Onde ficar em Bruxelas? Dicas de regiões e hotéis
Atualizado em:
Se você está procurando por uma cidade viva, divertida e com coisas interessantes para fazer, vai gostar de Bruxelas. A cidade merece mais do que um bate e volta ou uma passagem rápida, e mesmo sendo pequena e fácil de explorar, é importante saber onde ficar em Bruxelas e quais regiões serão mais práticas para otimizar sua visita.
Além de saber quais os melhores bairros para se hospedar em Bruxelas, você também precisa de um bom lugar para passar a noite. Por isso, nesse post, também daremos dicas de hotéis para diversos perfis (luxo, conforto e bom custo X benefício) e dos hostels mais legais para você se hospedar por lá. Confira!
Índice do post:
– Por que visitar Bruxelas
– Onde fica Bruxelas no mapa.
– Quantos dias ficar em Bruxelas. Dá pra conhecê-la em um bate e volta?
– Dica infalível para economizar na hospedagem
– Guia de bairros e regiões para se hospedar em Bruxelas
– Seleção dos melhores hotéis boutique e de luxo
– Hotéis em Bruxelas com bom custo X benefício
– Opções de hospedagem econômica e hostels
Por que visitar Bruxelas?
Bruxelas tem lugares icônicos como o Atomium, a Grote Market (ou Grand Place em francês) e o Manneken Pis. Mas também tem muito mais a oferecer. A cerveja belga é uma atração a parte e são tantas opções que fica quase impossível provar o mesmo tipo ou marca de cerveja duas vezes. Mas se cerveja não for exatamente sua praia, você pode aproveitar para provar um dos melhores chocolates do mundo (o tal do chocolate belga), ou ainda se empaturrar de waffles ou batatas fritas.
E não é só de comida que Bruxelas vive. A cena política é muito forte, tanto é que Bruxelas é considerada a capital da Europa por conta das diversas sedes de instituições européias que existem por lá, inclusive a mais importante delas: o Parlamento Europeu. A cena artística também é pulsante, e Bruxelas tem museus bem legais como o Museu Magritte, além de um circuito de murais de personagens de histórias em quadrinhos pela cidade e varias exposições temporárias. Foi lá que visitei a exposição fotográfica mais inesquecível da minha vida, chamada “The World of Steve McCurry”. Ah e a vida noturna: existe e é boa todos os dias da semana!
Leia mais: O que fazer em Bruxelas? Guia completo de passeios pela capital belga
Onde fica Bruxelas?
A capital de Bruxelas está geograficamente localizada no centro norte da Bélgica, que é cercada por países como Alemanha, Luxemburgo, França e Holanda na Europa Ocidental. Amsterdam e Londres estão a menos de duas horas de trem de Bruxelas, e Paris fica a menos de uma hora e meia. Uma posição super estratégica e com conexões fáceis para continuar a sua Eurotrip.
Melhor época para visitar: Bruxelas costuma nos receber com céus cinzentos e tempo chuvoso. No entanto, durante os meses de maio e setembro o céu geralmente está azul e o clima agradável, tente visitar nesses dois meses.
Quantos dias ficar em Bruxelas? Dá pra conhecer em um bate e volta?
Bruxelas é a capital e a cidade mais visitada da Bélgica, e recebe mais de 9 milhões de turistas por ano (dados de 2019). Opções do que fazer em Bruxelas não faltam, e você precisará mais do que um dia de bate e volta para explorar a região. Eu diria que são necessárias no mínimo 2 noites, mas o ideal seria ficar 3 noites para ter 2 dias completos e ininterruptos de passeios pela capital belga. Assim, em um dia você explora a região central e no outro os passeios mais afastados, por exemplo.
Por estar localizada bem no meio do país, é possível escolher ficar hospedado mais noites na capital e fazer bate e voltas para outras cidades belgas, como Antuérpia e Gante. Bruges também poderia render um bate e volta a partir de Bruxelas, mas eu amei tanto a cidade que recomendo dormir lá por pelo menos uma noite. Inclusive já vi gente que prefere se hospedar mais tempo em Bruges do que em Bruxelas, de fato, para curtir o clima romântico da cidade. De todo modo, decidindo incluir algum bate e volta no seu roteiro, adicione uma noite a mais de hospedagem em Bruxelas (ou duas ou três, se for o caso, depende do número de cidades que pretende visitar).
Dicas para montar seu roteiro pela Bélgica: Na minha opinião, o ideal de um roteiro pela Bélgica seria separar dias para dormir em Bruxelas e em Bruges, tanto por serem as cidades mais interessantes quanto pela distância uma da outra. A partir de Bruxelas, você pode fazer um bate e volta para a Antuérpia. Depois, ir de Bruxelas para Bruges e se hospedar por lá. E no caminho de volta de Bruges para Bruxelas, é possível deixar as malas em um locker na estação de trem e fazer um pit-stop em Gante (o trajeto de trem de Bruges para Gante dura apenas 35 minutos). E de Bruxelas seguir viagem para o próximo destino, por exemplo.
Dica infalível para economizar na hospedagem em Bruxelas
Além de ser uma cidade turística, Bruxelas é uma cidade de negócios importante, importante pólo econômico e político. Por esse motivo, muitos visitantes vêm a cidade a trabalho durante a semana, resultando em uma maior taxa de ocupação do que aos fins de semana. Assim, os preços de diárias de hotéis em Bruxelas são mais altos nos dias de semana e ficam mais atraentes nos fins de semana. Isso fica nítido em uma pesquisa rápida, e foi exatamente o que constatei das duas vezes que visitei a cidade.
Ao escrever esse post, fiz diversas novas pesquisas para diferentes datas. Usando como base o Ibis Brussels Off Grand Place, chequei que a tarifa durante a semana chegou a ser 3 vezes mais alta do que de sábado para domingo. Às vezes, você pagará menos por um hotel cinco estrelas por uma noite no sábado, do que em um hotel de classe média durante a semana.
O oposto ocorre com Bruges que é mais cara durante os finais de semana, já que muitos europeus escolhem esses mini momentos de folhga para visitá-la. Sendo assim, use essa informação a seu favor na hora de montar o seu roteiro. Procure ficar durante a semana em Bruges e no fim de semana em Bruxelas para pagar tarifas melhores e economizar na hospedagem.
Em que região se hospedar em Bruxelas? Guia de bairros e áreas
Posso afirmar sem sombra de dúvidas que a melhor região para se hospedar em Bruxelas é no centro histórico, próximo a Grote Market (ou Grand Place, em francês). Esse é o miolinho central da cidade, e onde estão as principais atrações para o turista. Por isso, é ideal para quem busca praticidade e gosta de conseguir fazer tudo a pé perto do seu hotel.
Mas, por ser uma cidade relativamente pequena, essa não é a única opção viável. Há ainda outras boas opções de onde ficar em Bruxelas, como perto da estação (para quem tem um trem bem cedinho, por exemplo, ou chegará mais tarde da noite) ou ainda em bairros com identidade própria e que não estão longe da região central. Vamos ao detalhe, listando as principais vantagens e desvantagens de cada área:
1- Centro histórico de Bruxelas
A melhor opção de onde ficar em Bruxelas. Isso porque concentra a maior parte das atrações turísticas. Algumas das atrações mais populares que você poderá facilmente visitar a pé se escolher se hospedar por aqui, são: Grote Market, o Palácio da Bolsa de Valores, Manneken Pis, as belas Galeries St. Hubert, o bar da Delirium e muito mais.
Veja todos os hotéis do centro histórico de Bruxelas.
Nossas indicações: Rocco Forte Hotel Amigo e Hotel des Galleries
2- Ixelles
Uma mistura de bairro high society com bairro jovem e descolado. Ixelles tem um visual diferente e mais colorido que o comum da cidade, e é um tanto mais sofisticado. Aqui estão os hotéis boutique modernos e há vários bares com clima bem local. Coloque no mapa o gostoso Café Belga como referência para bares, e a Avenida Louise para referência de bons hotéis. Pra finalizar, o local possui uma boa estrutura de metrô.
Veja todos os hotéis de Ixelles.
Nossas indicações: Made in Louise e Hygge Hotel
3- Bairro Europeu
O Bairro Europeu consiste na área onde estão a maioria dos prédios da União Europeia, e perto do Parque Cinquentenário. Um verdadeiro bairro de negócios, onde estão os hotéis mais luxuosos da capital.
Veja todos os hotéis no Bairro Europeu.
Nossa indicação: Sofitel Brussels Europe
4- Entorno da estação de trem “Bruxelles-Midi”
Bruxelas tem duas estações de trem principais, a Gare Centrale e a Gare du Midi (gare = estação, em francês). No bairro de Saint Gilles, que faz divisa com Ixelles, está a Gare du Midi e diversas opções de hospedagens. A região tem forte presença de imigrantes. Ficar perto da estação pode ser uma boa se você tem que pegar trem cedinho ou tarde da noite, e quer usar o hotel como ponto de apoio.
Veja todos os hotéis perto da estação du Midi.
Nosss indicações: Ibis Gare du Midi, ou Pullman, ou Park Inn by Radisson.
5- Distrito de Molenbeek-Saint-Jean e Canal de Bruxelles
O distrito de Molenbeek-Saint-Jean é considerado um bairro trabalhador de Bruxelas, e, por isso, tem um ótimo sistema de transporte público. Procure se hospedar próximo ao canal de Bruxelles, para não ficar muito distante do centro. Já fiquei no Meininger City Center e cheguei a ir a pé para o centro. Um bom bairro para quem busca custo-benefício.
Veja todos os hotéis em Molenbeek-Saint-Jean.
Nossa indicação: Meininger Bruxells City Center
Onde ficar em Bruxelas: hotéis selecionados a dedo
Depois de uma vasta pesquisa, consegui selecionar os meus quatro hotéis preferidos de cada categoria. A pesquisa levou vários fatores em consideração: localização, decoração, tamanho dos quartos, nota do booking, review, e minha experiência pessoal. Tem opções para quem procura hospedagens de luxo em Bruxelas, para quem quer hotéis charmosos mas com bom custo X benefício, e hospedagens budget. Confira:
-Os 4 melhores hotéis de luxo
- Rocco Forte Hotel Amigo
A estrela da cidade. O Rocco Forte Hotel é um dos hotéis 5 estrelas mais famosos da cidade, e tem o carimbo do grupo de hotéis de luxo Rocco Forte. Fica na esquina da Grand Place, a uma curta caminhada do Mont des Arts e do Warandepark. Em suma: localização excelente. Há opções de quartos standard, suítes e suítes exclusivas do René Margritte e Armand Blaton. Independente da sua escolha, estará muito bem hospedado. Veja mais infos e reserve aqui.
- Steigenberger Wiltcher’s
O Steigenberger Wiltcher’s é outro hotel icônico na cidade, desses com um prédio grande e tradicional, super bem cuidado e com personalidade. Fica perto da Avenida Louise, e é um hotel bem luxuoso e que dificilmente te decepcionará. Veja mais fotos e reserve aqui.
- Hotel des Galeries
Um hotel pra deixar qualquer um apaixonado. O Hotel des Galeries possui poucos quartos, decoração moderna e de bom gosto, e um atendimento que impressiona quem lá se hospeda. Além de tudo, não poderia ser mais central, na rue des Bouchers. Um super achado e uma bela recomendação, pra quem gosta de hotéis boutique com personalidade. Confira fotos e preços aqui.
- The Dominican
Para uma opção de luxo acessível, confira o The Dominican. Esse é um hotel mais clássico, em um bonito prédio espaçoso e elegante, que fica no centro da cidade. Hotel quatro estrelas, com quartos espaçosos e café da manhã bom e farto. Reserve aqui.
-4 hotéis com ótimo custo X benefício
- Made in Louise
O hotel Made in Louise seria minha escolha de hospedagem em uma próxima ida a Bruxelas (junto com o próximo hotel dessa lista). Isso porque ele é extremamente estiloso e confortável, e com um preço muito bom – na minha opinião. Além disso, está do lado da Avenida Louise, um ótimo lugar para se hospedar em Bruxelas. Vale a pena conferir, veja mais informações aqui.
- Hygge Hotel
Como disse, em uma próxima viagem a Bruxelas ficaria em dúvida entre o Made in Louise ou o Hygge Hotel. Os dois seguem o mesmo estilo e ficam localizados bem próximos um do outro. São do tipo de hotel que eu amo encontrar nas minhas viagens, cheio de personalidade e bom gosto, e sem serem enormes. Recomendo facilmente! Confira mais sobre o hotel Hygge aqui.
- Hotel Warwick Brussels – Grand Place
O Hotel Warwick Brussels é um hotel luxuoso mas sem preços absurdos, um pouco mais clássico e antigo. Tem quartos espaçosos, um café da manhã farto e uma localização privilegiada e central em Bruxelas, entre a Estação Central e a Grand Place. Vale checar preços e disponibilidade aqui.
- Vintage Hotel Brussels
Como o próprio nome sugere, o Vintage Hotel é todo temático e possui decoração…vintage! Também fica perto da Avenida Louise e perto do centro de Bruxelas, e por um bom preço. Confira mais informações e reserve aqui.
-4 hotéis econômicos e hostels
- 2GO4 Quality Hostel Brussels Grand Place
O 2GO4 Quality Hostel Brussels Grand Place é um hostel barato com localização central, mas é uma localização muito boa mesmo. Ele fica praticamente dentro da Grand Place, e além de tudo é bem charmoso com uma decoração vintage. Os quartos são simples, com beliches, lockers e tudo limpo segundo os antigos hóspedes. Para quem procura uma hospedagem econômica em Bruxelas e não liga de dividir quarto, essa é definitivamente a melhor escolha.
Há ainda uma outra unidade, central também mas mais afastada. Essa sim tem quartos privativos, embora sejam pequenos e BEM simples. Veja aqui que minis os quartos… rs. Pra quem quer quartos privativos sugiro olhar as próximas duas dicas.
- Meininger Hotel – onde já me hospedei
Há duas unidades desse hotel em Bruxelas. Uma fica do lado da Gare du Midi e outra perto do Canal de Bruxelles. Eu já me hospedei nos dois e as experiências foram bem satisfatórias e muito econômicas. Não são as localizações mais centrais da cidade, mas o transporte é muito fácil até o centro antigo ou qualquer outro ponto da cidade. E esse comentário vale para as duas unidade.
Fiquei em um quarto privativo para 4 pessoas na unidade Meininger da Gare du Midi por apenas 60 euros (reservamos para 2 pessoas usarem, é o da foto abaixo). Eu precisava ficar perto da estação de trem e achei o custo X benefício desse hotel excelente. Além disso, fui passear no centro antigo nas poucas horas que tinha na cidade e foi MUITO rápido e fácil chegar de metrô. Esse Meininger é mais barato do que o outro para quem quer quarto privativo e é prático para quem vai chegar ou sair de trem.
Já no outro Meininger, no City Center fui quando mochilei e fiquei em um quarto compartilhado, e foi bem tranquilo também. Dava pra ir caminhando para o centro (uns 20 minutos) e tinha uma bela estrutura de café, tours e etc. Achei bem bom e conômico também. Esse Meininger tem uma localização um pouco melhor que o outro, mas quartos mais caros.
- easyHotel Brussels City Center e/ou Ibis Brussels City Center
Vou colocar esses dois hotéis juntos porque eles tem a mesma proposta. Ambos estão bem localizados, no miolinho central de Bruxelas, e os dois seguem aquele estilo padrão de hospedagem econômica, ótimo para quem quer conforto para passar a noite, mas sem firulas excessivas. Como os estilos são muito parecidos e você quer economizar, vale checar a disponibilidade dos dois e reservar o que estiver mais barato nas datas da sua viagem. Veja o easyHotel aqui, e veja também o Ibis do centro aqui.
Bom, essas são todas as minhas dicas de hospedagem em Bruxelas. Eu acho que consegui cobrir todos os tópicos, certo? Mas caso ainda esteja com alguma dúvida ou insegurança, escreve aqui pra gente nos comentários que responderemos com o maior prazer. =)
Por fim, se você gostou do nosso artigo de hoje sobre onde ficar em Bruxelas, continue por aqui e confira mais dicas da Bélgica, como nosso post completíssimo sobre o que fazer em Bruxelas. Veja também dicas do que fazer em Bruges e o que fazer em Gante. Confira mais sobre a Antuérpia, e nossas dicas de 10 cervejas belgas para experimentar.
Deixe seu comentário