Jaisalmer: a cidade dourada no deserto, e o que fazer por lá
Atualizado em:
Dentre os três grandes reinos do deserto de Thar, no oeste da Índia, Jaisalmer foi o maior e que ganhou mais destaque. O fato de estar bem na “porta de saída” da Índia para o Paquistão e outras cidades do oriente médio, fez com que a cidade fosse rota de caravanas, e o saque de pedras preciosas dessas caravanas ajudou a enriquecer a cidade (e seus governantes, é claro).
O ponto alto de Jaisalmer, no entanto, não são seus lindos palácios ornamentados, seus fortes ou a proximidade com o deserto, mas sim o fato dela ser quase toda construída com arenito amarelo, um material que dá a cidade toda a impressão de ser feita de ouro. Subir no terraço de alguma das casas nas ruas estreitas da cidade te faz sentir no topo de uma montanha amarelo-dourada, e é lindíssimo.
O que fazer em Jaisalmer?
1- Gadisagar Lake
É um reservatório construído no século 14 pra abrigar água da chuva e ser uma fonte de água em épocas de escassez (afinal de contas, estamos falando do deserto). Dentro e ao redor do lago estão belíssimos templos e construções.
2- Havelis
Mansões dos comerciantes da cidade se tornaram uma atração turística devido à riqueza de detalhes de suas construções, especialmente as fachadas e janelas, que parecem obras de arte talhadas no ouro. Nós visitamos o haveli de Salim Singh, porque nosso guia era amigo do pessoal de lá (na Índia tem muito disso), mas esta é uma das mais famosas mansões e é realmente muito bonita.
3- Forte de Jaisalmer
É a principal atração de Jaisalmer, já que a cidade se desenvolveu a partir dele (antigamente todo mundo morava dentro do forte) e, como até hoje muita gente mora lá, é um lugar animado, cheio de templos, belas ruas, restaurantes e lojas.
4- Templos Jainistas
Jainismo é uma religião que existe desde 6 antes de Cristo e que teve muitos adeptos comerciantes do Rajastão, por isso, os mais belos templos dos Jainistas estão neste estado, e em Jaisalmer há belos exemplares para serem visitados, como os que estão localizados dentro do Forte.
5- Safári no deserto
Apesar de já ter feito passeios de camelo no Egito, achei que valeria a pena experimentar na Índia. O passeio é bem legal pra conhecer o deserto e ver o pôr do Sol das dunas, mas se você já andou de camelo alguma vez e não amou, acho que este pode ser meio cansativo. Além do mais, hoje em dia eu tento evitar passeios que possam exigir demais dos animais, então sugiro conhecer o deserto de outra forma.
6- Pôr do Sol nos Royal Cenotaphs- Bada Bagh
Esta construção (cenotaph) foi erguida em homenagem a Jai Singh II e seus sucessores, e antes era um belo jardim. Com o tempo, o deserto tomou conta novamente e só sobrou a construção, onde muita gente vai para ver o pôr do Sol. Confesso que eu não amei não, além de ser longe da cidade e rodeado de terrenos baldios cheios de lixo.
Deixe seu comentário