O que fazer em São Paulo: 10 passeios imperdíveis


Atualizado em:


Confira abaixo o que fazer em São Paulo, com 10 dicas de  passeios e experiências que aproveitam o melhor que a capital paulista tem a oferecer.  ♥


A gente sempre fala por aqui que São Paulo tem um montão de coisas para fazer. E a gente fala porque é verdade. Selecionar as dez mais importantes é uma tarefa árdua, mas resolvemos nos dedicar a ela para ajudar você a aproveitar as melhores experiências e os passeios imperdíveis que essa cidade tem a oferecer, mesmo que o tempo por aqui seja curto.

Antes de começar, informamos que os passeios por São Paulo elencados aqui não estão organizados por nenhum tipo de ordem de valor e nós recomendamos muitíssimo que você tentem ir em todos.

Então vamos ao que interessa:

Avenida Paulista aberta

Aos domingos a Avenida Paulista fica aberta para pedestres – Imagem: Wikimedia Commons

1 – Passear na Paulista Aberta

Aos domingos, a Avenida Paulista, a mais famosa de São Paulo, fica fechada para os carros e aberta para ser aproveitada como um grande parque. Em um passeio por lá você encontra de tudo: pessoas andando de bicicleta, patins ou skate, gente fazendo piquenique, artistas de rua se apresentando, milhares de artesãos vendendo coisas… enfim! É uma experiência completa e imperdível!

2 – Ver uma exposição no Masp

Masp é primeira parada no roteiro de São Paulo

O Masp é o principal cartão-postal da cidade – Imagem: Wikimedia Commons

Como já falamos antes por aqui, o Masp é o museu mais importante da cidade. Além do acervo incrível, ele frequentemente tem exposições temporárias super interessantes! Então quando estiver na cidade, não deixe de dar uma passada lá para ver o que está rolando. Às terças a entrada é gratuita.

Esta excursão passa por alguns pontos turísticos de São Paulo, incluindo o Masp.

3 – Aproveitar o Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é a famosa “praia de paulistano”. Lá, você pode não ter onde se banhar, mas as opções de coisas pra fazer são quase infinitas. Além das atividades típicas de um parque, no Ibirapuera sempre rolam aulas gratuitas de yoga ou alguma outra atividade física, por exemplo. Dentro do parque também há vários museus, além de um auditório onde acontecem shows e peças de teatro. Definitivamente um ponto importantíssimo entre os passeios imperdíveis, mas minha dica é evitar ir aos domingos, quando o parque fica suuuuper lotado.

Veja aqui os tours da GetYourGuide disponíveis em São Paulo

4 – Ver São Paulo do alto

Vista de São Paulo do alto

Imagem de Pexels por Pixabay

São Paulo é sim uma selva de pedra, mas confie em mim, vê-la de cima pode ser muito legal. Os lugares mais comuns para isso são o Farol Santander ou o Edifício Martinelli, que ficam bem pertinho um do outro, no centro da cidade. Demos outras opções para ver São Paulo do alto aqui.

Esta excursão a pé pelo centro de São Paulo inclui passagem pelos dois edifícios, além de outros pontos importantes da cidade.

5 – Comer sanduíche de mortadela no Mercadão

Se você perguntar para um paulistano se ele já foi no Mercadão as chances da resposta ser negativa são altas. Isso porque esse é considerado um passeio “muito turistão”. Eu não cresci em São Paulo e quando vinha para cá como turista o Mercadão era uma das coisas que eu mais gostava. Depois de morar na cidade por sete anos, porém, continuo adorando e acho que esse não poderia faltar entre os passeios imperdíveis. Os pontos altos do Mercado Municipal são as frutas exóticas e, claro, o famosíssimo sanduíche de mortadela.

6 – Almoçar ou jantar na Liberdade

Combinado japonês no Sushi Lika.

O bairro da Liberdade é o mais próximo de um Chinatown que temos por aqui. Passear por essa região onde pulsam diversas culturas orientais é uma ótima pedida, mas melhor ainda é comer por ali. Seja no almoço ou jantar, confira nossas dicas de onde comer na Liberdade para aproveitar o melhor da gastronomia do bairro.

Compre aqui um tour gastronômico a pé pela Liberdade

7 – Curtir a noite na Rua Augusta

A Rua Augusta fez sua fama pela vida noturna e é por isso que ela é conhecida até hoje. O tipo de noite mudou bastante ao longo dos anos e atualmente há opções para todos os gostos. Há diversos tipos de baladas (ou festas, boates, nights etc.), bares de drinks, bares para tomar uma cerveja barata e uma infinidade de restaurantes. Escolha seu estilo e dê uma passada por lá.

8 – Ver uma exposição na Pinacoteca

Como o Masp, a Pinacoteca é outra parada imperdível em termos de arte. Lá também há exposições permanentes e temporárias e, também como o museu da Paulista, a arquitetura do prédio já vale a pena.

9 – Tirar fotos no Beco do Batman

O que fazer em São Paulo? Ir ao Beco do Batman, na foto, uma ruela com dois muros,um em cada lado. Toda a extensão do muro está pintada com grafites e jovens caminham pelo pavimento de pedra.

Aos finais de semana o Beco do Batman costuma ficar lotado – Imagem: Wikimedia Commons

Outro passeio considerado turistão, mas que achamos que mesmo assim merece estar na lista de passeios imperdíveis. O Beco do Batman é um beco (dã) na Vila Madalena onde todas as paredes são grafitadas. Os grafites mudam de tempos em tempos, então o passeio sempre é uma novidade. Além da arte, aos finais de semana a região fica super animada, com música, pessoas vendendo artesanato e até mesmo barraquinhas de drinks no meio da rua. Vai lá conferir!

10 – Ver um filme, teatro ou musical

Uma das maiores vantagens das grandes cidades é a cena cultural riquíssima. São Paulo transpira cultura de todos os tipos, então quando estiver na cidade, tente tirar uma noite para assistir a uma peça de teatro, um musical, um show, um espetáculo de dança ou até mesmo um filme. Garantimos que há opções para todos os bolsos.

Veja também: Onde ficar em São Paulo: dicas dos melhores bairros e hotéis para cada bolso


Tem alguma outra dica do que fazer em São Paulo, ou de algum lugar imperdível que não colocamos na lista? Conta pra gente!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *