Roteiro Leste Europeu: Destinos e Dicas Para Sua Viagem
Atualizado em:
Descubra no post abaixo qual é o melhor roteiro pelo Leste Europeu para a sua viagem!
Leste-Oeste, Oriente-Ocidente, caro-barato (ou menos caro), Yin-Yang. O território do continente europeu que está mais perto da Ásia é totalmente diferente do território que margeia o oceano atlântico. Um pedaço da Europa cheio de história, vida e identidade própria.
O Leste Europeu é um roteiro sempre revisitado por diversas pessoas em diferentes fases e estilos de vida, e agrada desde quem vai de mochila nas costas ou salto alto nos pés.
Pensando nisso, escrevemos nossa sugestão de um roteiro coringa para 16 dias nessa parte do continente, tempo que consideramos ser ideal para conhecer as principais cidades. Mas, a partir desse roteiro base também é possível adicionar cidades ou aumentar a quantidade de dias em cada uma das capitais para conhecê-las ainda melhor, de acordo com a sua disponibilidade.
Teoricamente o Leste Europeu compreende apenas a Áustria, Hungria, Eslováquia e Chéquia (antiga República Tcheca). Mas na nossa opinião o leste da Alemanha e parte da Polônia também tem tudo a ver com o estilo e a programação da viagem, e estão lá pertinho.
A viagem é mais gostosa e livre com carro alugado (e google Maps, claro), permitindo parar em cidades menores no meio do caminho. Mas também é bem fácil fazer o trajeto entre cidades de trem ou ônibus e não ter a preocupação com o automóvel dentro das cidades grandes.
Veja abaixo a sugestão cidades do Leste Europeu que deveriam estar no seu roteiro, já com a indicação de quantidade mínima de noites em cada uma, e também as opções de transporte entre os trechos.
Roteiro pelo Leste Europeu: cidades e rotas
Berlim – 4 noites
Berlim é o tipo de cidade que te recebe, abraça e aceita, independente de quem você seja. Essa descrição de Berlim feita pela Mari Camargo nesse ótimo post com dicas da cidade, define perfeitamente o espírito berlinense.
Você pode começar sua viagem pelo Leste Europeu por aqui, vindo de Frankfurt, por exemplo, que é um ótimo hub para voos saindo do Brasil.
Quatro noites é o tempo ideal para aproveitar as principais atrações de Berlim, curtir a vibe e os diferentes bairros da capital alemã. Isso te dará 3 dias completos de passeios, além de uma noite ou uma manhã extra. Se deseja visitar Potsdam, adicione uma noite no roteiro.
*Como ir de Berlim a Dresden – esse trajeto pode ser feito de ônibus pela BusRadar ou CheckmyBus para quem quer economizar (2:30h), de carro alugado para quem está em uma roadtrip (em torno de 2 horas) ou de trem, que é uma das melhores opções e leva em torno de 2:15h apenas).
Conheça e reserve os melhores hotéis em Berlim
Dresden – 1 noite
Permita-se passar pelo menos uma noite em dresden quando estiver a caminho de Praga. Se tiver duas noites, melhor ainda, pois você garante um dia inteiro para visitar a cidade com calma.
A cidade é sempre uma surpresa para os viajantes e é incrível ver de perto um local que renasceu praticamente do zero após uma destruição tremenda na Segunda Guerra Mundial.
Visitei Dresden duas vezes e em ambas fiquei encantada. Contei um pouco sobre Dresden aqui.
Dica de ouro: Para quem está com os dias contados, mas quer dar uma espiada em Dresden mesmo assim, existe um trem que liga Berlim e Praga, mas faz um stopover na cidade. Assim você pode chegar de manhã, passar algumas horas na cidade e seguir viagem. Veja mais informações sobre esse esquema nesse post do Sundaycooks.
Praga – 3 noites
Capital da Chéquia, Praga é conhecida como a cidade das “cem cúpulas” por causa das centenas de cúpulas e torres que se vê no horizonte (bem auto-explicativo…rs).
Praga tem uma arquitetura belíssima com contrastes entre o antigo e o novo, além de muita história e cultura e uma vida noturna vibrante.
Quando visitei fiquei com a sensação de estar em uma parte da Alemanha com pessoas falando russo, pois eram minhas referências. Mas ao longo dos dias fui descobrindo que a cidade tem muita personalidade própria e fiquei com muita vontade de ter incluído mais cidades da Chéquia no meu roteiro, como Cesky Krumlov, Brno e Pilsen.
Reserve pelo menos três noites para sua viagem, mas o ideal mesmo é reservar quatro para curtir tudo com calma. São diversos parques, igrejas e bares para incluir no roteiro. Eu fiquei 5 noites e senti que 4 seriam suficientes. Mas como peguei muita chuva, foi bom ter essa noite extra que me deu uma margem de segurança para conseguir conhecer tudo o que eu gostaria.
*Trecho Praga/Viena – aqui também é possível ir de carro, ônibus ou trem, sendo que o tempo de viagem é praticamente o mesmo (4 horas). O ônibus sai mais em conta do que o trem, principalmente se as passagens forem compradas com antecedência. O trajeto passa por Brno, que pode ser uma opção de parada para quem tem mais dias.
Conheça e reserve os melhores hotéis em Praga
Viena – 2 noites
Considerada a melhor cidade do mundo para se viver, Viena respira arte, história e ainda uma ótima vida noturna. Além de tudo é super segura e com ótimas opções de transporte público (o metrô é 24h no final de semana. Quem vai se apaixona!
Reserve duas noites no mínimo, mas preste atenção ao horário do seu transporte para conseguir pelo menos dois dias inteiros bem aproveitados na cidade. Exemplo: saindo de Praga de manhã e chegando na hora do almoço e indo embora a tarde. Se não conseguir se organizar dessa maneira, garanta três noites. Fiquei 3 noites e achei excelente.
Uma observação especial para quem tem mais tempo de viagem: é possível fazer um bate e volta ou passar uma noite em Bratislava, a partir de Viena. Inclusive muita gente que quer economizar beeem escolhe se hosepdar em Bratislava e vai para Viena a partir de la.
*Trecho Viena/Budapeste – pode ser feito de carro ou trem (em torno de 2:20h) ou de ônibus (3:30h).
Conheça e reserve os melhores hotéis em Viena
Budapeste – 3 noites
A capital da Hungria é tida por muitos como a “nova Paris da Europa” por ter um clima cultural e boêmio que lembra bastante a Paris áurea de décadas passadas, casa de muitos artistas renomados de diferentes áreas de atuação.
Hoje, a cidade atrai muitos jovens e turistas do mundo inteiro e é encantadora.
Três dias é o mínimo para começar a conhecer Budapeste e se encantar com o rio Danúbio que divide Buda e Peste.
*Trecho Budapeste/Cracóvia – é possível ir de ônibus, trem, ou até mesmo trem noturno (o que eu menos recomendo, pois os preços não valem tanto a pena assim e você dorme mais desconfortável).
Conheça e reserve os melhores hotéis em Budapeste
Cracóvia – 3 noites
A Cracóvia é uma cidade na Polônia que recebe muitos turistas principalmente por estar perto do infame campo de concentração Auschwitz-Birkenau.
Adicionamos três noites no roteiro porque achamos interessante tirar um dia inteiro para a visita a Auschwitz, e outro para conhecer a mina de sal de Wieliczka. E no meio do caminho conhecer a cidade em si.
Conheça e reserve os melhores hotéis na Cracóvia
Veja também nossa sugestão de hotel budget na Cracóvia
Quer mais? Continuação do roteiro pelo leste europeu e além…
Quem tiver mais tempo pode adicionar mais dias para conhecer a fundo as cidades acima, ou pode acrescentar Varsóvia ao roteiro. Depois de Varsóvia é possível continuar a visita a outros países como os Bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia). Escrevemos sobre as cidades e fizemos uma sugestão de: Roteiro pelos países Bálticos.
Para se preparar e viajar antes da viagem
Para entrar no clima e aumentar as expectativas, leia os livros A ignorância, de Milan Kundera e Budapeste, de Chico Buarque.
Assista qualquer filme que fale sobre a Segunda Guerra Mundial como O Pianista, A vida é Bela, Os Falsários, O Jogo da Imitação, O menino do pijama listrado, ou Ponte dos Espiões, entre outros.
Veja também os filmes alemães Os Edukadores e Metrópolis e o filme Um método perigoso. Adeus Lênin é um ótimo filme para entender a Berlim na época do muro.
Tem mais dicas para montar um roteiro pelo Leste Europeu ou de livros, filmes e séries? Comente aqui que vamos adorar saber e melhorar ainda mais nossos posts!
Franciele Maboni Siqueira
Olá Marcella! parabéns pelo blog!
Estamos com passagens compradas entre 13/10/24 a 31/10/24, chegando por Berlim e saindo por Viena. A idéia é fazer mais ou menos o mesmo roteiro que você aponta aqui, com extensão de dias. Você acha tranquilo alugarmos carro em Berlim para seguir a viagem para Dresden – Praga- etc? Somente falamos inglês. Esta é uma das preocupações. A outra é de alguma surpresa com as mudanças de regras entre países. Temos uma bebê de 1,10 anos, então o carro nos parece mais confortável. Obrigada!
Segredos de Viagem
Oi Franciele, tudo bem?
Em relação ao idioma na hora de alugar o carro em Berlim, não precisa se preocupar. Na Alemanha todo mundo fala inglês, especialmente na capital. Todo mundo mesmo!
As estradas no país também são muito boas e o carro é uma boa opção para explorá-lo. Além de ser mais fácil com a bebê, vocês também ficam com a opção de adicionar paradas em cidades charmosas no caminho. Talvez este texto te ajude um pouco. Só fique atenta ao reservar o carro para pedir também a cadeirinha.
Quanto às mudanças de regras, provavelmente elas vão existir, mas não tem muito o que fazer além de ficar atenta, assim como ao chegar na Alemanha você vai precisar redobrar a atenção porque as regras não são as mesmas do Brasil. Infelizmente não sei de nenhuma particularidade em relação a isso para poder te ajudar aqui, mas eu tentaria dar uma pesquisada para ver se há algo muito fora do normal.
Boa viagem!
Segredos de Viagem
Ah, adicionando que quando chegar nas cidades base talvez o carro não seja a melhor maneira de explorá-las. Eu buscaria ficar bem localizada para evitar precisar pegar transporte, mas caso necessário, saiba que na Europa é bem comum e fácil entrar com o carrinho de bebê nos metrôs, ônibus ou trams.
emanueli
Olá Marcella ! Eu e meu esposo vamos fazer um tour de 2 meses pela Europa, a ideia é começar por Porto e ir ate Bruxelas, passando o natal em Roma, e a virada do ano em Budapeste, uma das ideias iniciais e que estamos estudando é pegar um vale trem, onde você tem direito de viajar ilimitado por 28 países durante o período escolhido. http://www.raileurope.com.br você tem experiencia ou conhece alguém que ja usou esse meio ?
Obrigada !!!!!!
Marcella
Emanueli querida, desculpe não poder ajudar com isso. Não conheço ninguém que tenha usado e também nunca usei, mas parece ser BEM interessante. Espero que alguém aqui nos comentários possa te ajudar. =)
Vera Lawisch
Oi, Marcela, gostaria de informações sobre a melhor forma de ir de Praga para Cracóvia em outubro. Obrigada
Marcella
Olá Vera,
há vários meios de transporte de Praga para Cracóvia.
Você pode ir de avião que é mais rápido, mas também pode ir de trem (quase 7 horas de viagem).
Se achar que vale a pena ou que faz sentido no seu roteiro, a viagem de carro é uma boa opção e dura 5 horas, geralmente (e você pode fazer paradas no caminho). Se não estiver achando preços bons e quiser economizar, tem até ônibus para lá, mas essa seria minha última opção.
Espero ter ajudado.
Beijos,
Marcella
Marcelinho
Gostei muito.
Marcella
Que bom Marcelino! =)
Walleska
Partindo e voltado de Paris (passagens já compradas), por onde aconselha iniciar/terminar o roteiro (20 dias) para o Leste Europeu?
Marcella
Oi Walleska!
Que cidades você quer incluir no seu roteiro?
Minha dica é ver a passagem aérea que mais compensa, e também tentar chegar e sair por alguma das cidades das “pontas” do roteiro.
Exemplo: se incluir na sua viagem Berlim, Praga, Viena e Budapeste, tente começar em Berlim e terminar em Budapeste (ou vice-versa). Assim você compra esses vôos e fazt rajeto do meio via terrestre (trem ou ônibus ou até mesmo carro).
Espero ter ajudado.
Beijos e boa viagem! =)
Sonia Simões
Olá,
Antes de mais nada amamos o seu site, parabéns, e suas dicas nos inspirou nessa aventura!
Vamos para o Leste Europeu em Abril/2017, somos 4 irmãs a mais nova tem 62 anos. Vamos entrar na Europa por Roma ( a mais velha quer assisti uma Missa no Vaticano).
De Roma pra Veneza vamos pegar um vôo, ficamos 3 dias e o desejo é seguir de onibus ou trem para Liubiania, Zagreb, Budapeste, Viena, Praga e Berlim. Gostaria de informações sobre a compra das passagens entre estas cidades.
Será que consigo colocar a Cracóvia neste roteiro que fizemos sem aumentarair muito, o tempo de estrada?
Se puder ajudar-nos vamos ficar muito felizes!
Desde já agradecemos,
Suzana, Solange, Sonia e Magna
Marcella
Olá meninas, que delícia de viagem!!!
Que bom saber que ajudamos um pouquinho a organizar essa viagem de vocês. =)
Tem um site bem legal que você coloca o trajeto que quer fazer e ele dá as opções de transporte (com nome das empresas), duração da viagem e a estimativa de preço pra cada opção.
Chama https://www.rome2rio.com/
Acho que vai ser ótimo pro planejamento de vocês!
A partir das opções do site, vocês podem procurar na internet o nome da companhia que escolherem e comprar online.
Uma dúvida…quantos dias de viagem vocês tem?
Incluir a Cracóvia depende um pouco da quantidade de dias.
É uma pernada um pouco longa e pode ser um pouco chatinha, mas dá pra fazer sim.
Se quiserem incluir, acho que dai vale a pena consultar os preços de passagem aérea.
Espero ter ajudado!
Se tiverem mais dúvidas, podem comentar mais, ta?!
Ah, não se preocupem que o e-mail fica registrado aqui pra gente quando vocês comentam. 😉
Sonia Simões
Obrigada Marcella!
Nós pensamos em 20 dias, o que você acha?
Pois é , quando estava fazendo o roteiro achei que iamos gastar muito tempo e dinheiro de translado, com a esticada pra Cracóvia.
Agora com a sua dica tenho como argumentar com as “meninas”…
Vou visitar o site sugerido e se surgir alguma dúvida, volto a pedir ajuda.
Muito, muito obrigada!
Um abraço Sonia
Rosangela Scheithauer
Trabalho como Guia em Viena e arredores. Ofereco passeios lindos e inesquecíveis, dou boas dicas, levo para conhecer lugares onde sómente quem mora no país pode indicar.
Entre em contato. Terei muito prazer em ser sua Guia.
Email: [email protected]
Marcella
Obrigada Rosangela!
Será um prazer conhecer os seus serviços e contar a experiência para os nossos leitores! =)
Rosangela Scheithauer
Marcela, terei prazer em ser sua Guia em Viena. Quando pretende vir para cá?
Escreva-me! Abracos. Rosangela
Ciro
Olá! Parabéns pelo blog.
Bom, estou programando minha viagem para a Europa em Agosto. Ainda não comprei as passagens pq gostaria de definir alguns detalhes importantes no roteiro (como por onde começar, por exemplo). Portanto, gostaria de pedir uma ajudinha, se possível.
Serão 25 dias e a ideia é visitar
R. Tcheca (Praga e Český Krumlov) 4 dias
Hungria (Budapeste) 5 dias
Eslovênia ( Ljubljana e Bled) 4 dias
Croácia (a definir) 7 dias
Bósnia (Saravejo e Mostar com cachoeiras de Kravice) 4 dias
Ah, um detalhe importante é que como nao dirijo, a locomoção será toda com transporte publico!
Como falei anteriormente a maior duvida é por onde começar a viagem… Inicialmente pensei no seguinte R. Tcheca – Hungria – Eslovênia – Croácia e Bósnia . O problema é que se o destino final fosse Bósnia, provavelmente teria que retornar a algum outro lugar para voltar ao Brasil, né? A outra alternativa que pensei seria começar por Budapeste e terminar em Praga. Mas não gostei muito desse cenário.
A outra grande questão no roteiro é em relação a Croácia. Não vai dar pra visitar todos os lugares (infelizmente) então a ajuda seria para ajudar a eleger alguns. A ideia na Croácia é aproveitar as belas praias para relaxar das andanças nos demais países. Inicialmente tinha pensado em Zagreb, Split e Dubrovnik.
O que vc acha do roteiro? Muito corrido para 25 dias? Desde já agradeço
Abs
Mari
Ciro,
É corrido mas é factível e dá pra aproveitar bem!
Quanto ao primeiro ponto, voce esta certo. Vôos saem beeem mais baratos se a ida e a volta sao da mesma cidade. O que voce pode fazer é terminar na Bósnia e de lá pegar um vôo low cost para seu local de origem. Vai sair mais barato com certeza.
Quanto à croácia, as três cidades que você escolheu são ótimas, mas já que a idéia é aproveiar praias, pq não ficar em uma ilha, então? Hvar é super legal e há balsas saindo de Split.
No mais, me parece que seu roteiro esta otimo e voce vai aproveitar muitop!
Boa viagem e depois conta pra gente como foi!