rerorno para o hotel que é só 30 min de distância depois vou pra Zurique e passo 1 dia la N. N. Opçao 2 : Paris- Zurique( fico 1 dia em Zurique ) e depois vou para Lucerna, pensei que a opçao 1 seria mais cansativa so que o bom é que depois preciso pegar avião e ir pra Barcelona e fico com medo de estar em Lucerna e ter que locomover ate Zurique e por algum imprevisto perder o voo entende? Desculpe a pergunta enorme ! Obrigada

    • Marcella  30/03/2016 | 13:21

      Não tem problema! Eu que preço desculpas pela demora pois estava viajando.
      Você analisou a possibilidade de ir de trem de Paris até Zurique ou Lucerna?
      Se o vôo para Barcelona for depois das 15h eu faria isso: trem Paris-Zurique (4 horinhas direto em TGV), passa o dia em Zurique e depois vai para o hotel e Lucerna. Dai no dia seguinte você pega o trem do hotel até Lucerna e depois até Zurique, e pega o avião a tarde de Zurique a Barcelona. Os trens são muito pontuais e funcionam super bem na Suíça, dai você coloca umas 2 horas de antecedência para imprevistos e dificilmente se atrasará.
      Se o vôo para Barcelona for de manhã, dai é melhor a primeira opção que você disse e com uma adaptação: ir de trem de Paris a Lucerna (5 horas com 1 parada), aproveitar a cidade, depois ir até o hotel e depois ir a Zurique e já ficar por lá para pegar o avião. Desse modo você nem dá abertura a imprevistos de transporte.
      O que acha?
      Beijos e boa viagem

  16. Beatriz  23/03/2016 | 21:49

    Ola Marcella tudo bem? Vou estar em Paris e pretendo passar 3 dias na Suíça. A minha dúvida é a seguinte compensa mais ir pra Genebra e fazer um bate e volta pra Annecy ou ficar 1 dia em Zurique e 2 no hotel villa honneg, passo um dia so no hotel e no outro conheço Lucerna e volto para o hotel. Sei que Genebra é mais próximo de Paris mas estou na dúvida se não seria melhor conhecer Zurique e Lucerna e este hotel que ouvi falar muito bem. Obrigada!

    • Marcella  30/03/2016 | 12:55

      Olá Beatriz,
      não conhecia esse hotel, mas vi as fotos e achei maravilhoso!
      Fico com receio de te falar o que escolher porque a Suíça é inteira linda e eu tenho uma paixão especial pelo lado alemão por motivos afetivos e pessoais, e também porque nunca fui a Annecy (que já ouvi falarem super bem).
      Se eu tivesse na sua situação e tivesse que escolher no escuro, escolheria a segunda opção por alguns motivos: você visita mais lugares, passeia de trem cortando o país inteiro e vendo as paisagens que são lindas, fica em um hotel bacana e pode curtir a noite em Zurique e talvez visitar os alpes em Lucerna. Mas, de novo, minha escolha é tendenciosa… rs!
      Veja o que fica melhor na sua programação e me avise porque agora eu fiquei curiosa para saber o que você vai escolher! =P
      Beijos e boa viagem!

  17. Marcus Vinicius  21/03/2016 | 23:33

    Desculpe !!! Se for de Genebra pra Courthevel melhor caminho ou melhor maneira de locomoção !

    • Marcella  30/03/2016 | 14:40

      Olá Marcus,
      existem shuttles e ônibus que saem do aeroporto que são boas opções, você pode alugar um carro ou até mesmo ir de trem (para em Moutiers a 24 km de Courchevel). É possível também contratar um motorista particular. Se tiver interesse nessa segunda opção, fale com o pessoal da Swiss Prestige Limousine que é nosso parceiro por lá, pois eles tem motoristas que falam português.
      Entre em contato no email [email protected] e diga que foi indicação do SV.
      Beijos e boa viagem!

  18. Marcus Vinicius  21/03/2016 | 23:29

    Boa noite . Marcela me dá uma dica ! De Zurique para Courthevel qual o caminho e meio de locomoção mais rápido e quanto tempo levo ?

  19. Elaine  07/03/2016 | 18:07

    Olá!
    Que ótimo site! Obrigadas pelas dicas! Pretendo fazer Suíça Alemanha com um bebe de 1 ano e 10 meses. Você aconselha trem ou carro? Obrigada!

    • Marcella  07/03/2016 | 18:44

      Olá Elaine,
      se você estiver sozinha, com certeza vá de trem.
      Se não, a escolha é muito pessoal e depende das cidades que você vai visitar e as distâncias entre elas.
      Eu, particularmente, gosto bastante de viajar de trem pela Europa e é bem fácil.
      Beijos e boa viagem

  20. Claudia  27/02/2016 | 08:36

    Boa noite, Marcela desculpe o incomodo de novo, fico feliz que achou meu roteiro bom. Gostaria de saber se vale a pena comprar o swiss pass para cada um ou seria melhor comprar as passagem de ônibus por dia ? Queria fazer o passeio de Interlak, será que com o swiss pass não pagamos o ingresso? Será que conhece algum hotel de bom custo benefício para todos nós é perto das estações de ônibus em Zurique?

    Olá Marcella, caso ache melhor comprar o swiss pass será qual o melhor? Será que esse
    Swiss Half Fare Card e o melhor? Posso pedir junto na hora da compra o swiss famíly e com isso pagar menos pelo cartão Swiss Half Fare Card, já que segundo li criança de até 16 anos paga metade do valor ? Não sei se vai me compreender, mas só queria economizar dinheiro se for possível. Desde já agradeço a ajuda e a parabenizo pelo site é excelente. Bjs

  21. edvaldo maia  22/02/2016 | 08:41

    Marcella, bom dia !
    Está próximo o dia de minha viagem e gostaria que você desse uma olhada na msg que passei no dia 10/2, para tirar essas últimas dúvidas.
    Grato/Edvaldo

  22. Juliana  13/02/2016 | 18:02

    Boa tarde Marcella, sensacional sua pagina e seus conselhos, me ajudaram muito.
    Estou indo para Suica final de maio e estarei gravida de 7 meses. Vou parar na ida e volta em Portual para amenizar a viagem.
    Bom, pensei assim:
    Chegada em Zurique e durmo uma noite
    Dia seguinte para Lucerna com 2 noites e fazendo bate e volta para Berna e Interlaken.
    Em Interlaken mais uma noite tambem, gastando um dia para Jungfrou.
    Volto para Zurique de Interlaken. Nao sei se vou precisar dormir duas noites em Interlaken.
    O que acha?
    Obrigada,
    Ju

    • Marcella  15/02/2016 | 11:01

      Oi Ju,
      tem uns mini detalhes de horários de chegada e saída no roteiro que podem fazer toda a diferença para saber o que conhecer na viagem.
      Deixa eu ver com você se entendi direito para conseguir ajudar:
      1-Chega em Zurique a noite e dorme lá (você vai tirar um tempo para conhecer a cidade na volta, certo?)
      2-No dia seguinte vai cedo para Lucerna, conhece a cidade e dorme lá.
      3-No outro dia faz bate e volta para Berna, volta e dorme em Lucerna.
      4-Em seguida, vai para Interlaken, faz o passeio a Jungfrou e dorme lá.
      5-No dia seguinte, descansa um pouco e volta para Zurique (e daqui conhece a cidade melhor, certo?)
      Embora esteja tudo condensado, está bem amarradinho e não precisa de duas noites em Interlaken.
      A não ser que você queira aproveitar mais Lucerna no dia 4 e dai vai no fim do dia para Interlaken, dorme lá e faz Jungrou no dia 5 e dorme lá de novo, e volta para Zurique no dia 6. Acho essa última opção uma boa para aproveitar com mais calma Lucerna e não cansar tanto da viagem + passeio a Jungfrou no mesmo dia. Se você tem dias para isso, go for it!!
      Espero ter ajudado. Beijos!

  23. edvaldo maia  10/02/2016 | 14:48

    Prezada Marcela: mais uma vez peço sua ajuda. Você pode informar se na Suíça eles aceitam a moeda Euro ou apenas o Franco Suíço ? Isso em restaurantes, lanchonetes, mercado, taxi/ônibus etc. Eu não queria ter que precisar ficar trocando moeda. Outra coisa: em Zurique, é fácil pegar um taxi do aeroporto para o hotel ?

  24. Claudia  04/02/2016 | 19:49

    Boa noite Marcela, acho que não viu minhas novas dúvidas , gostaria que me respondesse , me ajudaria a me programar. Desde já agradeço a ajuda

  25. luis  01/02/2016 | 17:46

    Marcela, agradeço-lhe imenso se me poder ajudar:
    Vou alugar um apartamento em Lausanne de 12 a 19 de Abril Como tenho de regressar sempre à base para dormir , pequenos almoços e alguns jantares, qual a melhor maneira de visitar o máximo da Suiça, deslocando-me de carro (alugado). Gostava de ver algumas cidades, ir a interlaken e a annecy em frança.Obrigado

    • Marcella  15/02/2016 | 14:21

      Olá Luis,
      como você precisa voltar a Lausanne para fazer as refeições, o melhor é conhecer o entorno da região mesmo.
      Montreaux, Gruyére, Genebra, ou até mesmo Berna e Interlaken que são cidades bem próximas. E Annecy e Chamonix, na França, podem ser boas opções.
      =)
      Boa viagem!

  26. Henrique  29/01/2016 | 08:58

    Olá Marcela, como vai?
    Parabéns pelo texto!
    Gostaria de algumas dicas específicas se não for incomodar. Eu tenho um conhecido que posso montar base em Lausane. Gostaria de dicas de roteiros pra fazer dessa maneira. Além da Suíça tb pretendo passar em Munique, Praga e provavelmente entrarei pelo aeroporto de Madri que me parece o mais barato.
    Queria saber a partir de Lausane, quais cidades vale apena fazer bate e volta e quais é melhor seguir direto para ir para Munique ou praga, por exemplo.
    Antecipo meus agradecimentos. Henrique

    • Marcella  29/01/2016 | 09:30

      Olá Henrique,
      Lausanne está do ladinho de Genebra, Montreux e Zermatt (caso vá no inverno).
      E mesmo cidades como Berna, Lucerna e Zurique não estão muito distantes e tem trens direto que duram apenas 1h, 2h15min e 2h20min respectivamente. Interlaken tem uma viagem mais longa, de 2:30h pois faz uma parada em Berna e poderia ficar um pouco mais cansativo, mas não impossível também (não dá pra conhecer Interlaken e o topo do mundo e Berna no mesmo dia, infelizmente).
      Já que você tem estadia de graça em Lausanne, aproveite para acordar cedinho para ir as outras cidades. Na minha opinião é possível fazer sim esses bate e voltas tranquilamente. O que quero dizer é: para nós brasileiros, a Suíça é minúscula, e com um transporte ferroviário de qualidade que eles tem, fica tranquilo viajar pra qualquer lugar.
      Se quiser fazer uma parada antes de ir pra Munique, eu indicaria Zurique por ser maior e ter mais opções interessantes para a noite, e por estar no meio do caminho.
      Seu conhecido também deve ter umas dicas boas! Aproveite, pergunte tudo e depois conte pra gente! =)

      • Henrique  29/01/2016 | 10:00

        Obrigado Marcella,
        a ideia é ir no outono, meados de setembro e outubro. O Jungfrau com certeza é um lugar que quero ir, diferente de tudo.
        Não terei todo tempo pra conhecer a Suíça inteira infelizmente, então terei que fazer algumas escolhas, então vou evitar alguma cidades que podem ficar redundantes (pelo tipo de turismo, natureza, histórica, vida noturna, etc).
        De Lausane pro Jungfrau não da pra fazer bate e volta né?
        Outra dúvida que tenho são sobre as entradas e saídas da Suíça. Vindo de Madri por exemplo se é melhor trem ou avião. E também Munique e República Tcheca. Sei que pra Munique deve ser tranquilo, mas voltando de Praga eu teria que passar em Munique novamente ou compensa voltar direto e pra qual cidade? Isso ajuda a definir o roteiro.

  27. Claudia  28/01/2016 | 18:23

    Olá Marcella, caso ache melhor comprar o swiss pass será qual o melhor? Será que esse
    Swiss Half Fare Card e o melhor? Posso pedir junto na hora da compra o swiss famíly e com isso pagar menos pelo cartão Swiss Half Fare Card, já que segundo li criança de até 16 anos paga metade do valor ? Não sei se vai me compreender, mas só queria economizar dinheiro se for possível. Desde já agradeço a ajuda e a parabenizo pelo site é excelente. Bjs

  28. Viviane  23/01/2016 | 21:27

    Olá Marcela!!! Parabéns pelo blog, fantástico! E parabéns pelas respostas, super atenciosa vc…
    Eu e meu marido estamos
    Indo em fevereiro para Suíça. Vamos chegar por Zurique e embarcar a volta por Genebra. Ficaremos 7 dias na Suíça . Minha ideia é ficar em Zurique ou Lucerna como base e fazer 1 dia em Berna, 1 Lucerna e 1 Zurique como bate e volta de trem. Um dia queremos ir a charmonix e penúltimo dia ficaremos em Genebra e Laussane! Me restam dois dias que a ideia é fazer um passeio de trem panorâmico , minha dúvida é o Bernina ou glaciar? Ou escolher a cidade Interlaken ou Zermatt. O que vc me sugere? O restante do roteiro tá legal?

    • Marcella  27/01/2016 | 17:42

      Ola Viviane!
      Obrigada pelo elogio, é sempre bom ouvir os agradecimentos e retorno dos leitores! =)
      Achei muito bom o seu roteiro e a ideia de ir por Zurique e voltar por Genebra é genial e facilita muito a sua vida!
      Quanto a sua dúvida, acho que é possível juntar um pouco de cada um.
      Explico: o Glacier Express faz o trajeto St. Morritz-Zermatt, então você pode chegar no destino final do trem e ainda aproveitar uma das duas cidades que você estava em dúvida. Nesse caso Interlaken ficaria de fora =( .
      Na minha opinião o Bernina Express vai fugir muito da sua rota se comparado com o Glacier, então, a princípio eu descartaria essa opção.
      Difícil escolher entre tantas coisas bonitas né? Tentei ajudar tentando otimizar os roteiros pra você colocar na ponta do lápis, ver os deslocamentos e decidir qual é a melhor opção pra você.
      Espero ter ajudado! Beijos e boa viagem! =)

  29. Claudia  23/01/2016 | 16:57

    Boa tarde Marcella, tenho passagem marcada para Zurique do dia 26/07 até 31/07. Somos eu e marido e duas crianças (12 e20 anos).
    Pensei no seguinte roteiro e queria sua ajuda:
    27/07 chego a noite – visitar Zurique a noite
    28/07 Berna e retornar à noite a Zurique
    29/07 Interlak e retornar à noite a Zurique
    30/07 lucerna e voltar a noite a zurique
    31/07 conhecer Zurique de manha
    Meu voo de volta a Portugal e a tarde
    Aguardo ajuda no meu percurso

    • Marcella  27/01/2016 | 17:44

      Olá Claudia,
      qual seria sua dúvida exatamente?
      O roteiro me parece bem redondinho. =)
      Beijos

      • Claudia  28/01/2016 | 17:54

        Boa noite, Marcela desculpe o incomodo de novo, fico feliz que achou meu roteiro bom. Gostaria de saber se vale a pena comprar o swiss pass para cada um ou seria melhor comprar as passagem de ônibus por dia ? Queria fazer o passeio de Interlak, será que com o swiss pass não pagamos o ingresso? Será que conhece algum hotel de bom custo benefício para todos nós é perto das estações de ônibus em Zurique?

  30. edvaldo maia  13/01/2016 | 17:22

    Marcella,
    Grato pela resposta. Gentileza me passar mais algumas dicas. Primeiro, onde é melhor ficar: Zurique ou Lucerna ? Você tem alguma dica de hotel ? Mais uma: existe trem direto ligando Zurique/Lucerna e Lucerna/Berna ? Pelo “Rail Europe” só achei viagem com conexão. No Monte Pilatos ainda dá para ver neve ? Adoro neve !!! Grato

  31. Viviane  10/01/2016 | 16:37

    Olá Marcella, parabéns pelo blog, fantástico! Vou para a Suíça em fevereiro e
    Minha ideia é ficar 4 /5dias na Suíça e 2 dias em Viena. Queria faZer Lucerna, Berna, interlaken, Charmonix além de Viena. Entre Viena e Suíça irei de avião. Vc me sugere começar por Genebra ou Zurique pq acho q não dá para incluir as duas com o roteiro nesses poucos dias. Você me sugere fazer de trem ou carro essas cidades? E sabe me informar se tem alguma cidade que os hotéis sejam preços melhores para ficar de base?

    • Marcella  27/01/2016 | 14:58

      Oi Viviane,
      antes de te ajudar precisaria saber se você chega do Brasil em Viena mesmo.
      Dai eu tentaria ir para Genebra pra otimizar o roteiro já que você já vai descer até Chamonix, e também para você conhecer um pouco mais do lado francês.
      Minha sugestão é que você pode escolher duas cidades para se hospedar, uma em uma cidade do lado alemão e outra em alguma cidade francesa. Por exemplo: Genebra e Lucerna, ou Genebra e Berna, ou até mesmo Chamonix e alguma outra dessas do lado alemão.
      Existe cidades pequenas que ficam bem pertinho das maiores e que tem hotéis mais em conta e fácil acesso de trem. Eu fiquei na casa de uma amiga que morava em Malters (do lado de Lucerna) e tinha o Swiss Pass, e era bem fácil ir até Lucerna para de lá pegar outros trens e demorava uns 15 minutos mais ou menos.
      Espero ter ajudado!

  32. Rafael  08/01/2016 | 09:34

    Bom dia Marcela tudo bem??
    Vou fazer o seguinte roteiro
    01 fev – 04 Roma
    05 fev – 07 kloten Suíça ( consegui hospedagem mais honesta $$$ kk)
    08 fev – 11 Paris

    A pergunta é…. Vc poderia me ajudar com o roteiro na Suíça??? Lugares e cidades que eu poderia visitar levando em conta apenas esses 3 dias ??
    Tenho preferência em Alpes, esquiar, e algum lugar imperdível já que é minha primeira vez na Europa….
    Desde já, Muiitoooo Obrigado

    • Rafael  08/01/2016 | 09:39

      Opsss..
      Faltou uma!!!!
      Levando em consideração tudo menos hotel..
      Quanto vc acha que devo levar em dinheiro?? SomoS 1 casal…..
      OBRIGADOOOO

      • Marcella  08/01/2016 | 10:40

        Ixi, essa é difícil porque cada pessoa tem um “estilo” de gastos, podendo gastar mais com comidas ou compras, por exemplo.
        Para calcular, veja os preços dos passeios que deseja fazer e adicione uma média de 35 francos por refeição (sendo que há refeições que podem ser apenas um lanche, e outras mais caras em restaurantes melhores e com bebidas).
        Não esqueça do transporte entre cidades, então adicione a isso o preço das passagens.
        Eu sempre calculo um pouco a mais para compras e para eventuais emergências.
        Veja esse post aqui de outro blog que pode te ajudar. =)

    • Marcella  08/01/2016 | 09:46

      Olá Rafael!!
      Como estará em Kloten, mais ao norte da Suíça, e quer ver alpes e esquiar, sugiro passear pela parte alemã mesmo e aproveitar as cidades mais próximas para não perder tempo se deslocando de um lugar para o outro.
      Zurich e Lucerna são cidades-chave e que estão lá perto. St. Gallen é uma graça e tem estação de ski.
      Se quiser, é até possível esticar para o topo do mundo em Interlaken.
      São várias opções lá por perto, e garanto que todas vão ser boas pois a Suíça é um dos países mais bonitos e surpreendentes que eu já visitei!

      • Rafael  08/01/2016 | 10:29

        Ajudou muitooo Marcela vou fazer isso mesmo !!!
        Sem querer abusar…
        Quanto vc acha devo levar em dinheiro ?? sem contar com o Hotel…..
        Muiitoo Obrigadoo …

  33. Tieme  07/01/2016 | 08:52

    Olaa Marcella,

    Amei suas dicas. =D
    Moro na Irlanda e estou indo para Suica em Abril, apenas para comemorar meu aniversario, serao apenas 4 dias entao gostaria de mais alguns conselhos.
    Chegaremos dia 15 em Zurich, estavamos pensando em passar a noite por la e no dia seguinte seguir para Lucerna (1 Dia) – Interlaken (1 dia qureremos muito esquiar) – Berna e visitar o lago Blausee no mesmo dia e voltar no dia seguinte para Zurich.

    O que me diz?

    • Marcella  08/01/2016 | 09:38

      Olá Tieme,
      que viagem gostosa!!
      Acho o roteiro um pouco corrido, mas viável sim, já que você tem poucos dias e quer aproveitar bastante.
      Fiquei pensando se não seria melhor ir para o Lago Blausee a partir de Interlaken porque é mais perto do que Berna e perderia menos tempo (vocês estarão com carro ou de trem? Tem esse detalhe importante também). Pode passar lá também no caminho para Berna, saindo de Interlaken.
      Aproveite a viagem e seu aniversário!!

      • tieme  09/01/2016 | 13:32

        Oi Marcella,
        Obrigada pelo retorno.
        Entao, depois vimos isso mesmo, seria melhor partir de Interlaken para o lago neh?
        Outra coisa, vc levantou outra questao que era uma duvida nossa, estamos pensando em comprar o Suiss Pass, mas o que vc me recomenta, alugar o carro ou pegar o trem como bons suicos =D? Mais uma coisa, esse Suiss pass nao esta incluso a viagem ate o topo dos alpes para esquiar , esta? Se nao esta, vc sabe como fazemos para comprar?
        Beijos e mais uma vez, muito obrigada =D

      • Marcella  27/01/2016 | 14:45

        Tieme, o Swiss Pass é mesmo uma mão na roda.
        Por que vocês não tentam planejar um roteiro por dia das atrações que querem visitar e horários, para ver se vale mais a pena ir de carro e ficar cada dia em uma cidade ou ir de trem e ficar em uma cidade-base?
        Não sei te responder se a viagem ao topo do mundo está incluída no Swiss Pass, mas esse link aqui tem um monte de informação e está tudo em português. Acho que pode ajudar! =)

      • Tieme  26/01/2016 | 13:05

        Oi Marcella,
        Gostaria da sua opniao. O que me diz, acha que seria melhor eu me hospedar todos os dias em Lucerna e fazer bate e volta para as cidades do que me hospedar cada dia em uma cidade?

      • Marcella  27/01/2016 | 14:40

        Oi Tieme!
        eu, particularmente, acho um saco ter que ficar fazendo check in e check out toda hora e perder tempo com isso (e também ter que montar toda a minha programação pensando se ela vai estar de acordo com esses horários dos hotéis e etc). Mas tem horas que não tem como escapar muito disso. Minha sugestão nesse caso:
        Se forem de trem, eu montaria uma cidade-base sim e ficaria só nela, para não ter muito trabalho e nem perder tempo (ex: fazer check out em uma cidade, ir pra outra, fazer check in, guardar as coisas no quarto e só daí começar a passear…).
        Se estiverem de carro, dai pode ser uma boa ficar cada hora em uma cidade já que dá pra sair de um hotel de manhã, deixar as malas no porta-malas e passear pelas cidades que você quiser, e voltar no final do dia para um novo hotel em outra cidade.
        Espero que tenha ajudado.
        Ah, se for reservar hotel pelo Booking.com, por favor use esse link aqui, pois ganhamos uma pequena comissão com reservas concluídas (quando a pessoa de fato se hospeda no hotel reservado) e você ajuda a gente a continuar escrevendo e melhorando o blog! =)
        Obrigada e espero ter ajudado!

  34. edvaldo maia  04/01/2016 | 08:56

    Marcella, bom dia !
    Em abril reservei 5 dias para passar na Suíça. Achei muito legal seu blog e gostaria que você me desse uma ajuda. No começo eu estava pensando em fazer Genebra/Lausanne. Depois, me falaram que seria melhor fazer Zurique/Lucerna. Qual sua sugestão, já que nunca fui à Suíça ? Tenho desejo de conhecer aquelas casinhas típicas e visitar uma estação de Sky. Grato

    • Marcella  08/01/2016 | 08:21

      Edvaldo, bom dia!
      A Suíça tem o lado francês, alemão e italiano. Seria interessante conhecer uma cidade de cada, ou uma do lado alemão (que tem as casinhas típicas) e uma do francês, se possível.
      O lado alemão é bem charmoso com Zurique, Lucerna, Berna, entre outras e vários montes e montanhas ao redor. Eu particularmente gosto muito dessas cidades.
      Abril é, geralmente, o último mês com bastante neve e bom pra esquiar. Zermatt é uma ótima opção, mas, se ficar fora da sua rota, há várias estações pelo país.
      Boa viagem!

  35. Lair  03/01/2016 | 14:58

    Marcella, achei ótimas as suas dicas. Estou indo para a Suíça na semana do Carnaval (serão 8 noites e 8 dias líquidos), chegando em Zurich e voltando por Genève. Gostaria de saber se você acha que fica cansativo fazer o seguinte percurso: Zurich (1 noite) – Lucerna (2 noites) – Berna (1 noite) – Zermatt (2 noites) – Genève (2 noites e 3 dias, com bate-volta para Lausanne em um dia e Montreux no outro). Caso o desvio para Zermatt fique cansativo demais, você acha que Interlaken substituiria Zermatt à altura como lugar para esquiar? Muito obrigado!

    • Marcella  03/01/2016 | 23:29

      Olá Lair,
      a Suíça não é tao grande (principalmente para nós brasileiros que somos acostumados com longas distâncias), então, se você quer conhecer Zermatt, tudo bem desviar para lá.
      Sugiro apenas que você conte o tempo de deslocamento no seu planejamento, saiba em qual momento do dia você vai pegar o trem/carro (manha, tarde ou noite) para não contar com esse tempo para fazer os passeios.
      Interlaken também é linda e tem o topo do mundo, que é um dos lugares mais procurados por turistas quando vão a Suíça, então a substituição também é boa. Dai é uma questão de gosto e preferência apenas.
      Boa viagem!! =)

  36. Victor  16/11/2015 | 21:54

    Desculpe, mas tenho lido muitos posts e penso em alterar a rota para Lyon, se a previsão não for favorável para os trens panoramicos?!
    Muito obrigado e até breve

    • Marcella  19/11/2015 | 14:52

      Victor, não entendi sua pergunta. Desculpe. A ideia é trocar Paris por Lyon, ou a viagem toda, ou o que exatamente?

  37. Victor  16/11/2015 | 21:48

    Marcella, tudo bem?
    chegaremos em Genebra em 30/03 e iremos de trem a Paris em 09/04
    1) Vale a pena nesta época ir a Zermatt
    2)30/03 a 01/02 Onde é melhor ficar: Geneve, Lausanne ou Montreux
    01 a 03/02 Berna
    03 a 06/02 Lucerna
    06 a 08/02 Zurique
    08 a 09/02 Basel

    • Marcella  19/11/2015 | 14:51

      Olá Victor,
      Zermatt é linda em qualquer época, e mais ainda no inverno (mesmo indo no finalziinhooo do inverno, continua uma cidade linda).
      Minha sugestão é ficar em Genebra por ser uma cidade maior e com mais opções de infra-estrutura. Ficando lá as duas noites você não precisa ter o trabalho de trocar de hotel e ainda pode fazer bate e e volta para Lausanne ou Montreux.
      Como você tem três dias em Lucerna, aproveita para fazer os passeios perto dessa região. Dá até para ir ao topo do mundo em Interlaken. =)

  38. Gilberto JÚLIO MARIANO  10/10/2015 | 23:09

    Boa noite!
    Marcella
    Gostaria de merecer a sua ajuda
    Sei que está fora do roteiro de perguntas que voce responde.
    Estou indo agora em Novembro para turquia( Istambul),mas farei conexão em zurisch.Eu não sei em qual terminal esse vôo do Brasil irá chegar e se passarei por algum interrogatório tipo imigração .Em qual terminal embarcarei no vôo para Istambul e como faço para chegar até ele?DETALHE; NÃO FALO NENHUM IDIOMA A NÃO SER O PORTUGUES,mas já estive na turquia em voo direto de são paulo.O que fazer? Estou meio que apavorado caso seja interrogado e se liberado do supostointerrogatório como chegarei no referido terminal? Me ajude por favor se voce tiver as respostas.
    No mais agradeço-vos
    Antecipamente.

    • Marcella  19/10/2015 | 11:27

      Gilberto, tudo bem?
      Infelizmente eu não consigo te responder a essa questão com precisão, mas posso te ajudar com alguns conhecimentos e links para outros blogs.
      Os terminais são sempre informados na passagem aérea e você pode perguntar no guichê aqui no Brasil, em português mesmo.
      Geralmente, em vôos de conexão, você precisa passar por um raio x e em alguns países por agentes de imigração, como é o caso da Suíça, mas o aeroporto é bem moderno e sinalizado.
      Veja depoimentos sobre esse assunto nos links abaixo:
      http://www.maricampos.com/conexao-em-zurique/
      http://www.viajenaviagem.com/2011/09/chegando-a-europa-por-zurique

  39. Roberto  10/10/2015 | 11:10

    Bom dia Marcella, tudo bem.
    Eu e minha esposa estaremos indo para a Itália dia 22/10/15. Primeira noite nossa será em Milão, a idéia é no segundo dia ir para Zermatt, onde pretendemos ficar 02 dias. depois, voltamos para Lago Di Como, onde pretendemos ficar também 02 dias, depois 04 dias em Veneza. Gostaria de saber o que vc acha do nosso roteiro? Precisamos de dicas de Milão para Zermatt.
    Obrigado.

    • Marcella  19/10/2015 | 11:06

      Olá Roberto, é um ótimo roteiro e da pra aproveitar tudo com bastante calma! =)
      Aproveite!!

  40. cristiane  13/09/2015 | 12:48

    Marcella,gostaria de viajar em julho de 2016,pensei em Alemanha, Austria, Suica e Veneza na Italia,uns 20 dias,mas nao sei como fazer um roteiro para aproveitar o tempo,queria fazer uma sequencia para nao perder tempo,poderia me dar alguma dica de algum roteiro,gostaria de fazer o passeio no trem panoramico de Bernina Express,passei em familia eu,meu marido e meu filho.

  41. Nayara Aguiar  02/09/2015 | 22:52

    Olaaa!!!

    Estou indo a Suíça dia 20/10 e gostaria de um guia que falasse Português. Vc indica algum ?

    Nayara

    • Marcella  04/09/2015 | 12:03

      Nayara, não conhecemos um guia em português.
      Se souber de algum eu aviso. Desculpe não conseguir ajudar mais.
      Beijos

  42. Ana Emília  17/08/2015 | 10:33

    Olá Marcela, primeiramente parabéns pelo site. Suas dicas são muito boas.
    No começo de novembro vou com meus pais para Suíça. Vamos de Milão e voltamos por Milão. Estamos pensando no seguinte Roteiro:
    1° dia: Milão
    2° dia: Milão
    3° dia: Milão – Lugano – passar a noite em Lugano
    4° dia: Lugano – Lucerna – utilizando o trem panorâminco Wilhelm Till Express
    5° dia: Lucerna (conhecer a cidade e talvez Monte Rigi ou Monte Tills)
    6° dia: Lucerna – Zurique
    7° dia: Zurique
    8° dia: Zurique – Berna
    9° dia: Conhecer Interlaken e Jungfraujoch
    10° dia: Berna – Montreux
    11° dia: Fazer passeio de bate e volta para Lausanne
    12° dia: Montreux – Zermatt
    13° dia: Fazer passeio de bate e volta para Gonergratt
    14° dia: Zermatt – Chur
    15° dia: Chur – Tirano – utilizando o trem panorâmico Bernina Express. Depois voltamos para Milão
    16° dia: Volta para o Brasil

    Gostaria de conhecer bem a Suíça mas não sei se o roteiro está muito corrido. O que você acha? Minha outra dúvida é se compensa ir até Chur para pegar o Bernina Express. Nesta época do ano o trem Glacier Express não funciona, então acho que a viagem vai ficar muito longa.

    Um abraço,

    • Marcella  18/08/2015 | 14:31

      Ana Emília, na minha opinião o roteiro está muito bom e não está muito corrido!
      É claro que quanto mais tempo tivermos em cada cidade é sempre melhor, mas sabemos que essa não costuma ser a realidade das nossas férias, não é? E se você quer conhecer bem a Suíça nas duas semanas que tem, acho que fez boas escolhas! Parabéns. Ainda mais para novembro. =)
      Agora é acertas os horários de saídas de cada cidade.
      Beijos e boa viagem

  43. cibele  11/08/2015 | 15:13

    olá Marcela , gostaria de ir para suiça, milão e frança saindo em dezembro de 2015 e voltando em janeiro de 2016 – 20 dias
    qual e a sugestão de roteiro e qual pais embarco de são paulo
    parabens pelas dicas , são sempre interessantes e construtivas
    obrigada . um abraço

    • Marcella  13/08/2015 | 12:06

      Olá Cibele, tudo bem?
      Nós sempre escolhemos qual país chegar na Europa ao comparar o preço das passagens aéreas.
      Vemos qual país e companhia tem opções mais baratas, compramos, e depois adaptamos o roteiro de acordo com a cidade em que vamos chegar.
      Veja nesse post aqui 10 dicas para planejar a sua viagem.
      Abraços e boa viagem!

  44. Fabiana  02/08/2015 | 13:57

    Olá Marcela! Parabéns pela matéria e comentários sempre enriquecedores! Estarei descendo da Alemanha para Milão, e gostaria de aproveitar 3 dias na Suíça, ( serão na última semana de outubro ou primeira semana de novembro), quais as cidades vc indicaria? Será uma viagem à dois, e gostaríamos de conhecer região de alpes, ver paisagens e cidades lindas. Obrigada. Um abraço.

    • Marcella  03/08/2015 | 14:28

      Olá Fabiana, obrigada pelo elogio ao Segredos de Viagem!
      Da Alemanha para Milão você pode passar por várias cidades como: Basiléia, Lucerna, Zurique, Interlaken, e toda a suíça italiana (Locarno, Ascona, Lugano..). Tudo vai depender de como você vai se locomover, se for de carro você terá mais liberdade para parar nos pontos que quiser. Acho essa uma opção interessante. O topo do mundo está no meio do trajeto e é sempre um programa que agrada a todos.
      Boa viagem!! =)

  45. Guetth  26/07/2015 | 18:29

    Olá Marcela,

    Depois de ler Muitoooo sobre a Suíça, cheguei a um roteiro e gostaria de sua avaliação é se possível me dar algumas dicas.

    Chego por Milão ás 13:30 e pego um carro já no aeroporto com destino a Lugano

    1o dia: Lugano chegando á tarde e partindo á noite pra zarmatt
    2o dia : zermatt
    3o dia: Montreaux
    4o dia: Genebra
    5o dia: Bern
    6o dia: interlake
    7o dia: lucern, indo á noite para zurich
    8o dia: zurich indo á tarde para dados
    9o dia: St. Morritz

    E volta pra Veneza onde encontro meu namorado.

    Já sei que é necessário pagar um “adesivo” de 40 francos pra rodar de carro pela Suíça que funciona como um pedágio.

    Milhas dúvidas são:

    Pretendo usar o carro como deslocamento entre cidades, mas dentro da cidade utilizar transporte público.

    Estacionamento é fácil? É caro?
    Transporte público local, é fácil? é caro?
    Vou em interlake no tal topo da Europa,.. Os passeios de zarmatt são do mesmo tipo? Como é caro, vc acha que vale fazer uma passeio desse em zarmatt? Qual deles? E em Montreaux?

    Desde já agradeço sua atenção.

    • Marcella  03/08/2015 | 20:37

      Olá Guetth, tudo bem?
      É bem fácil usar transporte público em toda a Suíca, mesmo ele sendo caro algumas vezes.
      Quanto ao estacionamento, isso depende das cidades e eu não consigo te dar uma resposta com precisão. Uma dica é verificar com os hotéis se eles possuem estacionamento próprio.
      Zermatt, na minha opinião, é interessante no inverno. O roteiro depende bastante da época do ano, mas tente se certificar dos passeios que quer fazer com antecedência. E também certifique-se que não vai ficar muito corrida a sua viagem, planeje o tempo de deslocamento entre cidades e descanso também.
      Boa viagem!

  46. ALEX FREITAS  22/07/2015 | 07:43

    Olá, Marcelle!
    Estou indo passar o Reveillon 2015/2016 em Paris com minha esposa e dois filhos de 11 e 8 anos. Depois dessa data pretendemos passar alguns poucos dia na Suíça, daí seguiremos para a Cote D’Azur, terminando a viagem em Barceloma. Será que tiraremos proveito desse passeio mesmo no inverno? Não pretendemos esquiar.

    • Marcella  26/07/2015 | 17:30

      Olá Alex, acho que a experiência de inverno na Suíça é sempre válida pois geralmente tudo está branquinho da neve.
      Veja apenas se vale a pena pelos dias que você tem, para conseguir aproveitar as cidades, e não apenas ficar em trânsito de um país para o outro.
      Boa viagem!

  47. Andrey  20/07/2015 | 21:52

    Oi Marcella, parabens pelo site! Eu e minha esposa vamos passar uma semana em Chamonix em março/16 para esquiar, o voo chega em Genebra e estamos pensando antes de Chamonix, acrescentar sete dias em Genebra-Berna-Lucerna, vale a pena essa época pelo tempo chuvoso, etc, viajar de carro pela região?
    Obrigado pelas dicas,
    Abraços

    • Marcella  21/07/2015 | 20:16

      Olá Andrey,
      se você tem bastante dias (como parece) e está querendo conhecer outras cidades, aproveite e vá mesmo!
      Em relação ao carro e as condições climáticas, essa é uma questão difícil de responder pois pode variar muito e fazer um clima ótimo por exemplo.
      Tenha em mente um plano b… sempre existe a possibilidade de viajar de trem ou outro meio de transporte.
      Espero ter ajudado.
      Abs

  48. sandra maia  14/07/2015 | 17:06

    O que posso fazer de melhor na Suiça por um dia?

    • Marcella  17/07/2015 | 12:59

      Olá Sandra, em que lugar da Suíça você estará?

  49. Débora  09/07/2015 | 19:53

    Oi Marcela. Que site incrível, parabéns .
    Meu marido e eu vamos à Suíça em outubro deste ano e tenho visitado o site com frequência pra definir o roteiro. Chegaremos e partiremos por Zurique e são ao todo 14 dias de viagem. Pensamos em incluir mais algum país fronteiriço, e estamos em duvida entre Áustria e Alemanha. Na sua opinião, para qual dos dois há deslocamento mais fácil? Ainda, o melhor entre dois países seri trem ou cia aérea lol cost? Agradeço imensamente se puder nos ajudar. Abraço

    • Marcella  14/07/2015 | 00:36

      Olá Debora, obrigada pelo elogio!! =)
      Posso te dar uma opinião muuito pessoal? Eu sempre quis ir pra Alemanha nessa época por causa da Oktoberfest! Se for chegar até o dia 4 de outubro, pode ser uma boa ideia ir pra Munique, já que é pertinho de Zurique!
      A Alemanha é bem grande, então, se for utilizar trem, concentre sua viagem mais no sul do país, como Nuremberg, Munique e Stuttgart.
      Se for pra Áustria (no caso, Viena), pegue um avião porque a viagem de trem fica um pouco longa.
      Espero ter ajudado!
      Abraços

  50. Fabi  05/07/2015 | 20:13

    Ola Marcella, parabéns! Super bacana e muito útil o site. Eu e mais 3 amigas (na faixa dos 35) teremos 12 dias em janeiro/2016 para visitar 2 países europeus, e entre eles pensamos na Suica, por ser um das melhores opções no inverno. Suas dicas foram ótimas e se pudesse nos informar sobre as cidades mais agitadas, para tbm nos divertimos a noite (com sugestões de locais), nos ajudaria muito. Obrigada. Abracos.

    • Marcella  06/07/2015 | 00:03

      Olá Fabi!
      Se seu objetivo é esquiar na Suíça, você tem que passar por algum desses destinos de inverno: St. Morritz, Davos, Zermatt e Gstaad.
      Na minha opinião, o país não é muito animado pra vida noturna (dai que tal acrescentar outro mais animado como Alemanha ou Holanda?), mas sempre tem algum bar pra ir ou festas durante a temporada nos destinos de inverno. Achei Zurique mais bacana pra sair a noite.
      Espero que aproveitem a viagem e me contem as novidades de lá!

      • Fabi  06/07/2015 | 23:43

        Marcella muito obrigada pelas dicas. Sucesso pra ti! Abracos

  51. Priscila  02/07/2015 | 14:14

    Olá tudo bem? Vou para Europa em final de outubro deste ano. Estou planejando 4 dias para suíça e depois partiremos meu marido e eu para Paris e depois Londres. Estávamos pensando em fazer Zurique, lucerna e interlaken (para ir ao top of Europe). Mas vi que as opções de trem de interlaken para Paris não são boas, então começamos a repensar se Valéria mesmo a pena ir para interlaken. Pensamos que talvez seja melhor ir para o monte titlis invés de interlaken. O que você nos recomendaria? Chegaremos por Zurique. Obrigada

    • Marcella  07/07/2015 | 23:39

      Oi Priscila, tudo bem sim! =)
      Pelo que eu me lembro, não há trens direto de Interlaken para Paris, e nem de Lucerna para Paris.
      De avião há vôos de Lucerna e Zurique sim, mas se sua ideia é ir de trem, não fará diferença sair de Interlaken ou Lucerna pois os dois irão parar na Basiléia. Sei que de Genebra há trens direto para Paris. Esse pode ser uma outra opção também.
      Dê uma olhada nesses trajetos para ver se algo mudou, pois dai ficará mais fácil de planejar sua viagem.
      Beijos e boa viagem!

  52. Gabriela  09/06/2015 | 15:47

    Ola Marcella, tudo bem ?

    Quero ficar 6 dias em Lausanne ou Vevey, qual das dias cidades escolho ?

  53. Rosani Rahal  21/05/2015 | 23:30

    Oi Marcella, tudo bem? em primeiro lugar quero dizer que adorei esse site.

    Seguinte, eu e meu esposo estamos indo pra Suíça em Setembro, vamos ficar pro lá de 16 a 23. Já mudamos o roteiro várias vezes, cada hora que pesquisamos um lugar ficamos loucos com as imagens. Se puder nos ajudar.

    Por enquanto estamos com esse roteiro: Vamos dormir no dormir no Ibis Archamps e depois, vamos de Genebra pra LAUSANNE, dormiremos em Berna. Depois Montreux, depois um pulinho em Aosta na Italia. Por fim voltaremos pra Genebra e ficaremos 2 dias em Chamonix .

    Nosso voo é guarulho Genebra.

    Obrigada, abraço!

    • Marcella  26/05/2015 | 01:06

      Olá Rosani, que bom que gosta do site! =)
      Qual é exatamente a sua dúvida?
      Pelo seu roteiro eu vi que vai ficar mais no sul da Suíça. Desse modo, você irá conhecer mais a parte francesa e italiana.
      A parte alemã também é muito charmosa, com as cidades de Berna e Lucerna.
      Interlaken tem o topo do mundo, que é o queridinho dos turistas.
      Diga qual é a sua dúvida que eu poderei ajudá-la melhor.
      Abs, Marcella

  54. gabriela  19/05/2015 | 17:44

    Olá Marcella, conheço Genebra e fiquei tão encantada que estou voltando para Suíça, mas desta vez meu destino será Zurique. Estive pesquisando mas estou achando os hotéis muito caros por lá, então pensei em ficar em Lucerna, vc acha uma boa ideia ? Tenho 10 dias para ficar na Suíça mas como vou com a minha vó a ideia é ficar em apenas uma cidade e ficar indo e vindo de carro ou trem e visitando as cidades ao redor. Nossa objetivo é curtir o lugar, e uma vida mais calam. Vamos em setembro, como é o tempo nessa época ? Se optarmos por ficar em Zurique, saberia nos indicar um hotel bom e bem localizado ?
    Bjs

    • Marcella  20/05/2015 | 11:35

      Olá Gabriela, a Suíça é encantadora mesmo.
      Quais cidades exatamente você quer conhecer?
      Por que as vezes pode ficar ainda mais cansativo fazer bate e voltas de carro para lugares distantes, principalmente pensando na sua avó (ex: ficar em Lucerna e ir pra Genebra pra bate e volta, não é uma boa ideia). A não ser que você queira apenas conhecer os pequenos vilarejos ao redor da cidade mesmo, e Lucerna é uma ótima opção para curtir essa vida calma e a cara da Suíça.
      Ficar cinco dias em uma cidade e cinco em outra pode ser uma outra alternativa também, não acha? (Desculpe se estou te deixando mais em dúvida do que ajudando… rs).
      Setembro é um mês ótimo para ir, principalmente no começo, pois fica um friozinho gostoso mas não absurdo como no inverno, e as folhas já estão caindo e formando uma paisagem bem bonita.
      Beijos e boa viagem!

  55. Ana  19/05/2015 | 12:07

    Oi Marcela!
    Adorei seu roteiro!
    Vou à Suíça no inverno com meu namorado e queríamos incluir uns dias numa estação de esqui! Ele já esquia, mas eu nunca experimentei. Tem alguma estação que você indicaria que seria ótima também para iniciantes?
    Beijos!

    • Marcella  20/05/2015 | 13:39

      Olá Ana,
      se seu objetivo é esquiar na Suíça, você tem que passar por algum desses destinos de inverno: St. Morritz, Davos, Zermatt e Gstaad.
      Todas essas tem vários níveis de pistas (iniciante, avançado e etc), então não se preocupe quanto a isso. Vale checar pra ver se houve alguma mudança, ou se alguma está fechada.
      Aproveite muito! Beijos

  56. Gustavo  18/05/2015 | 17:09

    Olá Marcella,
    Vou passar o Natal na Europa com minha esposa chegondo dia 15/12 por Milão. De lá seguimos direto para Suíça. Ficaremos 5 noites na Suíça sendo as 2 ultimas em Zurique. Depois seguimos para Luxemburgo, 2 noites, após vamos para Bruxelas onde ficamos 4 noites e passamos o Natal e terminamos nosso passeio em Amsterdã até dia 31/12 quando voltamos para o Brasil. Minha duvida é: Chegar em Milão e seguir para Lugano e dormir lá a 1º noite, ou seguir de Milao até Domodossola, e de lá pegar o trem para Lausane onde ficaremos como base. Quero conhecer Genebra, Berna e o top of Europa, um dia para cada.
    E possível sair de Lausane com malas e conhecer o Top of Europa e dormir em Zurique?
    Parabéns pelo Site. È de grande ajuda para todos nós!

    • Marcella  20/05/2015 | 13:52

      Uau, que viagem gostosa Gustavo!
      Você tem 5 dias para Suíça, sendo que os 2 últimos são para Zurique e nos 3 dias restantes você quer conhecer Genebra, Berna e Interlaken (top of Europe). Nesse planejamento, acredito que não tem espaço para uma noite em Lugano, e seria melhor deixar a Suíça italiana para uma outra visita e seguir direto para Lausane.
      Quanto a segunda pergunta, vai depender muito do tamanho e quantidade de malas. Se estiver de mochila, acho que da pra fazer tranquilamente (mas tendo em mente que o dia será beeem cansativo, e que não existem trens direto de Interlaken para Zurique, eles param em Berna ou Lucerna se eu não me engano). As estações na Suíça geralmente tem uns armários pagos em que você pode deixar sua bagagem por um certo período de tempo. Eu fiz isso em Zurique, mas o maior tamanho não era maior que um metro de altura, por exemplo.
      Vale checar se existe esses armários em Interlaken também, ou em algum lugar da cidade.
      Beijos

  57. Drielly  05/05/2015 | 09:30

    Olá, Marcela!
    Estou com uma dúvida.
    Estarei em Milão em novembro, e gostaria muito de visitar a Suíça. Inclusive, tenho um amigo que mora em Genebra.
    Minha dúvida seria qual a melhor forma de entrar na Suíça vindo por Milão, considerando que darei um pulo em Genebra e gostaria de conhecer um pouco algumas cidades. Terei 7 dias. Obrigada!!

    • Marcella  06/05/2015 | 00:26

      Olá Drielly,
      É super fácil entrar pela Suíça italiana vindo de Milão.
      Você já estará pertinho de Lugano, Locarno…e de lá pode seguir direto para Genebra, ou conhecer outras cidades e deixar Genebra para o final.
      Beijos!

      • Drielly  06/05/2015 | 10:45

        Legal, Marcella!
        Muito obrigada pela resposta.
        Beijo!

  58. Edward Johnson  26/04/2015 | 19:26

    Qual o melhor transporte para o trecho Zurique – Munique?

    • Marcella  28/04/2015 | 13:16

      Olá Edward, se você já estiver viajando de carro, pode continuar com esse transporte pois a viagem é curtinha (umas 3h30).
      Se não estiver de carro, vá de trem ou avião.
      Você vai gastar umas 4 horas nos dois jeitos (o trem direto leva 4 horas e o aeroporto em média 1 hora de vôo, mas uma hora antes do embarque e uma hora de deslocamento).
      A vantagem do trem é que as estações geralmente são dentro da cidade e há opções sem conexão.
      A vantagem do avião é que você sente menos o cansaço da viagem e chega um pouquinho mais rápido.
      Aí é uma questão de preferência, ou de preço de passagem (pegar a que fica mais em conta).
      Espero ter ajudado. Bjs

  59. Edward Johnson  26/04/2015 | 19:23

    Oi Marcella,

    Primeiramente, parabéns pelo site.

    Estarei indo à Suiça dia 27/09 onde ficarei até o dia 02/10. Gostaria de saber sua opinião sobre o seguinte:

    1) final de setembro é um bom período para conhecer a Suíça?

    2) O que você acha do seguinte roteiro: Fenebra (2 dias, indo conhecer Lausanne); Berna (1 dia); Zurique (2 dias)? Devo me locomover entre essas cidades de carro ou de trem?

    3) A partir das cidades-base acima, quais passeios você sugere que eu faça?

    4) Posso incluir alguma passeio de trem panorâmico? De onde parte e qual o roteiro desse passeio?

    • Segredos de Viagem  05/05/2015 | 13:39

      Olá Edward, obrigada pelo comentário e desculpe a demora pra responder!
      1) Eu particularmente amo ir pro hemisfério norte na primavera e no outono, pois não está muito frio e nem muito calor. Acho um ótimo período sim, as folhas já estarão marrons, quase caindo, e é um visual que eu adorei!
      2 e 3) É bem fácil viajar de carro pela Suíça, e de trem também!! Então é apenas uma questão de preferência sua… Se estiver sozinho acho trem melhor; acompanhado, o carro pois dá mais liberdade. Tenho medo de sugerir milhões de passeios e a viagem ficar muito corrida, sem tempo de aproveitar com calma. Mas, o Jungfraujoch (Topo do Mundo), em Interlaken, é um dos passeios queridinhos de todos os turistas. Se tiver tempo passa por lá e por Lucerna também.
      4)O Glacier Express é o mais famosos dos trens panorâmicos, mas fica fora do seu roteiro (vai de St. Morritz a Zermatt). O Bernina Express vai de Chur a Tirano e também fica fora da sua rota. Se fizer questão de pegar um trem panorâmico, terá que encaixá-lo no seu roteiro ou tirar algum outro passeio.
      Beijos e boa viagem!

  60. bruna  06/04/2015 | 16:34

    PARABENS PELO SITE!!!!!!!!!!!!!!!!!

  61. bruna  06/04/2015 | 16:33

    Boa tarde Marcella.

    Tranquilo viajar pela alemanha e suiça de carro?

    O carro seria para ir de uma cidade a aoutra, deixariamos ele no hotel ou estacionamento e dentro da cidade usamos o transporte publico Local.

    • Segredos de Viagem  07/04/2015 | 15:49

      Olá Bruna,
      eu acho super tranquilo!!
      As estradas são boas e com smartphone sempre tem um jeito de traduzir placas ou achar mapas mais acessíveis.
      Acho um ótimo plano! Andar a pé pelas cidades é também sempre uma boa opção! =)
      Beijos e boa viagem!

  62. Gisele  02/04/2015 | 11:33

    Olá. Parabéns pelo site!! Maravilhoso…gostaria de tirar algumas dúvidas, se puder me ajudar: iremos início de setembro, e como o destino depois será Paris e Ams, e quero muito fazer o trem panorâmico bernina eXpress de tirano a st moritz, pensamos em chegar por Milão e ir direto a tirano, onde dormiríamos, no outro dia iríamos a st. Moritz, onde ficaríamos uma noite e no outro dia, não sabemos se deveríamos ir a interlaken ou lucerna. Qual é melhor como base? Pois queríamos conhecer as duas com o top of europe. Então, se formos a interlaken, e para não ficar rodando de hotel, faríamos bate e volta a lucerna. Se ficarmos em lucerna, bate e volta a top of europe (mas não sei se não ficaria cansativo). Se for a primeira opção, tem avião de interlaken a Paris? Ou só trem.? Tem trem noturno, você indica? O que você acha melhor? Obrigada

    • Segredos de Viagem  07/04/2015 | 16:46

      Oi Gisele, obrigada pelo elogio!! É a melhor recompensa pelo nosso trabalho! =)
      Achei ótimo o roteiro inicial!
      Quanto a escolha da cidade base, ficando em Lucerna você tem mais opções de “cidade”, como diversidade de hotéis, restaurantes, programas culturais, passeios e etc (e, na minha opinião, o bacana de Interlaken é o Top of Europe ou os esportes mais “radicais” que tem por lá). Mas, ficando em Interlaken, você se cansa menos e faz o passeio do Top of Europe com mais tranquilidade. As duas opções são boas e cada uma tem sua vantagem, tem que ver o que você prefere.
      Não tem avião de Interlaken ou Lucerna para Paris, mas pegar um trem para lá é bem tranquilo. Há trens para Paris das duas cidades, e ambos com parada na Basiléia.
      A viagem não será tão longo (no máximo 5/6 horas, mas há viagens de 4 horas), então acho que não compensa passar a noite no trem.
      Espero ter ajudado.
      Bjs, Marcella

  63. tATI  30/03/2015 | 22:58

    PARABÉNS PELO SEU SITE!! ESTAMOS INDO PARA A SUIÇA E GOSTARIA DE SABER, SE VC TEM ALGUMA INDICAÇAO DE ALUGUEL DE STUDIO PARA HOSPEDAR? OBRIGADA

  64. Tatiana  30/03/2015 | 22:50

    Olá Marcella, parabéns pelo site!!!! De grande ajuda!! Gostaria de uma ajuda, estou indo com meu marido para a Europa, e vamos chegar por Frankfurt , e vamos descer até a Suíça, teremos uns 5 dias na Suíça, o que seria melhor, fazer somente uma base, ou 2, uma vez que vamos para Genebra, e depois para França?! Estávamos pensando em alugar um studio, vc teria indicação de algum site ou alguns apartamentos para indicar?! Muito obrigada!!

    • Marcella  31/03/2015 | 12:32

      Olá Tatiana, não conheço sites específicos na Suíça para aluguel de apartamentos. Sei apenas do airbnb que tem opções do mundo inteiro.
      Acredito que você pode escolher duas cidades para passar a noite, já que não está tão corrida.
      Beijos e boa viagem!

  65. Aline Bazon  25/03/2015 | 17:16

    Olá Marcella, parabéns pelo site!!! =)
    Gostaria de sua ajuda… estou indo para europa em abril, viajo de Veneza para Berna e fico lá por 4 dias. Não estou conseguindo me organizar e achar um roteiro legal de, quais cidades valem a pena visitar e onde ir?! Reservas de hotel feitas em Berna, então tenho que voltar para lá todos as noites… poderia me ajudar?
    Obrigada… bjs.

    • Marcella  26/03/2015 | 12:40

      Você já tem reserva para os 4 dias em Berna?
      Então procure fazer algum bate-e-volta para a parte francesa da Suíça (Genebra ou Lausanne), outro para Lucerna ou Interlaken (topo do mundo) e fique um dia em Berna mesmo que é linda!
      Espero ter ajudado.
      Bjs,

  66. Sonia  09/03/2015 | 13:22

    Olá Marcella,

    Irei de lua de Mel para a Italia em setembro, mas só conseguimos o voo de ida por Zurique. Pensamos em dicar 4 ou 5 dias para conhecer a Suiça e depois seguir para a italia. Chegamos as 12:00 em Zurique e queremos conhecer, além de Zurique, Lucerna, Berna e Interlaken. Estamos pensando em ficar a primeira noite em zurique e depois ficar em uma cidade base para fazer bate-volta para os outros destinos. Qual cidade você recomenda ficar? Obrigada!! Bjs

    • Marcella  09/03/2015 | 13:28

      Olá Sonia, como você iria para a Itália depois?
      Tanto Lucerna e Berna são boas opções para fazer de base.
      Talvez seja melhor ver qual delas tem mais opções de trens para a Itália, se esse for o transporte escolhido.
      Att, Marcella

  67. leo  05/03/2015 | 13:07

    legal

  68. eliana  09/02/2015 | 17:21

    Mensagem:
    Olá Marcela boa noite! Estou querendo ir para a Suíça em abril a ideia é chegar por Genebra pegamos um carro e vamos para lausanne e Berna dormimos em berna no dia seguinte vamos para interlaken dormimos lá e no dia seguinte vamos para lucerna e Zurique e no dia seguinte vamos Viena. O que você acha do roteiro é tranquilo fazer de carro? Indica alguma cidade para dormir? Acha que vai ser possível conhecer os pontos turísticos das cidades? Queria também conhecer o topo do mundo será que será possível? Como é esse passeio? Bjs

  69. Aracy  04/02/2015 | 18:45

    Olá Marcela

    Somos um grupo de 5 mulheres, onde sairemos do Brasil para Zurique, em abril, e pensamos em ficar 3 dias. Esses dias são suficientes para conhecer um pouco dessa cidade e ainda fazer bate voltas interessantes? que cidades sugere? qual a melhor região para ficar hospedada? o clima estará muito frio?

    • Marcella  09/02/2015 | 08:47

      Olá Aracy!
      Em abril o clima já começa a ficar mais ameno, mas ainda fresquinho para nossos padrões brasileiros.
      Acredito que 2 dias já são suficientes para conhecer Zurique o principal de Zurique, e ainda sobra um dia para fazer um bate-volta interessante em qualquer cidade que desejar. Eu sempre digo que Berna é uma ótima opção para quem nunca foi a Suíça.

  70. Claudio Liberato  01/02/2015 | 16:47

    Ola Marcela
    Que bom que descobri o seu site a tempo de tirar duvidas e refazer minha programação.
    Eu e minha esposa vamos a Suíça em maio/2015
    e gostaríamos de perguntar se é possível:
    1- Chegando por Zurique instalarmos em Berna e fazer bate e volta para as seguintes cidade: Lucerna; Engelberg(monte Titllis); Interlaken (Jungfraud); Gruyeres ?
    2- Ir para Zermatt para tomar o Glacier express até St. Moritz.
    3-Voltar por Milão.
    Existem pacotes de receptivos disponíveis nos hotéis ?
    Devo contrata-los aqui ?
    A pergunta é porque o ano passado ficamos em Florença como base e fomos diariamente a varias cidades inclusive Pisa e Veneza.
    Obs: dispomos de 12 dias.
    Grato pela atenção
    Claudio

    • Marcella  04/02/2015 | 10:43

      Olá Claudio, que bom que gostou de encontrar o site! Obrigada!
      1-Sim, é possível fazer isso.
      2-Sim, claro!
      3-É possível sair do Brasil e chegar em uma cidade da Europa, e sair por outra. Mas a compra da passagem aérea já deve ser feita assim, com múltiplos trechos.
      Como você tem alguns dias, acho que é possível dormir em mais de uma cidade, para também conhecer a vida noturna de outros lugares (e não somente Berna).
      Quanto ao receptivo, isso dependerá do hotel que você vai ficar. Geralmente, os mais estruturados oferecem esse serviço a parte.
      Espero que tenha ajudado.
      Att, Marcella

  71. Eliana  31/01/2015 | 20:46

    Olá Marcela boa noite! Estou querendo ir para a Suíça em abril a ideia é chegar por Genebra pegamos um carro e vamos para lausanne e Berna dormimos em berna no dia seguinte vamos para interlaken dormimos lá e no dia seguinte vamos para lucerna e Zurique e no dia seguinte vamos Viena. O que você acha do roteiro é tranquilo fazer de carro? Indica alguma cidade para dormir? Acha que vai ser possível conhecer os pontos turísticos das cidades? Queria também conhecer o topo do mundo será que será possível? Como é esse passeio? Bjs

    • Marcella  04/02/2015 | 10:27

      Olá Eliana, tudo bem?
      Pelo que eu entendi, me parece que você deseja conhecer 2 cidades por dia mais o tempo do deslocamento.
      Se for isso mesmo, acho que ficará um pouco corrido para conhecer tudo. Por exemplo, se você sair de Interlaken para Lucerna, vai conhecer a cidade bem rapidinho, dar uma olhada geral nos principais pontos turísticos e depois ainda tem que seguir viagem para Zurique, chegar lá e dar outra volta rápida pela cidade.
      As estradas da suíça são boas e viajar de carro é tranquilo e bonito. Que época do ano você vai?
      O passeio do topo do mundo é feito a partir de Interlaken, mas deve-se tirar pelo menos metade do dia para isso.
      Beijos

  72. Fernanda  20/01/2015 | 10:02

    Olá, Marcella!
    Seu site é maravilhoso e nos ajuda muito, pois é bastante complicado fazer um roteiro na Suiça, país pequeno mas cheio de cidades interessantes. Vou pela primeira vez à Suiça e terei 5 dias. Gostaria que me aconselhasse o melhor roteiro chegando em Zurique ou Berna e meu destino final seria algo perto de Milão, pois quero passar ao menos 1 dia lá. Quero muito fazer o passeio dos panorâmicos Glacier Express para Saint Moritz ou o do Bernina Express. Obrigada! Beijos
    Fernanda

  73. Roberto Amaro  19/01/2015 | 17:42

    Devo ficar 9 dias na Suiça, gostaria de conhecer A Suiça, Veneza, parte da Alemanha e passar um dia na Bélgica.
    Qual seria a melhor sugestão de roteiro.

    • Marcella  21/01/2015 | 23:17

      Olá Roberto,
      a montagem do roteiro depende bastante das cidades que você vai chegar e sair da Europa.
      O roteiro lógico seria fazer Bélgica – Alemanha – Suíça, ou o contrário: Suíça – Alemanha – Bélgica.
      Abs,

      • rOBERTO aMARO  22/01/2015 | 08:35

        Obrigado Marcela!

        Devo chegar por Zurich……..obrigado pela Sugestão: Devo fazer Alemanha, Bélgica e Suíça voltando pois vou sair de Zurich para o Brasil.

  74. Roberto Amaro  19/01/2015 | 17:33

    Eu e minha esposa estaremos em Solothurm próximo de Zurich e gostaríamos de conhecer Veneza da para fazer num bate e volta é possível? E de Zurich para a alemanha cidades próximas daria para fazer em dois dias?
    Como minha base é Soltothurm também pretendo ir a Bélgica em dois dias é possível

  75. VAL  20/12/2014 | 21:48

    Oi Marcella!
    Adorei seu site, parabéns! Preciso de uma ajudinha, vou para Suíça em maio, com uma amiga. Quero saber, se eu ficar em Berna posso conhecer Zurique, Lucerna,Lausanne, Montreux e Genebra, fazendo bate-volta , um dia para cada cidade? Qual trem seria ideal para isto? Os trens funcionam 24 h?Quero tb incluir 2 dias em Munique e 2 em Berlim, por onde devo começar?Obrigada. Val

    • Marcella  22/12/2014 | 10:44

      Oi Val, que bom que gostou do site. Obrigada!!
      Berna é central e é fácil fazer bate e volta a partir dela sim! A cidade mais distante da sua lista é Genebra, e está a duas horas de trem.
      Para andar internamente, os trens são esses daqui. Nesse site você consegue ver os horários também. =)
      A melhor ordem das cidades do seu roteiro depende muito da cidade pela qual você chegará na Europa.
      Beijos, Marcella

  76. Jéssica  16/12/2014 | 09:19

    ola Marcela gosteis bastante do site.
    Então pretendo ir a Suíça em junho de 2015, minha base será em Zurique, passando por berna, interlaken lucerna, basel, e ouras cidadezinhas e pretendo ficar uns 15 dias, porem estou pensando em ir a Paris ou Roma no qual ficaria por uns 4 dias.
    qual seria o melhor lugar para ir paris ou roma?
    quantos dias vale a pena? melhor ir de avião ou tem trem para esses lugares?

    • Marcella  19/12/2014 | 13:26

      Olá Jéssica, tudo bem?
      Ai que roteiro delicioso! Uma ótima escolha de sequência de cidades. =)
      Escolher Paris ou Roma é muito pessoal (eu tenho uma preferência e minha irmã outra, por exemplo), mas posso te ajudar com dicas práticas.
      Saindo de Basel, existe a opção de um trem TGV da SNCF que chega em menos de 3 horas em Paris.
      Agora, da Suíça até Roma, o melhor é pegar um avião (se comprado com antecedência há preços baratos em companhias low cost).
      15 dias é tempo suficiente para conhecer a Suíça e ainda visitar outra cidade! =)

  77. GeNY  15/12/2014 | 18:27

    Olá, Marcella!
    Curtindo muito tuas dicas!!!!! Parabéns!!!!
    Eu e meu marido estamos indo em Abril de 2015 para Itália e Suiça, de carro, começando em Florença (2 dias), depois Toscana (4 dias, com base em Siena), Milão (2 dias), Como (passagem)e entramos na Suíca! Queremos ir a Lugano, Locarno, Lucerna e Interlaken! (4 dias ao todo).
    Onde você aconselha que fiquemos na Suíca? Dá pra fazer uma base só?

    • Marcella  19/12/2014 | 12:37

      Obrigada Geny, que bom que gosta das nossas dicas!
      Uma bela viagem essa a sua hein? Vai ser ótima!
      Esses detalhes de hospedagem precisam ser acertados dia-a-dia, dependendo do lugar que você for passar. Lugano e Locarno são bem próximas.
      Mas, no geral, eu aconselharia ficar em Interlaken e Lucerna pois há mais opções de hotéis, como esses em Lucerna e esses em Interlaken. Acho que, pode ficar menos cansativo desse modo. =)

      • GeNY  20/12/2014 | 07:25

        Super obrigada, Marcella!!!
        Bjs
        Geny

  78. celia  07/12/2014 | 18:04

    ola Marcela…parabens pelo site!!! gostaria de uma opiniao sua…minha base é Zurique….dá para fazer o passeio ao topo do mundo em apenas um dia??
    e em Lucerna, em um dia também, dá pra conhecer um pouco a cidade e fazer o Monte Titlis?? obrigada…bjss

    • Marcella  09/12/2014 | 15:03

      Celia, tudo bem?
      Dá pra fazer o passeio em um dia sim, mas ficará bem corrido e cansativo, então depende da sua disposição. Veja: você levará 2 horas pra ir e 2 para voltar de Zurique para Interlaken (trem que vai via Berna), e depois mais umas 7 horas para fazer o passeio completo do Topo do Mundo.
      É possível conhecer os principais pontos turísticos de Lucerna em um dia sim! Mas, mais uma vez, você precisará acordar cedo e estar pronta pra bater-perna. =)
      Beijos e boa viagem!!

  79. valeria  05/12/2014 | 13:39

    Ei Marcella, ótimo site. Parabéns!
    Em fevereiro vou ficar 4 dias na Suiça (chegando de Lisboa e voltando ao RJ). Pretendo chegar em vôo da TAP de Lisboa a Zurique e retornar de Genebra ao RJ. Terei 4 noites. Pensei em chegar em Zurique e ir direto para Lucerna. Ficar 3 noites em Lucerna. De Lucerna, bate-volta para Berna e Interlaken. No último dia, dormir em Genebra para embarcar na manhã seguinte para o Rio. Interlaken é bom para 1 dia de ski com um menino de 14 anos. Lucerna é melhor base que Berna? Grata e sucesso!

    • Marcella  05/12/2014 | 19:29

      Valeria, obrigada pelo elogio ao site! =)
      Vamos ver se te ajudo: eu, pessoalmente, acho Lucerna uma base melhor do que Berna.
      Você vai passear por Zurique? Se quiser conhecer a cidade, acho que seria uma boa opção ficar uma noite. Mas, se Zurique é apenas ponto de chegada, então vá direto para Lucerna mesmo.
      O roteiro vai ficar bem apertado, mas é viável. Também é preciso ver o que você quer fazer em Interlaken. Se quiser esquiar e subir no topo do mundo, acho que você precisaria ficar também uma noite por lá para não correr tanto. Se escolher ficar uma noite lá, então siga depois para Genebra e desista de voltar para Lucerna.
      Vou dar uma sugestão e você vê o que fica melhor para você… E se você chegar em Zurique e ir pra Lucerna, dormir uma noite e no dia seguinte fazer o bate-volta para Berna, dormir a segunda noite em Lucerna e ir para Interlaken, ficar uma noite lá e depois ir direto para Genebra, para não perder tanto tempo se deslocando?
      Planeje o que você quer fazer em cada cidade, e veja se essa opção funciona para você.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      • valeria  07/12/2014 | 19:08

        Ajudou muito! Obrigada, Marcella.
        Beijos

  80. Tiago  26/11/2014 | 19:40

    Marcella, parabéns pelo site.
    Gostaria de uma orientação…estamos planejando minha lua de mel para maio/15. Dispomos de cerca de 14 dias. Quero definitivamente conhecer a Suiça mas não sei se vale a pena dispender uns 10 dias por lá e mais 4 em Veneza ou deixar uns 5 dias apenas na Suiça e tentar encaixar Alemanha ou Áustria….qual sua opinião?

    • Marcella  28/11/2014 | 00:34

      Oi Thiago, que bom que gosta do site! =)
      A Suíça é linda, e uma bela opção pra lua de mel. Se decidirem por ficar 10 dias, vocês irão fazer uma viagem bem tranquila e completa (para conhecer bem o país e sem pressa). Mas, se o plano é visitar outros países também, dá pra deixar apenas uns 6/7 dias para a Suíça e conhecer suas principais cidades, e usar o restante dos dias para conhecer outros países.
      Não esquece que tem que pensar no tempo de “deslocamento” também, seja de trem ou avião.
      Para dar uma sugestão mais precisa, eu precisaria saber mais informações sobre o casal, sobre os interesses e estilo de vocês, países que já visitaram e etc… se quiserem uma ajuda mais completa, podemos prestar o serviço de consultoria de lua de mel pra vocês que é bem interessante! Se tiver interesse mande email pra gente no [email protected] .
      De bate-pronto posso dizer que, no geral, a Itália é um país muito procurado para lua de mel (principalmente a região da Toscana e a própria Veneza), Áustria é um país que também pode ser conhecido em pouco tempo, e algumas cidades alemãs tem um visual parecido com as cidades da Suíça, como Berna e Lucerna. Talvez o ideal seria fazer Suíça e Itália ou Suíça, sul da Alemanha e Áustria.. Há várias possibilidades!
      Beijos

  81. izabel Menegol  11/11/2014 | 20:59

    Em tempo: Já fizemos vindo da Áustria de carro ,St. Moritz ,como o dia estava lindo e era verão,seguimos para Intelaken, subimos montanhas que hoje não teria mais coragem.

    • Marcella  11/11/2014 | 22:19

      Olá Izabel, tudo bem?
      Adorei o seu roteiro de viagem pela Suíça!
      Eu fiz apenas viagens curtas de carro pela Suíça, mas posso afirmar com certeza que as estradas são muito boas e bem sinalizadas.
      A suíça tem paisagens lindas, seja de carro ou de trem! A vantagem do carro é fazer seu próprio itinerário, poder parar para tirar fotos e curtir no seu tempo. Além de que o carro pode ser muitas vezes mais confortável. Resumindo: se você tem companhia para a roadtrip e costuma andar de carro em outros países, vá sem medo!!
      Achei algumas dicas práticas que podem te ajudar, dá uma olhadinha: http://www.suicasingular.com.br/pdf/estradas-suicas.pdf
      Beijos!

      • izabel Menegol  17/11/2014 | 13:42

        Olá Marcella. Obrigada pelas informações. Viajamos o casal(já fizemos bodas de ouro) fomos mais de uma vez pelo interior da França. Itália, Alemanha, Portugal e menos de um mês voltamos da Nova Inglaterra- USA – onde fizemos 10 dias de carro depois de ter ficado em Boston e no final NY Acho que vai dar tudo certo. obrigada

  82. izabel Menegol  11/11/2014 | 20:54

    Olá estamos com passagem para Zurique dia 05 de abril, pensamos ficar 10 dias. Gostaríamos de fazer de carro, porque já temos certa idade e bate e volta nos parece muito cansativo..além de que gostamos dos vilarejos, lagos… Pensei 0 em Zurique 01 dia pela manhã seguir , para St.gallen ,dormir em Vaduz , seguir para Chur e não sei se dá para ir de carro até Lucerna onde dormiríamos 2 noites , seguir para Interlaken 02 noites,subir o monte Jungfraujch , seguir para Berna 01 dia depois Lousanne ,Montreaux e Genebra de onde voltaríamos. Encontro poucos viajantes de carro, o panorama é muito diferente do trem?Se puderes dar alguma dica ficaria grata. Izabel

  83. odair  24/10/2014 | 14:54

    oi marcella. quero visitar a suíça em abril ou maio de 2015 e a ideia é fazer o roteiro todo por trem. tenho 20 dias disponíveis. qual roteiro vc me aconselha? se possível gostaria de usar pelo menos um trem cênico. grande abraço

    • Marcella  27/10/2014 | 23:52

      Oi Odair, tudo bem?
      Nossa, que delícia de viagem com 20 dias pela Suíça!!!
      Com esse tanto de dias disponível, as possibilidades de roteiros são infinitas!!! Dá pra rodar por praticamente o país todo.
      O roteiro básico é esse que sugerimos no post. Você pode conhecer essas cidades por mais tempo, ou começar a explorar outras cidadezinhas como St. Gallen,Gstaad, Lausanne, Montreux, Lugano, Locarno… Tudo vai depender da sua disposição e do seu estilo de viagem.
      Beijos e boa viagem!Coma muitos queijos e chocolates por mim! =)

  84. Armando Coelho  18/10/2014 | 22:11

    Olá Marcella, muito boa noite.
    Gostaria de umas dicas suas, eu e minha esposa estamos planejando nossa viagem para a Europa no ano que vem, iremos em junho de 2015. Eu tenho sobrando 5 noites que gostaria de usar para conhecer a Suíça. Posso encaixar a Suíca no começo ou no final. Se for no começo, depois partirei para a Escandinávia, se for no final, virei da Polônia. Meu pensamento inicial era visitar apenas Genebra e Zurique, mas recentemente andei pensando em usar Berna como base e ir fazendo bate-voltas além de visitar a cidade em si, porém, vi que Berna não é um lugar muito bom para as conexões aéreas que eu preciso. O que você acha que posso fazer, e o que realmente não posso perder na Suíça nessa época do ano?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda e atenção.

    Atenciosamente

    Armando

    • Marcella  20/10/2014 | 11:08

      Olá Armando, 5 dias já dá pra conhecer a Suíça sim!
      Berna e Lucerna são boas “cidades-base” para fazer esse esquema de bate e volta. Se você tiver problema com os vôos, deixe o último dia para conhecer e dormir em Genebra ou Zurique e seguir viagem de lá, já que essas cidades tem mais opções de vôos).
      Acho que é uma boa opção, mas isso depende mesmo da sua disposição, dos horários dos vôos e etc. Planeje com antecedência que fica tudo mais fácil.
      Espero ter ajudado! =)
      Abs,

  85. Victor  28/09/2014 | 21:47

    Olá , muito bacana as dicas . Aproveitando , tenho ainda uma duvida sobre o meu roteiro . Se puder ajudar ….???? Vou sair de Barcelona e gostaria de ter interlaken como base .Pelo q vi teria q ser por aviao de Barcelona ate. Geneve , certo?! . Gostaria de visitar lucerna , Berna , top of europe jungfraujoch e no quinto dia seguir para Paris. Se puder me ajudar ….., Obrigado

    • Marcella  30/09/2014 | 18:00

      Olá Victor, que bom que gostou das dicas!
      Partindo de Barcelona para a Suíça, as cidades que mais tem opções de vôo são Genebra, Lucerna e Zurique. Há também alguns vôos para Berna.
      Se você não pretender visitar Genebra, o melhor seria pegar um vôo para Lucerna ou Berna e já aproveitar para conhecer a cidade (talvez passar uma noite para descansar). A partir de uma dessas cidades você pega o trem para Interlaken (o visual é lindo) e faz dessa cidade a sua base, para depois ir subir em Jungfraujoch e fazer um bate e volta ou passar o dia na cidade que faltou conhecer (ou Berna ou Lucerna) depende de qual você chegar.
      Dai você pode partir dessa cidade para Paris de avião ou trem, que é bem tranquilo também.
      Espero ter ajudado. =)

  86. adriana  28/08/2014 | 15:44

    Marcella ,agradeço a resposta tão rápida!!ESTOU AQUI A DIAS VENDO PREÇOS ,LUGARES!!como falei nosso destino é paris,pretendemos ficar 3 dias na suiça.Meu marido quer muito levar a ” ninhada” para esquiar( idade 8anos/11anos/20 anos e outro de 23,,,)Como chegamos em genebra ás 18 horas será que ja consigo ir para uma cidadezinha ?? POIS CHEGAR Á ESSA HORA COM MALA,CRIANÇAS ETC,DEPOIS DE HORAS DE VOO,,!!! como voltamos por genebra ,pensei em fazer o passeio pela cidade na volta,pois o nosso voo saindo por genebra é a noite.SERÁ que vc poderia me dar uma idéia de quanto gastaremos por dia em aluguel de roupas para esquiar/aulas particulares e alimentação ? Como vamos em 6 estou tentando colocar um pouco na ponta do lápis…ja viuuu!! DEPOIS DE ANNACY,pensei em ir para la cluzaz,,,o que vc acha? EU QUERIA UM LUGAR QUE SE O MEU MARIDO QUISER FICAR O DIA TODO ESQUIANDO EU TENHA O QUE FAZER!!! QUE NÃO SEJA TÃO CARO,POIS SEI QUE NA SUIÇA TUDO É CARO!! Comentei sobre essas cidadezinhas ,pois procurei pela internet,não as conheço !!! agradeço se puder me dar todas esas dicas!!!

    • Marcella  29/08/2014 | 12:21

      Olá Adriana!
      No dia do vôo de volta, o mais interessante é não marcar nenhuma programação para ir tranquila ao aeroporto. Reserve o dia para isso.
      Há diversas estações de ski na Suíça (e França também). Perto de Genebra, as mais famosas e animadas ficam em Interlaken, Zermatt, Verbier e Gstaad na Suíça, e Courchevel na França.
      Mas também há diversas estações bem pertinho da própria cidade, como Annecy e La Clusaz que você falou. Infelizmente, eu não sei te dizer se são animadas ou não (e se você terá o que fazer fora esquiar). Quanto ao dinheiro, isso é realmente muito particular de cada viagem, e são coisas que só sabemos quando conhecemos o estilo e dos programas que cada um fizer… =/

      Espero que essa resposta tenha sido útil. Nós sempre respondemos os comentários do site e tentamos ajudar ao máximo os nossos leitores. Mas, as vezes, alguns leitores querem uma ajuda ainda mais personalizada e feita sob medida, então nós oferecemos um serviço diferente que é o de consultoria de viagem. Veja se te interessa:
      https://segredosdeviagem.com.br/2014/03/novidade-consultoria-de-viagens-personalizada/

  87. adriana  26/08/2014 | 21:05

    BOA NOITE!
    PRECISO MUITO DE UMAS DICAS,VOU EU, O MEU MARIDO COM 4 FILHOS(2 MENORAE DE 11 ANOS )..NOSSO DESTINO É PARIS,COMO COMPRAMOS UMA PASSAGEM PARA GENEBRA,FICAREMOS NA SUIÇA POR 2 DIAS APENAS,,,,CHEGAMOS AS 18HORAS,,,, COMO DISSE EM GENEBRA,,,SERÁ QUE A ESSA HORA CONSIGO IR DIRETO PARA UMA CIDADEZINHA??? QUAL??? GOSTARIA MUITO DE IR A INTERLACK,,,SERÁ QUE DARIA? NÃO CONHEÇEMOS NADA NA SUIÇA,POR ISSO ESTOU AQUI A DIAS PESQUISANDO E GOSTEI DAS SUAS DICAS,,MUITO OBRIGADA E AGUARDO AJUDA!!!!

    • Marcella  28/08/2014 | 12:37

      Olá Adriana. A Suíça é relativamente pequena para nós que estamos acostumados com longas distâncias, e andar de trem por lá é super fácil. Mas, você chegará bem na “pontinha”do país, quase com fronteira com a França, então eu já descartaria ir para lugares mais distantes como Zurich e Lucerna.
      Para te ajudar melhor eu precisaria de mais informações dos seus horários e também preciso saber qual é o ritmo de viagem de vocês, afinal estão com 4 crianças, certo?
      O que posso adiantar é que ficar em Genebra também é uma boa opção pra você, não acha? A cidade é encantadora e vocês podem fazer um bate e volta em um dia para Lausanne que fica a meia hora de trem.
      Podem também fazer um bate e volta (ou ficar um dia, dependendo do seu horário de ida de Genebra a Paris) para Berna que fica a duas horas de trem.
      Interlaken já começa a ficar um pouco mais afastado, pois leva em média 2:45 min de trem.
      Veja os horários nesse site: http://www.sbb.ch/en/home.html
      Espero ter ajudado!

  88. Tobias Almeida  17/07/2014 | 15:38

    Fale Galera!

    Suiça é foda

  89. Felipe  09/03/2014 | 21:02

    Olá! Pretendo fazer esse roteiro a partir de Zurique. Estou em dúvida se fico uma ou duas noites em Interlaken ou uma ou duas em Berna, mas isso é um bom problema. 🙂 Uma dúvida: posso comprar passagens de Genebra para Paris pelo site da TGV? Posso pagar em Euros e embarcar na Suíça? Imprimo a passagem pelo site? Obrigado e sucesso!
    Felipe

    • Marcella  10/03/2014 | 15:53

      Olá Felipe, tudo bem?
      Poxa, dúvida boa essa das cidades mesmo! Rs.
      Se puder, converse com os locais e deixe pra decidir na hora.
      Quanto a sua pergunta, pode sim!! E eu acho até mais inteligente e econômico fazer isso: comprar pela SNCF (empresa que tem o TGV), e pagar em Euros.
      Eu fiz isso da Basileia para Paris e não tive problemas! Na época eu comprei pelo site ( http://www.sncf.com/en/passengers ) e imprimi. Foi bem simples. =)
      Espero ter ajudado. Boa viagem!
      Beijos

  90. Marina  02/05/2013 | 18:26

    Faltou Montreaux!! passou do ladinho, vale a parada, especialmente no jazz festiival que geralmente é em julho!

Ou comente por aqui