Sylvia’s Restaurant: brunch gospel no Harlem


Atualizado em:


Veja como desfrutar um brunch gospel no Harlem, em Nova York e como foi nossa experiência no Sylvia’s Restaurant, estabelecimento super tradicional da região.

Um domingo gospel no Harlem

As igrejas gospel no Harlem já viraram atracão turística. Passeios e tours que incluem uma visita aos serviços dominicais das igrejas protestantes já são comuns na cidade, e diversos turistas se aglomeram no bairro aos domingos para ver os famosos (e belíssimos) coros.

Assim como as missas gospel já viraram uma instituição do Harlem, o Sylvia’s Restaurant também. Fundado em 1962, o restaurante serve uma comida típica do sul dos Estados Unidos, com destaque para os Waffles com Frango frito, a especialidade da casa. A atracão no entanto, fica por conta da cantora que anima os brunchs de domingo no concorrido “Sunday Brunch Gospel”. Das 11h as 14h, os clientes comem ao som do melhor do Gospel do Harlem.

 

A fachada do lugar, lotado aos domingos

A fachada do Sylvia’s, lotado aos domingos

Passeio no Harlem com tour ou por conta própria? 

A resposta depende do tanto que você quer se aprofundar e conhecer a história do bairro. Você pode passear pelo Harlem por conta própria ou contratar um passeio fechado. Se decidir ir por conta própria, não deixe de ir no Teatro Apollo.

Para quem quer contratar um passeio com guia em português, e que passa pelos principais pontos da cidade e ainda termina com um coral gospel, nós indicamos comprar esse tour pelo Harlem. Ele tem a opção só de tour e uma outra opção que encerra em um brunch no Sylvia’s. Eu gosto bastante dessa opção porque acredito que faz mais sentido ter uma verdadeira imersão no contexto cultural do bairro. Quando eu fui passear no Harlem em um domingo não sabia desse passeio e acabei indo só comer no Sylvia’s mesmo, o que já foi bem bacana.

Nossa experiência no Sylvia’s Restaurant em Nova York

O lugar é simples e, dada a fama do Sylvia’s, já se vê muitos turistas no restaurante, mas a essência não foi perdida: no balcão, moradores antigos da região saboreiam seus pratos enquanto as famílias comem em meio aos turistas. Neste caso, o turismo não ofuscou a autenticidade do local.

A região da entrada, onde fica o balcão/bar

A região da entrada, onde fica o balcão/bar

Um dos salões

Um dos salões

Outra área de mesas

Outra área de mesas

A comida é gostosa mas, obviamente, pesada, daquelas que você fica lembrando horas depois. Pedimos os Waffles com Frango frito (carro chefe da casa) em duas variações: coxa com apenas carne branca, e peito com carne escura também. Os dois tipos estavam deliciosos.

O frango veio sequinho e o waffle veio crocante e macio por dentro, como deve ser. Cada pedido acompanhava uma bebida (refrigerante, iced tea, mimosa, dentre outros).

 

Waffles and Fried Chicken

Waffles and Fried Chicken

Também pedimos as ribs (costelinha de porco com molho barbecue) que vinham com frango frito e dois acompanhamentos. estava bem gostoso também, mas, se você tiver que escolher apenas um prato, achamos mais válido pedir o carro chefe da casa mesmo.

Frango Frito e costelinha de porco acompanhados de mac n'cheese e batatas

Frango Frito e costelinha de porco acompanhados de mac n’cheese e batatas

Os pratos que mencionamos custam na faixa dos $18,00 dólares e nós comemos individualmente, apesar de serem bem grandinhos.

Conclusão geral do passeio

Nós achamos um passeio bem legal e diferente, e adoramos ver como é o domingo de muitas daquelas famílias que se misturam com turistas curiosos em uma harmonia boa, sem conflitos.

Senti falta de saber mais sobre o bairro como um todo, ouvir algumas curiosidades ou fatos históricos e andar pelas ruas tendo junto comigo um olhar profissional. Em uma próxima ida, eu contrataria um tour pelo Harlem para ver se essa lacuna seria preenchida pelo guia turístico (talvez eu pudesse me sentir ainda mais uma turista? não sei, só testando pra saber).

Mas de todo modo, já foi uma experiência e tanto ir passar uma manhã de domingo comendo brunch e ouvindo música gospel no Sylvia’s. Beeem diferente dos outros programas e restaurantes de Nova York que já fomos.

Informações úteis

O restaurante fica no 328 Malcolm X Boulevard, NY e abre todos os dias.

O brunch de domingo (com a música ao vivo) acontece apenas das 11h as 14h.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese