Quando ir para a Grécia?

A Grécia é um país diverso e eclético que vai muito além de suas belas praias. Dar uma resposta à pergunta “Quando ir para a Grécia?” vai depender dos destinos que você quer visitar no país.

Leia mais: Roteiro de 10 dias na Grécia

Ilhas Gregas

Se você procura aproveitar aquela praia maravilhosa, digna de capa de revista, você deve marcar sua viagem a partir de meados de maio até meados de setembro. Vale lembrar que julho e agosto são meses de altíssima temporada, quando tudo fica mais caro e cheio. Em maio e comeco de junho as águas ainda estão geladinhas para o mergulho. Já na última semana de agosto e começo de setembro os preços começam a cair, mas as temperaturas ainda estão agradáveis.

As ilhas jônicas são mais quentes porque não há tanto vento como nas ilhas cíclades durate o verão, quando a sensação térmica é mais fresquinha e a água ligeiramente mais gelada em lugares como Mykonos e Milos. Mas isso não tira o charme desses destinos, é só uma observação para ninguém chegar desavisado.

Leia mais: Dicas de Mykonos, o melhor da ilha

Para curtir o mar, vá em qualquer época entre o meio de maio e o meio de setembro.

De novembro a abril é inverno e chove mais. As ilhas ficam praticamente vazias e muitos serviços (como as ferries que ligam as ilhas) param de funcionar. Além de tudo, no começo do ano, alguns destinos podem se tornar verdadeiros canteiros de obras já que os estabelecimentos estão se preparando para o verão e a alta temporada. Outubro ainda é interessante para Santorini, já que o turismo do local não depende somente das praias e o que vale são as paisagens e casinhas brancas. Mas a água já está gelada e as temperaturas ficam na casa dos vinte graus celsius. A vantagem é que os preços de um dos destinos mais caros da Grécia estarão bem menores.

Leia mais: Ilhas Gregas, como escolher as suas?

Atenas e outros destinos no continente

Atenas é receptiva o ano inteiro, mas tem estações mais marcadas. O verão (junho a setembro) é extremamente quente e abafado, desses que não da pra dormir sem ar condicionado e que você precisa procurar uma sombra a cada dez minutos que está no sol. Além disso, muitas pessoas combinam Atenas com as ilhas gregas e, por isso, a capital fica hiper lotada durante o verão.

Mulher em primeiro plano, pantheon no fundo com um céu azul. Foto que ilustra o artigo quando ir para a Grécia, já que mostra vários outros turistas ao fundo.

Dividindo a foto com outros turistas no meio de agosto em Atenas.

Quem quer visitar as principais atrações culturais, museus e templos, a melhor época é durante a primavera (março a maio) e outono (outubro e novembro) quando a cidade está com um clima mais ameno e com menos turistas. Durante o inverno (dezembro a fevereiro) faz bastante frio em Atenas e chove com mais frequência, então vá preparado.

Além de Atenas e ilhas gregas, há até estações de esqui na Grécia e destinos lindos e diferentes como Peloponeso e Tessalônica, segunda maior cidade do país. As cidades grandes ficam agitadas durante todo o ano, assim como o Peloponeso que tem várias atrações históricas.

Afinal qual a melhor época para ir para a Grécia? 

Vou dar minha opinião pensando em uma viagem que inclui Atenas + Ilhas Gregas, que é a combinação mais adotada por nós brasileiros. A melhor época para ir para a Grécia é no começo ou final da temporada para quem quer um pouco mais de sossego e preços melhores, e alta temporada para quem procura agito e tempo perfeito praticamente todos os dias.

Na primeira semana de junho, o tempo está mais quente e as águas mais frias, enquanto que na primeira semana de setembro o tempo está mais fresquinho e as águas mais quentes. as duas épocas são excelentes pedidas. Julho e Agosto são os meses para quem quer curtir as festas de Mykonos ou Ios por exemplo, para quem quer sol e calor e não liga que tenham várias pessoas num mesmo local/atração.

Muito sossego na varanda do hotel em Santorini, no mês mais lotado da ilha! 

Leia mais: Onde ficar em Santorini?

Eu fui para a Grécia uma vez em julho e outra em agosto. Me planejei com antecedência, fiz reserva nos beach clubs e chegava cedo nas praias que queria ver antes delas ficarem lotada. Eu gosto de agito, e sossego eu tive ao visitar ilhas menos conhecidas como Milos. No final das contas, não é a toa que esses meses são considerados alta temporada e ficam mais lotados. São os melhores meses para curtir as ilhas e todo mundo quer curtir as suas férias da melhor maneira possível, certo? =)

Deixe o seu comentário usando o Facebook
  1. Altier moulin  20/10/2017 | 17:48

    Pode querer aparecer na Grécia agora? Mesmo que não esteja mais na melhor época rsrs Aceito a qualquer hora.

Ou comente por aqui