Festas da Espanha: das tradicionais às mais malucas


Atualizado em:


As festas da Espanha, costumam garantir diversão e tradição para turistas e locais que não abrem mão de um ambiente alegre e cultural. E nisso o espanhol é craque!

O país possui eventos que são muito populares em toda a Europa, e que por si só colocam a Espanha como opção de destino para as próximas férias. Afinal, muitos europeus vão até lá apenas para participar de datas festivas como a Tomatina, Festa de San Fermín e Las Fallas, por exemplo.

Por isso, se você está pensando em visitar o país e quer saber mais a respeito dos eventos locais, eu preparei neste artigo uma seleção com algumas festas da Espanha que, certamente, valem a pena conhecer um pouco mais.

As mais tradicionais festas da Espanha (e mais malucas também!)

Importante mencionar que neste conteúdo, eu resolvi separar quais são as festas mais populares da Espanha. É claro que além dessas, existe uma infinidade de eventos engraçados e culturais na região, principalmente em cidades do interior e estados mais afastados das tradicionais cidades de Madrid e Barcelona. Mas dessa vez escolhemos as 6 festas mais icônicas ou com conceitos muito malucos e diferentes.  Por isso, aproveite para conhecer e se encantar com diferentes festas da Espanha, que podem ser vivenciadas em diferentes épocas do ano. Quem sabe você não consegue incluir uma no seu próximo roteiro pela Espanha.

-Las Fallas de Valência

las fallas de valencia

Alegorias com tema espanhol na festa das Fallas de Valencia

Las Fallas é um evento que acontece em Valência no mês de março. Inclusive, essa é uma época que encerra o inverno e dá as boas-vindas à primavera local.

Há muito o que fazer em Valência e a cidade costuma ser bastante popular por suas tradições, eventos e arquitetura, mesclando centros supertecnológicos, com catedrais e casas construídas há dois séculos. Mas as Fallas são um evento único.

Fallas são bonecos fabricados papel machê e em tamanhos gigantes, extremamente bem elaborados, espalhados pela cidade a partir da noite do dia 15 de março, até o dia 19, que é o dia de São José, segundo o calendário católico.

No último dia, os anfitriões colocam fogo em todos esses bonecos. Isso acontece pois, segundo a cultura e tradição, Fallas é o nome que se dava às tochas carregadas pelas tropas dos reis.

No dia 19 – o dia do incêndio – Valencia torna-se um lugar com muita movimentação, então barracas de comidas e bebidas são encontradas por quase toda a cidade.

-La Tomatina

Tomatina, La Tomatina, ou ainda The Tomato Fight. Você pode escutar diferentes nomes quando estiver escutando falar sobre esse evento espanhol que consiste em atirar tomates pelas ruas locais de Buñol. A festa que é conhecida por ser realizada no mês de agosto, tem uma história bastante peculiar.

la tomatina Espanha

Precisa gostar muito de tomate, não é?

Iniciada em 1945, quando alguns jovens assistiam ao desfile Gigantes Y Cabezudos na Plaza del Pueblo, a festa simula uma verdadeira guerra. E com isso, o cenário fica todo avermelhado. Mas não se preocupe. O tom rubro não é de sangue, mas de tomates.

No começo, a polícia censurou o ato, mas os envolvidos repetiram, ano após ano, a festa, até que o “mar vermelho” se tornou uma tradição. E isso se perdurou até em meados de 1980, quando a Câmara de Buñol aprovou e assumiu a organização da festa.

Atualmente, La Tomatina se inicia às 9h, com um tronco coberto por sabão inserido no local. Com um pedaço de presunto no topo, os participantes podem tentar subir e alcançar o pedaço de carne.

Às 11h, os caminhões cheios de tomate chegam e depois de um disparo, os primeiros são jogados para iniciar a guerra. Então, após uma hora outro disparo é dado para encerrar a guerra. Uma hora de guerra de tomates, você encara?

-Festas de São Firmino (San Fermín)

Essa é a festa da famosa corrida em espanhóis malucões correm de touros pelas ruas de Pamplona. Ela acontece na cidade no norte da Espanha, entre os dias 6 e 14 de julho, época de verão na Europa, o que faz atrair muitos turistas.

O início da festa ocorre ao meio-dia do dia 6 e é marcado pelo disparo de um foguete, feito da sacada do Palácio Consistorial. O encerramento de uma das mais populares festas da Europa se dá à meia-noite, pontualmente, do dia 14, sendo marcado pela música “Pobre de Mí”.

A atração da festa costuma ser a corrida de touros, feita em um percurso de mais de 800 metros, que passa por três ruas históricas da região, com término na própria Praça dos Touros. Veja no vídeo abaixo. Você teria coragem de participar?

Posso afirmar pra você que essa, sem dúvida, é uma das festas espanholas mais populares. Afinal, mais de um milhão de visitantes passam anualmente pela festa, que conta com cerca de 400 eventos anualmente. Alguns dos eventos incluem:

-Chupinazo;
-Riau-Riau;
-Vésperas de São Firmino;
-Procissão de São Firmino;
-Struendo;
-Octava de San Fermín;
-Encierro de la villavesa;
-Encierros;
-Touradas;
-O apartado e as mulillas;
-Música;
-Banda La Pamplonesa e as dianas.

-Festival La Mercè

La Mercè é outra popular festa da Espanha, conhecida por ser realizada em Barcelona e ter 5 dias de duração. O evento acontece graças às homenagens para a Madre de Deu de La Mercè, a santa padroeira da cidade. Sua primeira celebração foi feita no ano de 1902, embora o feriado seja respeitado desde 1871.

Durante a semana do festival, cerca de dois milhões de pessoas assistem às apresentações culturais e artísticas realizadas em toda a cidade. As atividades mais tradicionais da celebração são baseadas na cultura popular da Catalunha.

Durante os dias do festival, é possível conferir os desfiles de rua, com muitos personagens míticos. Mas o mais legal, sem dúvidas, é ver os Castellers, verdadeiras torres humanas que se assemelham a castelos. Uma pessoa vai subindo no ombro de outra, que escala o corpo de outra, formando um tipo de pirâmide ou torre. Uma agonia e euforia em ver tamanha loucura. Rs.

Olha o vídeo abaixo que impressionante, esse foi em um concurso de castellers em Tarragona, cidade perto de Barcelona. E se quiser assistir a construção dessa torre desde o comecinho, veja esse vídeo aqui (eu amei e pirei assistindo aqui em casa).

Ao todo, são cerca de 600 eventos espalhados por Barcelona. Nessa época, as praças, ruas, museus e parques ficam lotados com a festividade e o melhor é que todos os eventos são gratuitos. Além disso, os trens e metrôs funcionam à noite durante La Mercè.

Por isso, se você estiver caminhando por Barcelona durante a festa, você poderá encontrar teatros de rua, apresentação de dança, circo, bandas e turnês. Uma delícia de evento!

-Feira de Sevilla

Já em abril, ocorre a Feira de Sevilla na região da Andaluzia. Essa é uma das festas da Espanha mais populares e acontece, normalmente, duas semanas depois da Páscoa. Também é conhecida como Feria de Abril.

Durante os dias de festividades, são celebradas a cultura e as tradições da região. Cabanas e barracas são montadas nas ruas de Sevilha, com cores vibrantes, e embora algumas sejam privadas, muitas outras são públicas e recepcionam com alegria os passantes.

À noite, o ambiente fica ainda mais encantador, pois a região é inteira iluminada com pequenas lâmpadas que dão um charme todo especial.

Flamenco em Sevilha

Artista de rua performando perto da Puerta de Jerez, em Sevilha. Durante a Feira de abril é comum ver esse traje em muitas mulheres pelas ruas.

Pela cidade, você encontrará muitas mulheres com roupas típicas de flamenco, a dança tradicional da região, – vestidos coloridos, cheios de babados, flores nos cabelos e leques, além de carruagens e homens vestidos a caráter, com trajes como os dos toureiros.

O ambiente é tomado por músicas flamencas e a comida típica da festa são os tapas, preparadas nas barracas com queijos, mariscos e presunto, além de churros e bolinhos fritos.

E se você quiser conhecer melhor sobre a cidade de Sevilha e o que fazer para aproveitar mais a região, é só clicar aqui e conferir nossas dicas do destino.

-Els Enfarinats (ou Fiesta de los Enharinados)

A cidade de Ibi, em Alicante, recebe anualmente o festival Els Enfarinats. A festa é celebrada dia 28 de dezembro e compõe as comemorações do Dia dos Onocentes.

Comemorada há mais de 200 anos, a festa retoma a história cristã do Rei Herodes e o Massacre dos Inocentes. Residentes de Ibi e turistas encenam uma batalha com trajes militares, representando um golpe de Estado na frente da prefeitura da cidade. Enquanto Els Enfarinats declaram e executam novas e arbitrárias leis, a oposição representa a polícia que tem como objetivo manter a ordem. Uma grande encenação maluca.

Para deixar mais maluco ainda, a festa é encerrada com uma batalha de ovos, farinha e fogos de artifício. Os enfarinats chegam, inclusive, a multar as pessoas que desobedecem às novas leis – e depois doam o dinheiro arrecadado para caridade. Legal, né?

Vale ressaltar que todos os participantes são homens (poxa…) e ao fim do dia, eles mesmo fazem a limpeza da cidade, pois a festa deixa uma bela sujeira.

Quais as melhores festas da Espanha?

Como você deve ter percebido ao longo deste conteúdo, não existe especificamente uma melhor festa da Espanha. Afinal, cada uma delas tem uma particularidade e algo diferente que as transformam em eventos únicos. São muitas festas malucas e com conceitos super interessantes. A vontade é ir em todas!

Por isso, se você tiver a oportunidade, não deixe de aproveitar um desses eventos incríveis para ter a experiência de fazer parte de uma cultura tão rica e especial, como a espanhola.


Agora, se você quer saber como elaborar um roteiro de viagem inesquecível pela na Espanha, não perca a oportunidade de visitar nossos outros posts sobre o assunto.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.