Onde ficar em Santorini? Dica de cidades e hotéis

Assim como muitos que iniciam uma viagem, eu também fiquei bem perdida quando comecei a pesquisar onde ficar em Santorini. Vi muita gente falando sobre Fira, Oia (lê-se Ía), e também diversas outras opções. Depois de ter ido a ilha mais famosa da Grécia, consegui facilmente identificar o que eu acredito ser o melhor lugar para se hospedar em Santorini. Explicarei meu raciocínio e minha experiência abaixo.

→No final do post conto quais foram os hotéis que me hospedei e quais outros hotéis eu indico por lá←

Para começar: Fira ou Oía?

Vou ser bem rápida e direta. Na minha opinião o melhor lugar para se hospedar em Santorini é Oía. A cidade é a materialização do sonho das ilhas gregas, com casinhas bem brancas e uma vista incrível da caldeira (o restante do vulcão, e aquele mar lindo visto bem do alto na cidade). A minha segunda opção de cidade para se hospedar é Fira, por ser bem prática (mais perto do porto e aeroporto e das praias) e ter mais ofertas de hotéis, restaurantes e lojas, porém com um visual um pouco menos perfeitinho do que Oia, embora ainda seja linda demais e também tenha as casas claras na encosta.

Um sonho chamado Santorini

Agora vamos as vantagens e desvantagens de cada uma, e em seguida apresentaremos outras opções de regiões para se hospedar em Santorini, com mapa interativo para ajuda-lo na escolha.

Oia: vantagens e desvantagens

A vantagem de Oia é ter uma vista de sonhos sobre o que é Santorini com suas casinhas brancas descendo a encosta e estar perto do ponto mais bonito da ilha para ver o pôr-do-sol. Além disso, a cidade é muito fofa, com lojinhas bacanas e os melhores restaurantes da ilha, e não fica muito cheia durante o dia e nem no finalzão da noite, quando os turistas que vieram ver o sol se pondo já foram embora.

Santorini e suas casinhas brancas

Santorini e suas casinhas brancas

A desvantagem de Oia é que é a cidade mais cara da ilha, e quiça a mais cara de toda a Grécia. Outro ponto desfavorável é que está na pontinha da ilha, e está do outro lado de atrações como as praias Red, White e Black Beach, e mais longe do porto e do aeroporto.

Vantagens: charme e exclusividade
Desvantagens: preço e isolamento de outros pontos da ilha

Fira: vantagens e desvantagens

Como já dissemos, a vantagem de Fira é que é uma cidade com mais ofertas de hotéis e opções de restaurantes mais populares, está mais perto do porto e aeroporto e é mais barato do que Oia. Preço e praticidade.

O visual de Fira

A desvantagem é que fica muito lotada durante o dia, quando os turistas dos cruzeiros descem para passar a manhã/tarde na cidade. Além disso, eu não acho Fira tão charmosa quanto Oia.

Vantagens: prática e com mais opções
Desvantagens: mais lotada e menos charmosa

Outras opções de cidades para se hospedar em Santorini

Nem só de Fira e Oia vive Santorini. No caminho entre as duas, ainda na parte alta da encosta, existem outros vilarejos com ofertas de hotéis com vista para a caldeira e também com a famosa vista para as casas da encosta. São elas: Imerovigli (entre Fira e Oia, mas mais perto de Fira), Firostefani (praticamente uma extensão de Fira) e Finikia (praticamente uma extensão de Oia). São ainda ótimos lugares para se hospedar em Santorini.

Veja no mapa as opções de cidades em Santorini, as marcações do lado esquerdo estão na parte alta da ilha, em cima da encosta. Já as do lado esquerdo, estão no nível do mar, que explicamos a seguir.

No nível do mar, também há opções de hospedagem. Esses lugares costumam ter as ofertas mais baratas de Santorini pois ficam afastadaos do cartão postal da cidade (a encosta com as casinhas e a caldeira). As principais cidades para se hospedar são as praias de Kamari e Perissa.

A desvantagem é exatamente não ficar hospedado no burburinho e charme da encosta. Na minha opinião ficar hospedado aqui perde um pouco a graça, mas se você tem muitos dias na ilha essa pode ser uma alternativa econômica, com opções mais confortáveis por um preço mais baixo.

Onde eu me hospedei em Santorini?

Eu fiquei em Oia e não me arrependi. Adorei curtir a vista da caldeira, apreciar o pôr-do-sol sem pressa para voltar e andar pelo labirinto de escadas para chegar no quarto do hotel.

 

A varanda nada simples do meu quarto no White Pearl, com hidromassagem e vista para a caldeira.

Meu plano inicial era ficar duas noites em Fira e uma em Oia, para curtir a ilha com mais facilidade nos primeiros dias e aproveitar Oia no último dia ao pegar uma hospedagem bem interessante, um hotel praticamente encravado nas pedras.  Mas nessa fui surpreendida pelo meu namorado que mudou o nosso hotel dos dois primeiros dias para um hotel deslumbrante- maravilhoso- tudo de bom em Oia (e mantivemos o hotel do último dia porque não tinha cancelamento grátis, e ele também era bom).

O primeiro hotel luxuoso, com varanda, vista e hidromassagem era o White Pearl Villas. Acho que Santorini é um lugar que vale a pena investir mais em um bom hotel. A experiência é outra!

Varanda do quarto em Santorini

Nossa varanda particular, que tinha uma baita de uma vista!

Acordar com essa vista era de tirar o fôlego logo pela manhã

Quarto hotel White Pearl Villas em Santorini

Uma parte do quarto, a esquerda estava a cozinha e ao fundo um banheiro lindíssimo.

O segundo hotel, mais no meio da muvuquinha, encravado nas pedras e mais simples que o primeiro (porém ainda muito bom) era o Residence Suites.

Aqui eu devo pedir desculpas porque jurava que tinha tirado foto do quarto mas não tirei… =(
Vocês podem ver mais fotos no booking.com. Nessas fotos o hotel parece mais novo do que realmente é, mas mesmo assim ainda é limpo, só precisaria de uns ajustes no acabamento e atenção a alguns detalhes para que ele ficasse ainda melhor. Também preste atenção porque os quarto são muito diferentes entre si, alguns tem uma vista linda e outros nem tanto, fora os tamanhos que variam bastante.

Área do café da manhã e da recepção número 2 do Residence Suites.

De todo modo, a área comum onde era servido o café da manhã, é essa aqui da foto acima. E mesmo se o seu quarto não tiver exatamente essa vista, você fará a primeira refeição do dia em um lugar e tanto!

Quer ficar em Oía? Veja mais hotéis e preste atenção a esse detalhe! 

Ficando nos dois eu notei um outro detalhe sobre onde achei ser melhor se hospedar em Oía. É mais charmoso e calmo ficar nos hotéis marcados em azul, como o White Pearl Villas, o Katikies, o Canaves Oia Suites, o La Perla e o Mystique Santorini. Tanto é que esses são alguns dos melhores e mais luxuosos hotéis de toda a ilha, na parte nobre de Oia.

O ponto em amarelo é o local de onde se tem uma vista maravilhosa do pôr do sol, marcado para referência.

Já os hotéis assinalados em vermelho ficam no meio da parte mais movimentada de Oia, com mais gente, lojas e restaurantes e, consequentemente, com menos exclusividade. Acredito que esse não chega a ser um problema muito grande e no final os hotéis por aqui são mais em conta como o Residence Suites, Theodora Suites e o Virginia’s Cave Villas. Mas tenha em mente que o acesso é um pouco mais difícil (você terá que andar mais com as malas no meio de um monte de gente até chegar no ponto em que o hotel se encarrega de descer as malas até o seu quarto) e provavelmente terá mais gente circulando nas ruazinhas e degraus para tirar fotos.

Se nenhum desses te agradou, explore a vontade outras opções de hotéis em Oía.

Quer dicas de hotéis em Fira? Confira nossas sugestões!

Se você decidir se hospedar em Fira, veja algumas das nossas indicações. O Aroma Suites tem um dos melhores custo X benefício que encontramos na ilha. Quartos ótimos e com vista para o mar, por um preço justo. O Panorama Studios e Suites tem um preço bem interessante para quem quer uma hospedagem com vista para o mar, mas é preciso reservar com bastante antecedência para conseguir vagas. O On the Cliff é muito charmoso e também tem vista, mas esse já é um pouco mais caro e um pouco mais luxuoso.

Para quem está buscando economia, uma opção que encontrei no booking com um preço excelente para sua localização central e com quartos justos é o Petini’s Place. O San Giorgio parece bacana, mas já fica pra lá da rua principal e mais longe do centro. Vale a pena dar uma olhada nos dois se você não procura sofisticação, assim como vale a pena explorar as diversas opções de hotéis em Fira pelo Booking.com, pois sempre há promoções e achados por lá.

Ainda está em dúvida de onde ficar em Santorini? 

Puxa, esse texto foi longo e super explicativo. Deveria ter respondido todas as suas dúvidas. Mas, se ainda sim você estiver inseguro ou quiser uma opinião, deixe seu comentário que tentaremos ajudar como for possível. =)

Deixe o seu comentário usando o Facebook
  1. […] segunda dica que eu queria que tivessem me dado é: esteja preparado para gastar mais e ficar em um hotel bacana, que vai valer a pena. Você já foi até lá, então se permita esse luxo. Dito isso, sinto que […]

  2. Isabella  31/08/2017 | 14:08

    Querida
    Estou ansiosa esperando suas dicas sobre Mykonos! Viajo no sabado e chego nas ilhas gregas dia 17 de set…
    Qual a dica de um hotel bom custo beneficio em Mykonos???
    Obrigada!! Beijos

Ou comente por aqui