Mykonos, na Grécia: dicas do melhor da ilha


Atualizado em:


Mykonos é a queridinha dos brasileiros, e não é por menos. Uma das ilhas mais agitadas e badaladas da Grécia, oferece uma ótima infraestrutura para quem gosta de se hospedar com charme, comer bem e pegar praia com total apoio e serviço completo. Isso sem falar das baladas, festas e beach clubs, que são os principais atrativos da ilha.

Resolvemos resumir o melhor da ilha nesse post com todas as nossas dicas de Mykonos, na Grécia. Veja nossas sugestões de hotéis em Mykonos, os melhores beach clubs e praias das ilha, dicas de restaurantes e como se locomover por lá.

Se quiser ir direto para um assunto de interesse, clique nele:

-Sugestões de hotéis em Mykonos para todos os gostos
-Melhores beach clubs de Myknos (são muitos!)
-Praias de Mykonos
-Dicas de restaurantes em Mykonos
-Como se locomover pela ilha – e evitar furadas!

Foto do centro de Mykonos Town, casas brancas com detalhes em azul. Essas e mais dicas de Mykonos no Segredos de Viagem
O agitado centrinho de Mykonos Town no final do dia.

Dicas de hotéis em Mykonos

Não importa se você vai escolher um hotel de luxo em Mykonos, ou alugar algum cantinho mais barato no airbnb. A dica é geral: tente reservar com a maior antecedência possível.

É incrível como os hotéis esgotam rápido e como os preços ficam estratosféricos mesmo a dois ou três meses antes do verão sequer começar.

Decidiu que vai viajar para Mykonos? Compre a passagem e em seguida já reserve o hotel. Há várias opções com cancelamento grátis na Booking.com que podem ser uma boa para quem ainda está indeciso, mas quer garantir uma hospedagem pelo menos.

Hotéis de luxo em Mykonos

Os hotéis mais luxuosos são Cavo Tagoo, Kalesma Mykonos, Grecotel Mykonos Blu, Belvedere Mykonos, Santa Marina, e Mykonian Ambassador Relais & Chateaux. Mas espere investir bastante durante a alta temporada (julho e agosto). Nos meses de junho e setembro os preços ficam menos ultrajantes, e pode ser uma boa para quem gosta de um bom hotel.

Hotéis 4 e 3 estrelas em Mykonos, um luxo mais acessível

Manoula’s Beach Hotel (maravilhoso hotel 4 estrelas que eu fiquei e recomendo!), Petasos Beach Resort e Spa (ainda na linha do Manoula’s, um hotel 4 estrelas mais arrumadinho), Mykonos Beach Hotel (um ótimo 3 estrelas com vista para o mar). Por fim, o Kamari Hotel e o Petinos Hotel que tem preços muito mais convidativos e mantém uma excelente qualidade, para quem procura um bom custo-benefício.

Hotel para os baladeiros de plantão

Tropicana Hotel, sem dúvidas, porque fica do lado de várias baladas, inclusive a Cavo Paradiso que é a melhor da ilha.

Para grupos que buscam economia

Se você não liga de ficar no meio da ilha (sem estar pertinho das praia), ou de estar em um lugar sem piscina: Eleni’s Village Suites.

Hotel que eu fiquei em Mykonos

Fiquei no Manoula’s Beach Hotel. Adorei minha estadia, o quarto me surpreendeu pois estava inteiro reformado e novo, diferente das fotos que tinha visto dos quartos antigos. Foi uma surpresa agradabilíssima.

Paguei 250 euros na altíssima temporada (meio de agosto de 2017). Mas no cenário de pós pandemia, em pleno ano de 2023, esse preço para um hotel desse calibre é praticamente impossível.

Nosso quarto no Manoula's Beach Hotel, em Mykonos
Nosso quarto no Manoula’s Beach Hotel, em Mykonos
Área externa do Manoula's Beach Hotel
Área externa do Manoula’s Beach Hotel

Além da antecedência, a dica é ficar de olho em promoções na booking.com. Foi inclusive um deal promocional da booking que eu peguei para a minha hospedagem em Mykonos.

Sim, Mykonos é realmente muito cara e concorrida. Se quiser evitar os preços mais altos, tente viajar em junho ou setembro e fugir dos meses de julho e agosto.

Melhores beach clubs em Mykonos

Mykonos é a ilha dos beach clubs. Há uma infinidade deles. Sem fazer muito esforço, consigo nomear mais de 10 beach clubs em Mykonos, para os mais variados gostos e estilos. Mas não se engane se você pensa que a oferta é alta e por isso é tranquilo de conseguir lugar em algum deles. Nossa maior dica, principalmente na alta temporada, é fazer reserva com antecedência!

É claro que não consegui visitar todos, mas amei as minhas escolhas quando estive lá, e compartilho aqui com vocês. Além disso, deixarei uma lista de outros beach clubs em Mykonos que gostaria de ter ido.

Nammos

Impossível falar de beach club em Mykonos sem falar no Nammos. Famoso ponto de encontro de yatchs e celebridades internacionais na praia de Psarou.

Praia de Psarou, e o super famoso Nammos Beach Club a esquerda.

O beach club ocupa boa parte da praia com espreguiçadeiras pagas, além da área do restaurante que é pé na areia, mas tem mesas e uma decoração bem praiana. A comida é boa e bem feita sim, mas nada de surpreendente ou maravilhosa. Você pagará pelo hype e pela fama do lugar, além do agito, é claro.

O sushi estava ótimo…
…já as massas, nem tanto.

E poe agito nisso. Depois do almoço o lugar se transforma e fica fervendo! A música fica bem alta e as pessoas começam a dançar em cima das mesas do restaurante, bem naquela vibe de banho de champagne e muita ostentação. Apesar de não ser meu perfil de balada, eu entrei no clima e no final me diverti pra caramba com os amigos.

TEm que entrar no clima… só faltou a bebida que pisca, mas daí seria demais pra mim.

Principote

O Principote fica em uma praia linda e calma chamada Panormos. Alguns dias é bem badalado e em outros mais paradão, uma pegada mais tranquila que o Nammos.

No dia que eu fui estava bem calminho, bom pra aproveitar a praia de fato. Comi um tataki de atum e um salmão de entrada deliciosos e todos os pratos que meus amigos pediram estavam ótimos também.

Mesmo sendo caro (como tudo em Mykonos) eu gostei que o Principote não cobrou para ficarmos nas espreguiçadeiras da praia (o Nammos por exemplo cobra fortunas por um espreguiçadeira na alta temporada). Mas acredito que isso foi mais uma excessão ou sorte, do que regra. O mais comum é sentar em qualquer beach club e já deixar a carteira… vá preparado. Mas aproveite. Afinal não é sempre que você estará curtindo o verão europeu na Grécia!

Os guarda sóis mais fofos do Principote
Tataki de atum, excelente pedida.
Panormos, a praia calminha do Beach Club Principote, e bons amigos.

Hippie Fish

O Hippie Fish ficava do lado do meu hotel e eu adorei porque tinha um clima mais descontraído e relax se comparado ao Nammos e ao Principote. Quase sem nenhum agito, sendo muito mais “beach” do que “club”. =)

Um lugar bonito, menos cheio e com um clima mais familiar, inclusive. Acredito que é uma boa opção para quem viaja com crianças ou pessoas mais velhas. Além de tudo a comida estava excelente, com preços bem mais justos para um beach club.

Ah, e a praia é linda demais também!

Praia de Agios Ioannis, onde fica o Hippie Fish.
Entradas caprichadas.
Lula grelhada no Hippie Fish.
Massa com lagostim. Divina!

Outros beach clubs em Mykonos para visitar

  • Scorpios é um que entra forte no time dos melhores beach clubs de Mykonos. Fica em um lugar com um visual diferente, praticamente em cima das pedras, e tem uma decoração super elegante.
  • Alemagou: vi fotos lindas e tive ótimas indicações. Aparentemente ele é um ótimo beach club para ver o pôr do sol, embora o sol não se ponha no mar.
  • SantAnna Beach Club: um beach club único, pois tem uma piscina lindíssima além das espreguiçadeiras charmosas na praia. E piscina é algo mais difícil de encontrar nos beach clubs de Mykonos.
  • Pasaji: nas areias da praia de Ornos, uma praia calma e ótima para se banhar. Vale dar uma olhada.
  • Cavo Paradiso, Super Paradise, Paradise e Tropicana: os beach clubs para quem ama balada a qualquer hora do dia.
  • Kalua Beach Bar: mais uma entre as tantas opções que coloquei por aqui.

Deixo a dica mais uma vez: na alta temporada (julho e agosto) faça reserva com uma certa antecedência. Vale para todos os beach clubs que você quiser ir em Mykonos. Aproveite e se informe sobre os preços de entrada.

Praias de Mykonos

Ao visitar os beach clubs, você automaticamente já conhecerá muitas praias lindas. Mas há outras que ainda não foram tomadas por grandes empreendimentos e que valem a sua visita.

Vale dizer que os beach clubs não dominam as praias, e todas elas são públicas e acessíveis para todos. Então você ainda pode visita-las sem precisar parar em um beach club, ok? A diferença é que não terá estrutura de cadeira, guarda-sol e serviço de praia, por exemplo.

Agios Sostis, uma das praias de Mykonos que mais gostei de visitar.
Agios Sostis, uma das praias de Mykonos que mais gostei de visitar.

Agios Sostis, Elia Beach e Panormos são imperdíveis na minha opinião. Espere aquele mar calmo e transparte, com lindos tons de turquesa. E espere uma água bem gelada também, não tem como escapar. Achei Mykonos a ilha com a água mais gelada de todas as ilhas que visitei na Grécia.

Psarou é uma praia bem bonita, mas que fica lotada quase sempre. Isso acontece por conta da localização mais central, por causa do Nammos Beach Club e pelos inúmeros yatchs que ficam ancorados na praia e arredores.

A Paradise também é outra praia bem famosa em Mykonos. Do lado da Super Paradise, formam a dobradinha de praias de festas e são point da comunidade LGBTS que vai para a ilha atrás de diversão.

Além dessas que são mais famosas, eu gostei bastante da praia do meu hotel, a Agios Ioannis com a estrutura necessária para ficar o dia todo, mas sem ser algo invasivo como em Psarou.

É claro que Mykonos tem muito mais praias, e se você tiver mais dias aproveite para andar por todas. Além dessas que citei, também tem a Kalo Livadi, a Paraga Beach e a Agios Stefano que tem um pôr do sol bacana.

Dica: a GetYourGuide está oferecendo um passeio de veleiro com mergulho e almoço, que passa pelas praias Elia, Ornos, Psarou, Platis Gialos, Paraga e Super Paradise. Vale a pena para quem quer curtir o pôr do sol enquanto relaxa no veleiro, e gabaritar algumas das lindas praias de Mykonos!

Onde comer em Mykonos? Dicas de restaurantes

A maioria das vezes eu comi nos próprios beach clubs, que tem uma ótima culinária como o Hippie Fish e o Principote. Mas fora eles, ainda existem muitos restaurantes e bares em Mykonos. A maioria está no centrinho de Mykonos Town, que é super gostoso a qualquer hora do dia.

Clima delicioso no final do dia em Mykonos Town (embora não pareça se a gente olhar para o grupo nessa mesa que parece enfrentar uma ressaca brava).

O Interni é a referência quando o assunto é alta gastronomia, e é um queridinho dos brasileiros que procuram comer super bem na cidade. 

O Bar Caprice é outro ícone, assim como os restaurantes gregos Bakalo e Kalita.

Além desses que eu fui ou sei que são bons e renomados, a Vogue também indica o Kiki’s Tavern e o Spilia (queria ter visto essa indicação antes de ir e não agora escrevendo o post, mas deixo a dica pra vocês).

Mas posso falar a verdade? O que eu mais gostei foi mandar um gyros (sanduba grego) no meio da noite no Jimmy’s Gyros! ♥

Agora sim estamos na Grécia!

Veja também esse artigo (em inglês) com um monte de dicas de restaurantes, bares e beach clubs em Mykonos.

Outras dicas de Mykonos – como se locomover pela ilha. Leia com atenção!

Aluguel de veículos

Alugue um quadriciclo. É o jeito mais divertido e prático de se conhecer a ilha e o custo é relativamente baixo. Quando fui paguei 40 euros a diária, e há desconto progressivo conforme a quantidade de dias que alugar.

O carro é uma boa opção também e mais seguro pra quem não se sente confiante no quadri. Além de tudo, cabe mais gente e mais bolsas/ carrinho/ mochilas e etc, caso esteja em família, por exemplo.

Independente se quadri ou carro, é bem mais fácil e ágil de se conhecer tudo com um transporte próprio. Além da liberdade de ir e vir, você também não perde tanto tempo. Mas não esqueça de checar os estacionamentos antes de sair.

O meio de transporte "oficial" da ilha de Mykonos
O meio de transporte “oficial” da ilha de Mykonos

Transporte público

Quanto a outros tipos de transporte eu peguei ônibus uma vez só de Mykonos Town (estação Fabrika) para Psarou e na época paguei em torno de 2 euros pela passagem. Foi bem tranquilo, o ônibus tinha até ar condicionado e saiu pontualmente.

Além do ônibus, também peguei taxi do meu hotel para o aeroporto (em torno de 25 euros), e também peguei um “barco-transfer” do porto a Mykonos Town. Dai que vem a terceira dica de ouro…

Transfer, não esqueça!

Combine com o seu hotel a sua chegada e, consequentemente, o transfer do porto/ aeroporto até o hotel. Isso porque no porto chega um ferry com centenas de pessoas e todas brigam por um taxi que quase nunca passa.

Você não quer ficar esperando horas lá no porto, afinal você está em Mykonos (não perde tempo não!). E também não quer fazer um trajeto maluco igual o que eu fiz para conseguir sair de lá. No meu caso eu fui de ferry local do porto para Mykonos Town e depois peguei um taxi para o hotel.

Combine o transfer antes com o seu hotel. Será muito mais comodo ter um carro a sua espera na hora que você chegar no porto. Muitos hotéis oferecem esse serviço de graça!

Caso prefira, por aqui você consegue também reservar um transfer de ônibus para o hotel.

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Mykonos? 

Já leu os outros posts que escrevemos sobre a Grécia? Tem mais sobre Mykonos, Santorini e Milos. Eu também já contei tudo o que fiz no meu roteiro de 10 dias pela Grécia (e também falo todos os hotéis da viagem) e dou dicas de como montar o seu roteiro pelas ilhas gregas!

E claro, fique a vontade para deixar seu comentário, seja contando sua experiência ou perguntando algo. Vamos usar essa ferramenta para trocarmos conhecimento e nos ajudarmos, afinal o SV é de vocês também!

Leia mais sobre a Grécia:

Roteiro de 10 dias pela Grécia
Ilhas Gregas: como escolher a sua?
Quando ir para a Grécia? 

Santorini: 

Dicas completas de Santorini: o melhor da ilha
Onde ficar em Santorini: melhores regiões e hotéis
Praias de Santorini: roteiro pela Red, White e Black beach

Mykonos: 

Onde ficar em Mykonos: melhores praias e hotéis

Milos: 

Milos: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Zakynthos: 

Dicas de Zakynthos e da famosa praia de Navagio

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *