Fatehpur Sikri: a cidade abandonada da Índia, perto de Agra


Atualizado em:


A maioria das pessoas que vai a Índia, inevitavelmente, faz uma parada em Agra. Apesar de ser uma cidade sem muita graça e um tanto quanto suja, é lá que está o monumento mais visitado do país: o Taj Mahal. Mas para além disso, a apenas 40 minutos de carro de Agra está um outro local que merece muito a sua visita, a cidade abandonada de Fatehpur Sikri, que muitas vezes é visitada como ponto de parada a caminho de Jaipur.

Mas o que é, e o que há de especial em Fatehpur Sikri? Confira a resposta para essas e muitas outras perguntas nesse post.  E se preferir, vá direto ao assunto do seu interesse seguindo esse índice abaixo:

-O que é e por que visitar Fatehpur Sikri?
-Jama Masjid, a impressionante mesquita
-Como ir e como incluir a cidade fantasma no seu roteiro?
-Quanto tempo reservar para a visita e para a viagem?

Por que visitar Fatephpur Sikri? 

Primeiramente, um pouco de contexto histórico. Fatehpur Sikri foi construída no final do século XVI pelo imperador Akbar para ser a capital do Império Mogol (ou Mogul ou Mughal) e seu palácio. A cidade foi capital do império Mogol de 1571 a 1585, e essa ocupação durou apenas 14 anos, pois Fatehpur Sikri foi abandonada logo depois por motivos misteriosos. A maioria das pessoas afirmam que o abandono ocorreu por escassez de água na região, mas nosso guia contou que o motivo maior mesmo foi por questões geopolíticas.

Ainda assim, a construção foi tão bem feita que a cidade está muitíssimo bem preservada (quase) 500 anos depois. Por isso é tão gostoso visita-la. Nós adoramos e fomos surpreendidos pela cidade deserta oda de arenito vermelho!

O lugar é enorme! São diversas construções e cada uma guarda suas peculiaridades. Por exemplo, é possível visitar a casa que ele construiu para sua filha, a casa das suas esposas (cada uma tinha a sua casa, pois uma era hindu, uma muçulmana, e a outra católica), o local de reunião com os conselheiros da cidade, e até a lindíssima mesquita que está em outro “complexo” ali pertinho, que conta com uma tumba milagrosa. Falaremos sobre a mesquita no tópico a seguir.

Área residencial

Área residencial

DSC03183

Salão onde aconteciam as reuniões "de conselho"

Salão onde aconteciam as reuniões “de conselho”

Enrada da mesquisa

Enrada da mesquisa

A tumba milagrosa vista de fora, toda de mármore

A tumba milagrosa vista de fora, toda de mármore

Jama Masjid Fatehpur Sikri

Como dito anteriormente, pertinho da área onde estão as principais construções fica a mesquita Jama Masjid (masjid significa mesquita em hindi). Essa mesquita tem a maior porta do mundo e também a tumba do Sheik Salim.

A tumba do Sheik Salim é um lugar especialíssimo para onde muitos fiéis islâmicos (e curiosos, como nós) vão para tentar obter um milagre, pois acredita-se que foi devido à construção da mesquita que o imperador conseguiu ter filhos. Também por isso, muitas famílias que tem dificuldade em engravidar vão até lá em busca do milagre.

Para fazer um pedido você precisa prestar três homenagens: amarrar uma fitinha vermelha na janela, cobrir a tumba com um tecido bonito, e jogar pétalas de rosas por cima. Tudo isso, obviamente, você consegue comprar dentro da própria mesquita, pois há diversos vendedores por lá. Eu comprei o tecido mais simples, mas eles vão tentar de tudo pra te vender o tecido mais rebuscado, alegando que as chances de conseguir o milagre será maior, rs.

A tumba milagrosa

A tumba milagrosa

DSC03194

Eu amarrando minha fitinha (sempre descalça e com a cabeça coberta, em sinal de respeito)

Eu amarrando minha fitinha (sempre descalça e com a cabeça coberta, em sinal de respeito)

Eu oferecendo meu tecido

Eu oferecendo meu tecido

Vendedores de öferendas"

Vendedores de “oferendas”

Como ir e como incluir Fatehpur Sikri no seu roteiro?

Há duas maneiras principais de incluir Fatehpur Sikri no seu roteiro: como bate e volta a partir de Agra, ou como ponto de parada na viagem entre Jaipur-Agra ou Agra-Jaipur. A maioria das pessoas faz como nós e visita Fatehpur Sikri no caminho entre as duas cidades. O nosso roteiro pela Índia foi organizado junto com uma agência de viagem de luxo e ficou redondinho. Veja aqui a rota, os hotéis e fornecedores que escolhemos para aproveitar os dias que tínhamos por lá.

Uma vantagem de fazer a parada no caminho entre as duas cidades é que o dia de viagem não fica inteiramente perdido, afinal você vai conhecer uma atração bem interessante. Em tempo, Fatehpur Sikri fica a 36km de Agra (em torno de 40 minutos de estrada) e 200km (3:30h) de Jaipur.

Vale dizer que não é possível entrar na cidade fantasma de carro. Você tem que parar em um estacionamento, e dai entrar em um ônibus (já se prepara que vai estar lotado e tem que pagar) para chegar até o seu destino final. Terminamos o nosso passeio na mesquita e delá pegamos um Tuk Tuk para voltar ao estacionamento e seguir viagem.

Quanto tempo reservar para conhecer tudo?

Sobre a quantidade de tempo para separar para a visita, eu recomendaria meio período. O passeio em si durará cerca de duas a três horas, dependendo do seu ritmo. Já incluí nessa estimativa de tempo o “rolê” de ida e volta do estacionamento.

Agora, para a gente foi o dia inteiro de estrada + passeio. Acordamos cedo e saímos em torno de 9:30h da manhã do nosso hotel Taj Jai Mahal em Jaipur, almoçamos na estrada em um hotel perto de um parque nacional onde turistas vão para observar aves (não estou achando o nome, desculpa), chegamos em Fatehpur Sikri umas 14h e depois em Agra umas 18h, quando estava começando a escurecer. Chegando foi o tempo de se instalar e tomar um banho no hotel Taj Hotel & Convention Centre antes de ir tomar um drink com vista para o outro Taj  (dessa vez o Taj Mahal) no hotel The Oberoi Amarvillas. Ufa! rs.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.