Wakatobi: conheça as ilhas paradisíacas da Indonésia


Atualizado em:


Estava revendo as fotos da minha viagem à Indonésia e senti que eu tinha muitas fotos de um destino incrível e super pouco explorado no país: Wakatobi. Quando vi tantas fotos lindas, tive a certeza que mais pessoas deveriam conhecer e ver a beleza dessas ilhas paradisíacas. Quem sabe eu não deixo vocês com vontade de visitar esse paraíso um dia?

WAKATOBI é um parque nacional formado por várias ilhas, entre elas, as quatro maiores e principais: WAngiwangi, KAledupa, TOmia e BInongko. Por isso Wakatobi. =)

Vou usar as fotos para contar essa história e conduzi-los a minha programação nos dois dias que fiquei por lá (dica, fiquem maaaaiss!). Mas no final desse post, você encontrará mais informações e dicas úteis para fazer essa mesma viagem.

Já começo com o visual que encontramos no nosso primeiro dia, em Cemara Beach.

DCIM102GOPROGOPR3159.

Chegamos em Wangiwangi e fomos do aeroporto direto para praia.  Na praia, para dar as boas vindas, fomos recebidos com uma dança típica. Eram meninos e meninas dançando na areia com trajes encantadores. Wangiwangi tem várias danças típicas, e você pode ver mais informações sobre elas aqui.

wakatobi3

De lá,  nos dirigimos para Sombu Beach, um outro ponto lindo na ilha de Wangiwangi. Sombu não tem muita estrtura para “pegar praia” como em Cemara Beach. O foco aqui era fazer snorkel nos lindos corais ao redor do pier, e pegar o barco e sair para mergulhar.

Wakatobi é tido como um dos melhores pontos de mergulho da Indonésia.

wakatobi4

img_1654

Essa beleza toda e olha que nem captei os peixes nesse momento, só os corais…

Por não ter carteirinha de mergulho ainda, fiquei só curtindo o dia no snorkel, enquanto algumas das outras pessoas que estavam comigo saíram pra mergulhar.

Como o visual na beira da praia também era incrível, o dia estava lindo, e eu estava em boa cia, esqueci por um momento do meu arrependimento de não ter tirado uma carteira de mergulho aqui no Brasil. Mas, se você tem tempo de se planejar, não faça como eu e tire uma carteirinha antes de ir!

img_5194-copy

Encerrado o primeiro dia, voltamos para o nosso hotel para descansar, o Patuno Hotel e Resort. O hotel tinha quartos bem melhores do que eu imaginava e tinha até wifi (meio tartaruga, mas tinha).

No dia seguinte, partimos rumo a um lugar que parecia inventado, coisa de filme de barcos que naufragam e chegam em um lugar muito louco. Sério!

Esse lugar que fomos conhecer era a tribo Bajo, uma tribo dos “ciganos do mar”, pessoas que moram em palafitas construídas no meio do oceano. Por estarem relativamente longe do continente, elas vivem isoladas e tem um ritmo de vida totalmente diferente do nosso.

wakatobi10

wakatobi6

Mas o que me marcou mesmo não foram as palafitas, tampouco as canoas. Foram as crianças de Bajo. Como eu já disse no meu relato sobre minha viagem a Indonésia, senti uma mistura de admiração pelo que me era desconhecido, mas ao mesmo tempo me senti mal, como se eu tivesse contribuindo para estragar e ocidentalizar (em um sentido negativo) aquele lugar. Como se minha imagem e minha presença fossem suficientes para quebrar essa dinâmica e o estilo de vida que levam.

Crianças de Bajo

Crianças de Bajo

Sai de lá reflexiva, mas vida que segue. Nosso grupo voltou para o barco para navegar até Hoga Island (Palau Hoga). “UAU” era o único som que saía da minha boca. Eu nunca tinha visto um lugar como aquele! As fotos só comprovam o meu relato.

wakatobi7

wakatobi8

Além da cor do mar ser absurda de límpida, a praia estava totalmente deserta. Um paraíso só para nós! O que eu quero mais?

wakatobi9

Paramos para comer por ali, na ilha de Hoga, antes de encerrar o dia. Infelizmente já partiria no dia seguinte, com a sensação de que deveria ter ficado mais tempo.

Achei que aquele seria o ponto alto da viagem à Indonésia, com as melhores praias paradisíacas e lugares perfeitos para snorkel. Mal sabia eu que o próximo destino iria me surpreender tanto quanto Wakatobi.

Descubra qual é esse destino surpreendente na Indonésia!

Até hoje sigo na dúvida e sem conseguir responder qual deles era mais bonito…


*Agradecimento especial ao Ministério do Turismo da Indonésia que nos convidou para conhecer o país.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Katia Regina

    Olá Marcela, tudo bem?

    A minha viagem original seria de 18 dias em Bali, depois que vi seu blog os dias se reduziram para apenas 8 e inclui Komodo, Wakatobi e Gili na minha viagem e acho que vou adorar. Muito obrigada. 🙂

    Agora uma dúvida, todo esse roteiro de Wakatobi foi apenas em Wangiwangi ou você foi para as outras ilhas do parque? Tentei achar esses pontos que você citou pelo Google, mas eles não acham em Wakatobi e estou programando a minha viagem e gostaria de saber onde ficar.

    Obrigada mais uma vez.

    Beijos.

    Katia Regina

    • Katia, que delícia receber esse seu comentário e saber que te incentivei a explorar mais a Indonésia.
      Essa é uma viagem que exige planejamento mesmo, mas que vale muito a pena!
      Passo por aqui um monte de informações e espero te ajudar:
      -Aeroporto de chegada em Wakatobi: em Wangi-wangi no Matahora Airport (WNI).
      -Guia recomendado: Wakatobi Dive Trip
      -Hotel que eu fiquei: Patuno Hotel e Resort Wakatobi . Vale a pena ver se existe algum pacote do próprio hotel. Ele era bem bom e estruturado, até wifi tinha (meio capenga, mais tinha…rs).
      -Se for ficar mais que 4 dias, acho que vale se hospedar em Wangiwangi e em Tomia também.
      Em Tomia a referência é o hoga Dive Resort ou o Wakatobi dive Resort para se hospedar (eu não fiquei em Tomia, mas recebi essas recomendações).
      -Site oficial de Wakatobi para mais informações: http://indonesia.travel/gb/en/destinations/sulawesi/wakatobi

      Espero muito ter te ajudado.
      adoraria receber o seu relato depois que voltar da viagem, me contando o que achou!
      Depois volta aqui pra contar? =)
      Beijos e aproveite!

      • Katia Regina

        Marcella,

        Após muito fuçar consegui achar os locais no Google… rs

        Pode deixar que voltarei com certeza para dr meu relato sobre Wakatobi.

        Mais uma dúvida, você encontrou alguma cia aérea que fizesse vôo direto entre Bali e Wakatobi ou você fez escala em algum lugar? Eu só estou encontrando vôos com 2 escalas com as cias Lion Air e Wings Air.

        Para ir para Wakatobi eu vi que as cias aéreas só permitem pouca bagagem, você deixou alguma bagagem em hotéis por Bali?

        Bjs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *