Onde ficar em Monte Verde, dicas de hotéis e pousadas


Atualizado em:


Escolher onde ficar em Monte Verde é uma tarefa que pode ser exaustiva. Isso porque há inúmeros hotéis e pousadas com propostas para diferentes estilos de viagem. Mas não se preocupe que fizemos um guia bem prático e completo para te orientar na escolha dos melhores hotéis e pousadas em Monte Verde. Confira o que encontrará nesse post:

-Monte Verde: uma introdução do que esperar da Suíça Mineira
-Onde ficar em Monte Verde? No centro ou mais afastado? 
-Melhores pousadas e hotéis de Monte Verde: nossa seleção, e os mais luxuosos
-Hotéis e pousadas com charme, e bom custo X benefício 

Monte Verde: a Suíça mineira

Chega o frio e algumas cidades começam a se destacar como destino favorito para as próximas viagens. Monte Verde é um desses destinos, que fica localizado no sul de Minas Gerais, na disputada região da Serra da Mantiqueira. A apenas 3 horas de São Paulo, é um destino perfeito para uma viagem de final de semana ou feriado.

Apesar de ser muito procurada no inverno por casais por conta do frio intenso, clima romântico e por estar no meio das montanhas, Monte Verde é também uma excelente opção para famílias. Além disso, é ótima para visitar em outras épocas do ano, já que há atividades como trilhas, ótimos restaurantes e um centrinho charmosérrimo. Tão charmoso, que fez a cidade ganhar o apelido de Suíça Mineira.

Gostou do que leu e quer viajar para lá? Então a primeira coisa que você tera que fazer é decidir onde ficar em Monte Verde. Vamos as dicas!

Onde ficar em Monte Verde: no centro ou em pousadas mais afastadas?

Lembra que mencionei sobre propostas de viagem? Pois é aqui que algumas questões começam a ser definidas.

Casais em lua de mel geralmente buscam o isolamento e charme dos chalés entre as montanhas com belas vistas do verde da Serra da Mantiqueira. Por outro lado, famílias ou mesmo turmas de amigos ou casais mais animados, podem preferir ficar perto do centro da cidade, já que é lá que estão as lojas, restaurantes, bares com música ao vivo e o burburinho onde tudo acontece.

Vale dizer que há basicamente duas vias asfaltadas na região turística: a Avenida Monte Verde e Avenida do Sol. As outras ruas que saem da Av. Monte Verde e levam a pousadas e hotéis, por exemplo, geralmente são ruas de terra. Algumas bem esburacadas por sinal.

Caso decida ficar no centro, priorize uma hospedagem perto da Avenida Monte Verde. De lá será possível fazer praticamente tudo a pé, sem nem se preocupar em pegar carro. Localização bem estratégica para explorar o centro.

As pousadas e hotéis que estão na Avenida Sol Nascente ainda são excelentes opções perto do centro, e que dispensam o trajeto por estradas de terra. Mas se hospedando por aqui, será necessário pegar o carro na maioria das vezes que você quiser ir a um restaurante, por exemplo.

Nós decidimos nos hospedar mais afastado do centro, para ficar em um lugar mais isolado e ter uma vista bonita do verde da cidade. Mesmo estando em um dos hotéis mais afastados, o Hotel Kuriuwa, em 15 minutos de carro estávamos no centro. Falarei mais sobre o hotel e o acesso a ele no próximos tópicos.

Melhores hotéis e pousadas em Monte Verde: nossos preferidos

Já vou direto ao ponto. Há mais de 200 opções de hospedagem em Monte Verde. Mas, tenho 5 indicações certeiras de lugares que já fiquei ou gostaria de me hospedar nas próximas visitas. São elas: Roots Resort, Kuriuwa Hotel, Pousada Spa Mirante da Colyna, Hotel Saint Michel e Provence Cottage. Cada um tem uma proposta diferente que vamos esmiuçar a seguir.

Roots Resort: hospedagem de luxo completa, localização super central, um hotel novo e com estrutura excelente

hotel de luxo em monte verde

roots hotel monte verde

O Roots Resort é a mais nova sensação de Monte Verde. Super bem localizado, fica do lado do centrinho e da avenida principal. Mas mesmo assim é tranquilo e ótimo para relaxar.

Em uma área enorme de 60 mil m², tem piscina, quadra de tennis, squash, poliesportiva e de beach tennis, lago com barco e pedalinho, academia, sauna e muita área verde. São 19 suítes em várias casas lindíssimas, com decoração moderna e clean, mas mantendo o clima campestre.

Meus pais são pessoas super exigentes e amaram a hospedagem deles no Roots Resort. Super recomendado.

Clique aqui para ver preços, fotos e reservar o Roots Resort

Kuriuwa Hotel: hotel romântico em Monte Verde, chalés privativos e bastante verde, porém mais afastado do centro. 

Chalé romântico em Monte Verde

Nossa morada no Kuriuwa era aconchegante demais!

cafe kuriuwa hotel monte verde

Café da manhã com vista no Kuriuwa Hotel em Monte Verde

O Kuriuwa é um hotel romântico, aconchegante e exclusivo. Fica num lugar alto, entre as árvores, bem imerso na natureza. O hotel é dividido em chalés chamados por eles de Moradas, sendo que tem a Morada do Paraíso e a Morada da Lua são as maiores e mais luxuosas. Alguns quartos tem ofurô ou hidromassagem, mas todos tem lareira no quarto e varandas também com lareiras(!), o que é uma delícia para ficar tomando um chá ou vinho no final do dia.

O hotel também conta com spa com tratamentos relaxantes como massagens e banhos. Tanto eu como a Mari já nos hospedamos no Kuriuwa em um final de semana romântico em Monte Verde, e adoramos a estadia! Super recomendamos para quem quer um hotel romântico em Monte Verde. ♥

O único incoveniente é a estrada de acesso que pode ser chatinha no último quilômetro e meio, especialmente se estiver chovendo. Mas mesmo estando afastado, em 15 minutos de carro e alguns buracos depois,  você estará no centro de Monte Verde.

Clique aqui para conferir preços e reservar o sua hospedagem no Hotel Kuriuwa

Pousada & Spa Mirante da Colyna: considerada uma das melhores pousadas em Monte Verde

pousada em monte verde

pousada para casais monte verde

Assim como o Kuriuwa, a Pousada Spa Mirante da Colyna é uma excelente opção de hospedagem em Monte Verde para lua de mel, ou para eternos apaixonados. Mas em compensação, fica um pouco mais próxima do centro e com um acesso mais fácil.

É considerada uma das melhores pousadas em Monte Verde. Além disso, também faz parte da Associação Roteiros de Charme. E o charme fica evidente na decoração rústica, porém sofisticada. Estruturas de madeira com vidros que revelam paisagens lindas, a pousada tem ares de chalé de montanha chic.

Clique aqui para reservar a Pousada Spa Mirante da Colyna

Hotel Saint Michel: moderno, de fácil acesso, com conforto e também estrutura para famílias

Onde ficar em Monte Verde Hotel Saint Michel

Não é porque você vai com a família que precisa ficar em hotéis sem charme ou em resorts gigantescos. O Hotel Saint Michel tem uma belíssima estrutura que agrada todos os tipos de públicos, com SPA L’Occitane, brinquedoteca, sauna, piscina, academia e sala de jogos.

Há opções de quartos tanto para casais ou para famílias de até 4 pessoas. O Saint Michel tem uma decoração mais moderna, e com amplas janelas de vidro emoldurando o azul do céu e o verde da terra. A grande vantagem é que está localizado na Avenida Sol Nascente, perto do centro, mas mesmo assim possui vistas com bastante verde.

Clique aqui para reservar o hotel Saint Michel

Provence Cottage: praticamente uma viagem para a França

Realmente essa pousada em Monte Verde parece um cottage (casinha/chalé) da Provence (região da França). =P

hotel de luxo em monte verde

hotel romântico em monte verde

Das 5 opções e luxo que citei aqui, acho que essa é uma das hospedagens mais charmosas e com personalidade. Há uma certa delicadeza nos detalhes, além de um conforto estilo rústico-chic em cada um dos chalés espalhados pelo jardim. Por sinal, há plantações de lavanda e oliveira nos arredores dos chalés.

No local, há um bistrô que atende poucas pessoas por noite, de quinta a sábado. O menu é fechado e “surpresa”, você diz se tem alguma restrição alimentar e descobre na hora os sabores inspirados na Serra da Mantiqueira.

Hoteis e Pousadas com bom custo X benefício

Pousada Villa D’Amore

hospedagem em monte verde para casais

Durante minhas pesquisas eu fiquei simplesmente encantada com essa pousada. Apesar dessa pousada possuir suítes convencionais, o que achei legal dessa hospedagem em Monte Verde são as cabanas. As cabanas são bem rústicas e aconchegantes, geralmente de madeira e praticamente no meio de um bosque.

É um tipo de hospedagem com uma proposta diferente, e que agradará particularmente aos casais. Um ponto positivo é que está bem perto do centrinho, e mesmo assim há um espaço bem legal na propriedade.

Clique e reserve a Pousada Villa d’Amore aqui

Pousada Canto do Sabiá

Pousada barata em monte verde

Chalés confortáveis e charmosos na medida certa, simples e sem exageros. A pousada está localizada na Avenida Sol Nascente e é preciso pegar carro para ir ao centrinho, mas o trajeto é asfaltado e rápido. Todos as acomodações possuem lareira, banheira de hidromassagem para o casal, aquecedor e lençóis térmicos. Uma amiga que viaja bastante e tem bom gosto já se hospedou aqui e achou uma graça.

Clique aqui e reserve a Pousada Canto do Sabiá

Pousada Suíça Mineira

Pousada Monte Verde Suíça Mineira

Uma outra excelente opção de onde ficar em Monte Verde sem precisar investir mais do que pode. A Pousada Suíça Mineira tem uma localização ótima, na avenida principal da cidade, em torno de 500 metros da área mais comercial e de interesse do turista. Há opções de acomodações mais simples e confortáveis, mas também suítes mais luxuosas e nupciais. Fica a seu critério escolher a que mais combina com você.

Reserve a Pousada Suíça Mineira aqui

Hotel Meissner-Hof

Hotel em monte verde

O Meissner-Hof tem um exclente custo X benefício e é a cara da Alemanha, pois a arquitetura e decoração são bem típicas da Bavária. Foi por esse motivo que gostei da proposta do Meissner-Hof, porque é como viajar para o exterior sem sair do seu país. A área do hotel é enorme, e tem uma ótima infraestrutura com quadra de tennis, piscina aquecida e até uma capela mega fofa para ensaios fotográficos ou eventos. Além disso, as vistas do hotel são lindas e amplas.

Reserve o Hotel Meissner-Hof aqui

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe comentário

  • luciana buchalla

    eu fui esse final de semana e graças a dica da marianna do segredos de viagem consegui chegar a esse paraiso…. realmente um paraiso,perfeito para casais q querem uns dias sozinhos
    ameiiii e obrigada pela dica segredos de viagem vcs são otimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.