Jaisalmer: a cidade dourada no deserto, e o que fazer por lá


Atualizado em:


Dentre os três grandes reinos do deserto de Thar, no oeste da Índia, Jaisalmer foi o maior e que ganhou mais destaque. O fato de estar bem na “porta de saída” da Índia para o Paquistão e outras cidades do oriente médio, fez com que a cidade fosse rota de caravanas, e o saque de pedras preciosas dessas caravanas ajudou a enriquecer a cidade (e seus governantes, é claro).

O ponto alto de Jaisalmer, no entanto, não são seus lindos palácios ornamentados, seus fortes ou a proximidade com o deserto, mas sim o fato dela ser quase toda construída com arenito amarelo, um material que dá a cidade toda a impressão de ser feita de ouro. Subir no terraço de alguma das casas nas ruas estreitas da cidade te faz sentir no topo de uma montanha amarelo-dourada, e é lindíssimo.

A cidade dourada vista do alto

A cidade dourada vista do alto

DSC03010

O que fazer em Jaisalmer?

1- Gadisagar Lake

É um reservatório construído no século 14 pra abrigar água da chuva e ser uma fonte de água em épocas de escassez (afinal de contas, estamos falando do deserto). Dentro e ao redor do lago estão belíssimos templos e construções.

Templo no meio do lago

Templo no meio do lago

E um dos templos ao redor do lago

E um dos templos ao redor do lago

2- Havelis

Mansões dos comerciantes da cidade se tornaram uma atração turística devido à riqueza de detalhes de suas construções, especialmente as fachadas e janelas, que parecem obras de arte talhadas no ouro. Nós visitamos o haveli de Salim Singh, porque nosso guia era amigo do pessoal de lá (na Índia tem muito disso), mas esta é uma das mais famosas mansões e é realmente muito bonita.

Haveli de Salim Singh

Haveli de Salim Singh

Detalhes dentro do Haveli

Detalhes dentro do Haveli

3- Forte de Jaisalmer

É a principal atração de Jaisalmer, já que a cidade se desenvolveu a partir dele (antigamente todo mundo morava dentro do forte) e, como até hoje muita gente mora lá, é um lugar animado, cheio de templos, belas ruas, restaurantes e lojas.

Forte visto de baixo

Forte visto de baixo

Artesanato nos muros do forte

Artesanato nos muros do forte. Tenho a bonequinha laranja até hoje.

4- Templos Jainistas

Jainismo é uma religião que existe desde 6 antes de Cristo e que teve muitos adeptos comerciantes do Rajastão, por isso, os mais belos templos dos Jainistas estão neste estado, e em Jaisalmer há belos exemplares para serem visitados, como os que estão localizados dentro do Forte.

Jain temple dentro do forte

Jain temple dentro do forte

detalhes de dentro do Jain Temple

detalhes de dentro do Jain Temple

5- Safári no deserto

Apesar de já ter feito passeios de camelo no Egito, achei que valeria a pena experimentar na Índia. O passeio é bem legal pra conhecer o deserto e ver o pôr do Sol das dunas, mas se você já andou de camelo alguma vez e não amou, acho que este pode ser meio cansativo. Além do mais, hoje em dia eu tento evitar passeios que possam exigir demais dos animais, então sugiro conhecer o deserto de outra forma.

DSC03032

Jaisalmer deserto

Camelos deserto India

momento romance dos nossos camelos

6- Pôr do Sol nos Royal Cenotaphs- Bada Bagh

Esta construção (cenotaph) foi erguida em homenagem a Jai Singh II e seus sucessores, e antes era um belo jardim. Com o tempo, o deserto tomou conta novamente e só sobrou a construção, onde muita gente vai para ver o pôr do Sol. Confesso que eu não amei não, além de ser longe da cidade e rodeado de terrenos baldios cheios de lixo.

As construções dos cenotaphs

As construções dos cenotaphs

Jaisalmer fort visto dos Cenotaphs

Jaisalmer fort visto dos Cenotaphs

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *