Estátua da Liberdade em Nova york: dicas para planejar sua visita


Atualizado em:


Quem nunca sonhou em ir para Nova York e visitar a Estátua da Liberdade? Pois esse foi o primeiro passeio que fiz quando fui para Nova York a primeira vez aos 15 anos. Tudo bem que depois disso eu voltei um monte de vezes, morei lá um tempinho e nunca mais voltei…  Mas a história mudou quando decidi testar o City Pass em junho de 2018, e vi que o cruzeiro para a famosa Lady Liberty era uma das opções. Não pensei duas vezes e fui reviver esse momento, e contar pra vocês como foi.

Comecei com uma série de perguntas e respostas básicas, e deixei o relato da minha experiência por último.

Compre seu City Pass aqui, em reais, 6X sem juros e sem IOF.

O que você verá durante o passeio?

Durante o passeio você visitará duas ilhas: a Libety Island, ilha onde fica a Estátua da Liberdade; e a Ellis Island, onde fica o Museu Nacional de Imigração. Com ingressos adicionais, você pode também subir a coroa da Estátua da Liberdade e ir ao pedestal da Estátua.

Nova York sob névoa misteriosa… O tempo estava assim quando saímos para o passeio, veja na próxima foto como estava na volta.

De onde pego o barco para as ilhas? 

Há dois pontos de partida: o mais comum fica no Battery Park, parque que está no extremo sul de Manhattam e o melhor local para a maioria dos turistas que visitam Nova York. Mas, também é possível sair do Liberty State Park, em New Jersey.

O Battery Park do ponto de vista de quem está no ferry… o tempo abriu quando voltamos a Manhattan.

Com qual empresa devo fazer o tour? Onde compro os ingressos?

A ÚNICA empresa que é autorizada a fazer esse passeio é a Statue Cruises, mas existem vários jeitos de comprar o ingresso além da compra na bilheteria no Battery Park ou no site oficial.

Você pode comprar o ingresso avulso, ou pode usar um passe turístico como o City Pass ou NY Pass, que tem esse passeio dentre as atrações inclusas. Nós pegamos nosso City Pass com a We Plann, empresa parceira que confiamos bastante e indicamos para os leitores. Lá você paga em reais, e sem IOF, por isso o preço final pode parecer mais alto mas na verdade não é, já que você não tem surpresas quando chega a fatura do cartão, e ainda consegue parcelar!

Quanto custa a visita a Estátua da Liberdade?

O ticket normal (sem a subida a coroa) custa U$18,50. O ticket comprado antecipadamente pela internet com a subida inclusa, custa U$21,50. Os ingressos para subir no pedestal são distribuídos gratuitamente no dia do passeio e tem um número limitado (beja mais infos nas próximas perguntas).

Nós usamos o nosso City Pass pra fazer esse passeio, que custa U$127,00. A vantagem é que o City Pass te da prioridade em uma das três filas que você tem que pegar. E mesmo assim, ainda é fila pra caramba… fila pra trocar/comprar o ingresso, fila pro raio x (essa o city Pass tem uma faixa especial) e por fim, fila pra entrar no barco depois do raio-x.

Fila 1: pra comprar, retirar ou trocar o ingresso na bilheteria

Fila 2: passar pela segurança e por um raio-x digno de aeroporto

Fila 3: para entrar na balsa. Mas não precisa ficar preocupado e se matar pra conseguir lugar nessa fila. A ocupação máxima nas ferries é de 667 pessoas, então vai ter um canto pra todo mundo (claro que os bancos acabam primeiro, mas a viagem é tão rápida que você nem vai precisar sentar).

Qual o melhor horário para a visita? 

O mais cedo que você conseguir. Chegando cedo você evita pegas filas maiores nos horários mais lotados que são no final da manhã e começo da tarde, geralmente a partir das 11h).

No verão os barcos começam a sair as 8:30 e no inverno as 9:30, dá pra checar os horários exatos para cada dia do ano no site do Statue Cruises.

Os ferries geralmente saem a cada 20 minutos.

Chegar cedo também é uma vantagem se você quer pegar um ingresso gratuito para ir ao pedestal da Estátua. Os ingressos são distribuídos gratuitamente no dia da visita, e acabam cedo. É possível pagar para reservar com antecedência, e comprar com antecedência a subida a coroa da Estátua. Veja mais abaixo:

Consigo subir no topo da Estátua da Liberdade? 

É possível subir sim os 162 degraus que levam até o topo da Estátua da Liberdade, na coroa. E também é possível ir ao pedestal da Estátua. Cada um exige um ingresso separado além do ingresso do passeio, e para conseguir é preciso se planejar bem.

Há 3 níveis de visita à Estátua: o primeiro é no chão nos arredores (todos tem acesso), o segundo é no pedestal (a base marrom da estátua) e o terceiro é a coroa.

Para subir na coroa, você precisa comprar o ticket com antecedência, direto pelo site da Statue Cruises. Para subir no pedestal (base da Estátua), você pode ou comprar o bilhete com antecedência, ou chegar bem cedo no dia da sua visita, quando são distribuídos de graça um número limitado de ingressos (quem chega primeiro tem mais chances, porque eles acabam rápido). Mais uma vantagem de chegar cedo!  ⠀

Quanto tempo dura o passeio?

Na verdade o passeio demora o tempo que você quiser, pois você escolhe o que visitar e você que cria seu próprio ritmo. Porém, é possível estimar um tempo de passeio desde a chegada no Battery Park até o retorno.

The Registry Room, no Museu Nacional de Imigração. Um dos pontos altos do museu.

-Processo de troca de ingressos/segurança/filas: de 20 minutos a 1 hora (ou mais), dependendo do horário. Na minha visita levei 50 minutos, porque cheguei no parque ao meio-dia, pior horário. Rs.
-Ferry até a Estátua da Liberdade: 15 minutos
Passeio na ilha da Estátua: aqui pode variar bem. Depende se você vai subir na coroa, no pedestal ou se vai observar a Estátua apenas.
-Ferry da ilha da Estátua até Ellis Island: bem rapidinho, em torno de 10 minutos também.
Visita ao Museu Nacional de Imigração em Ellis: pode demorar de 1 a 4 horas. Eu vi os principais pontos do museu, tirei umas fotos e demorei 2 horas na visita.
-Ferry de Ellis Island de volta para o Battery Park: mais 15 ou 20 minutinhos no máximo.

National Immigration Museum, em Ellis Island, NY

O tempo total do meu passeio foi de 4 horas e meia, a partir da chegada no parque ao sul de Manhattan. E eu não subi na coroa e nem no pedestal da Estátua.

Ih, o tempo está ruim, e agora? Vale a pena ir? 

Fiquei uma semana em Nova York em maio e peguei uma chuvinha na maioria dos dias. Estava morrendo de medo de fazer o cruzeiro para a Estátua da Liberdade e não conseguir ver nada, mas quando fui só tinha uma névoazinha que deu um charme a paisagem. Achei que teve um quê do filme “O dia depois de amanhã”, e a chuva veio poucas vezes e não incomodou.

Uma névoa de leve, que deixa Nova York bem mais poética (ou misteriosa, ou assustadora… dependendo da foto, só nesse post já vimos 3 fotos diferentes em um mesmo dia). =P

Para “testar” a visibilidade do dia, minha estratégia foi ir até o Battery Park e ver se eu conseguia enxergar a Estátua de lá. Se conseguisse ver seria um bom indicativo, e já seria razoável pra fazer o passeio. Porém, não recomendo ir se o tempo estiver bem fechado e a visibilidade baixa, você não vai conseguir aproveitar nenhuma das vistas e aproveitará apenas o museu. Não vale a pena o tempo perdido. Nova York é grande e tem muitas outras atrações legais para visitar.

Por fim…o que eu achei do passeio?

No geral o passeio foi melhor do que eu esperava. Imaginava algo mega turístico (o que de fato é), mas mesmo assim não é um passeio “pega-turista”, em que você se sente explorado pagando muito e recebendo pouco. Você compra um ingresso e visita duas ilhas e ainda um museu surpreendente (pra mim foi um dos pontos altos ver de perto como funcionava a imigração naquela época e reconhecer o grande salão principal de vários filmes que eu já tinha assistido (o primeiro que me veio em mente foi “Brooklyn”).

As filas foram EXTREMAMENTE irritantes, na minha opinião. Ficava com raiva só de pensar que estava perdendo tempo -em dólar- em Nova York, e de pensar que para tudo eu teria que pegar uma filinha básica, afinal esse é um passeio bem popular em Nova York. Por isso que reforço sobre a importância de chegar cedo.

Que bom que o visual compensa o esforço!

Também achei que o passeio tomou bastante tempo. Já cheguei tarde, então fiquei o dia todo em função dele. Chegar até o Battery Park de midtown Manhattan demora uns 30 minutos de metrô, depois filas, deslocamento, volta na ilha e etc… nessa já foi 6 horas do meu dia, facilmente. Turistas mais animados conseguem ainda visitar o Memorial 9/11 e subir no One World Trade Center no mesmo dia (acho que incluir o Museu do 9/11 já fica demais, mas vai que você é de ferro…rs).

Faria de novo? Provavelmente sim, mas demoraria mais uns anos para repetir a experiência… entre curtir com calma os restaurantes, parques, museus e opções culturais da cidade e voltar para esse passeio, eu prefiro passar mais tempo como uma verdadeira new yorker.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Oi Marcella, pode me ajudar com algumas dúvidas simples que ninguém fala sobre o assunto ? então, pretendo comprar o CityPASS, mas quero subir a Coroa da estátua da liberdade, sei que terei de comprar o ingresso separado e agendado, porém minha mulher e minha filha não querem subir.
    pergunta: posso ter acesso ao pedestal para as minhas duas companheiras que não querem ir na coroa, utilizando o CityPASS, sem comprar os ingressos da statuecruises ?
    pergunta: ao agendar a visitação da coroa, se eu agendar para as onze horas, onze horas é o meu embarque no píer ou onze horas eu tenho que estar no pedestal, já para subir na coroa ? isso ninguém fala . . . hê hê hê !!!

    • Oi Nunes, tudo bem?
      Não entendi exatamente a sua primeira pergunta. Para tentar esclarecer, as duas podem descer e ficar nos arredores da estátua enquanto você sobe até a coroa. Você pode ver mais esclarecimentos aqui:
      https://pt.citypass.com/articles/new-york/visiting-statue-of-liberty-need

      Quanto ao horário, esteja na estatua as 11h! Já na ilha e nos arredores. Por isso tem que pegar o ferry antes. Até onde eu sei e se não mudou nada, o horário é de visita a coroa, e não de início do passeio. 🙂
      Um grande abraço, Marcella

  • Oi Marcella, boa tarde!
    Se eu quiser ir somente na estatua e ir embora eu posso?
    De quanto em quanto tempo sai os ferrys?

    obrigada!

  • Oi Marcella, boa noite.
    Sabe me dizer se é possivel fazer a visita somente na Estatua ou obrigatoriamente tenho que descer no Museu?
    Pergunto pois durante uma coneção terei 9 horas livre e pensei em demorar em torno de 2h30 para fazer a visita até a estatus…

    • Oi Thais, tudo bem?
      Você tem 9 horas de conexão no total? Ou já descontou os deslocamentos do aeroporto a cidade?
      Veja bem, os 3 aeroportos ficam bem afastados das principais atrações de NY. Se tiver 9 horas de conexão você precisa contar pelo menos 2 horas de deslocamento (1 pra ir e outra pra voltar), precisa chegar 2 horas antes do seu próximo vôo, e ainda adicionar o tempo para fazer imigração. Se for esse o cenário, lhe sobrariam umas 3 ou 4 horas para, de fato, aproveitar a cidade. Com esse pouco tempo eu não recomendaria fazer o passeio da estátua da liberdade, porque as filas podem estar longas e você pode ficar totalmente dependente dos ferries, o que não é bom. Se for esse mesmo o cenário, eu lhe aconselharia ir para outro lugar. Se for sua primeira passagem por NY, o Central Park e a Times Square parecem uma pedida bem melhor.

      Bom, mas respondendo sua pergunta, você pode só descer do ferry em uma ilha só (no seu caso a da Estátua da Liberdade) e depois não descer em Ellis Island e seguir direto para o parque de novo. =)

      Beijos e boa viagem!

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *