Praia dos Carneiros, viagem perfeita para esse paraíso pernambucano
Atualizado em:
Acabei de voltar de uma viagem para a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, e não poderia estar mais encantada! Que lugar espetacular. Definitivamente o mundo foi generoso com o estado de Pernambuco. Não é a toa que a Praia dos Carneiros é considerada uma das mais bonitas do Brasil.
A Praia dos Carneiros é um verdadeiro refúgio de paz e tranquilidade. É o local perfeito para relaxar e aproveitar um cenário paradisíaco, repleto de piscinas naturais que se formam na maré baixa, e recife de corais que separam um mar turquesa com ondas para lavar a alma, das águas claras e bancos de areia da foz do rio Formoso onde ele encontra o mar.
Nunca ouviu falar? Então fica com a gente que eu te conto tudo! Já estava morrendo de vontade de ir? Tudo o que você precisa saber está aqui.
Onde fica a Praia dos Carneiros?
Ela está localizada em Tamandaré, município a cerca de 90 km por via terrestre de Recife, capital do estado, ou 50 km de Porto de Galinhas. De carro, a partir do aeroporto de Recife, a viagem dura em torno de 1 hora e meia.
É uma boa opção para um bate e volta, uma escapada de final de semana ou feriado, ou para uma parada em um roteiro pela Costa dos Corais.
Essa praia já não é mais super rústica e desconhecida, mas ainda está longe de ser tão explorada como Porto de Galinhas, por exemplo. Pra mim, ela é muito mais interessante e charmosa!
Quanto tempo ficar na Praia dos Carneiros?
Essa resposta depende muito do que você está procurando. Nós ficamos 4 noites e aproveitamos 3 dias inteiros por lá, e foi sensacional para aproveitar bem os dois lados da praia, com calma e descansando.
Se a ideia é só conhecer e passar para a próxima, um dia é mais do que suficiente. Muitos estabelecimentos oferecem day use, já que a parte da frente da praia é basicamente tomada por pousadas, restaurantes ou propriedades particulares.
Há ainda quem passe temporadas lá. Alugando uma casa legal, com uma grande turma, aposto que eu não me cansaria de ficar bastante tempo por aqui. Tudo é uma questão do tipo de viagem que você procura e da disponibilidade que tem.
Leia também: Onde comer em Recife: os bares e restaurantes mais legais
Onde ficar na Praia dos Carneiros?
Calma calma calma.
Antes das dicas de hotéis e pousadas, vamos entender a dinâmica de lá:
Imagine que os arrecifes que formam as piscinas naturais separam duas Carneiros: a do mar aberto e a da foz do rio. Ambas tem águas cristalinas e um visual lindo. Se você procurar no mapa, vai ver que tem uma curva na praia e na estrada que passa por ali, e então dá para entender direitinho quais são os dois lados.
A parte sul tem um mar um pouquiiinho mais agitado e com algumas poucas ondas. Enquanto que na parte mais ao norte, as águas são calmas como as de um rio (evidente, já que o rio encontra o mar por aqui), e é por isso também que a maioria das lanchas atracam por lá. Fica com mais cara de piscininha.
E por falar em piscinas, quando a maré abaixa, formam-se em ambos os lados piscinas naturais deliciosas para ficar horas sentado jogando conversa fora e curtindo, ou que são ótimas para bebês e crianças.
Para minha surpresa vi que a Igrejinha de Carneiros ficava mais perto da foz do rio do que do que do mar aberto, e que mais ao norte dela quase não havia mais estrutura de pousadas e restaurantes como existem perto do Bora Bora, que é um ponto de referência já que fica na frente dos arrecifes e das piscinas, e por ter um estacionamento onde muitos estacionam para passar o dia na praia.
Dicas das melhores pousadas na Praia dos Carneiros
Por fim, antes de dar as dicas de pousadas na Praia dos Carneiros preciso fazer outro adendo e dizer que lá não tem uma infra estrutura hoteleira muito forte ainda e nem luxuosa. Esqueça um serviço de primeira ou fios egípcios nas roupas de cama. As pousadas são simples e algumas precisam de reforma. Mas de todo modo, aposto que você vai curtir a viagem mesmo assim, afinal a grande estrela aqui é a natureza e não os hotéis!
Pontal dos Carneiros Beach Bungalow
Excelente opção e a mais ajeitada em Carneiros, por isso é super concorrida e difícil de conseguir vaga. Se fizer questão de se hospedar por lá, planeje-se com antecedência.
Fica em uma localização estratégica na frente das piscinas naturais, virada para a parte do mar, mas bem pertinho da foz do rio. Todos os bangalôs tem vista para o mar e para o gramado com coqueiros, há opções para casais ou famílias e alguns tem ofurô ou piscinas privativas.
Eles oferecem algumas experiências bem bacanas, como jantar romântico na areia, ou piquenique no gramado da pousada no final de tarde. Pode ir sem medo.
Saiba mais sobre o Pontal dos Carneiros Beach Bungalow clicando aqui
Pousada Praia dos Carneiros
Foi nessa pousada que nos hospedamos! Nossa primeira opção era o Pontal dos Carneiros, mas mesmo ligando com quase dois meses de antecedência, não encontramos mais vagas. Então escolhemos a Pousada Praia dos Carneiros e tivemos uma ótima experiência.
A pousada tem uma super estrutura externa com um jardim bem cuidado, piscina (com música! Mas é calma e agradável, mas sempre bom avisar), restaurante e tendas charmosas pra curtir a praia.
Clique aqui para ver preços e datas disponíveis na Pousada Praia dos Carneiros
A ressalva fica por conta no nosso quarto. A pousada tem bangalôs (não são vista mar) e alguns quartos reformados e outros antigos, alguns tem vista lateral do mar, se estiverem no segundo ou terceiro andar. Ficamos nos mais antigos e achei que precisava de uma boa reforma. O quarto era bem simples e chuveiro elétrico com pouca vazão de água.
Como sou agente de viagens e blogueira de viagem, pedi para visitar os quartos reformados e os bangalôs para relatar aqui pra vocês, e achei os quartos reformados muito melhores que as outras opções. Se quiser deixe um comentário aqui ou fale comigo que te ajudo a acertar na reserva. 😉
Bangalôs do Gameleiro
Essa pousada em Carneiros fica do lado da anterior, e tem um restaurante delicioso, o Jobar. Na dúvida entre os Bangalôs do Gameleiro e a Pousada Praia dos Carneiros, escolhemos ficar na segunda pois tinha piscina. Ao chegar lá vimos uma obra na pousada vizinha e descobrimos que a piscina dos Bangalôs do Gameleiro está em construção. E mais, que os bangalôs terão piscinas privativas, exceto os que são conjugados. Ótima notícia!
Será uma excelente opção, já que o restaurante daqui é muito gostoso e o atendimento simpático.
Confira tarifas dos Bangalôs do Gameleiro e disponibilidade de datas
Eco Resort Praia dos Carneiros
O Eco Resort Praia dos Carneiros é um “residencial resort”, um empreendimento enorme com bangalôs (na verdade são casas completas pra alugar), e um pouco mais afastado do mar tem também uma estrutura de resort com quadras, piscinas, academia, restaurantes e etc.
Pode ser bacana para famílias e grupos de amigos, apesar de ser algo maior e diferente das propostas anteriores que são menores e mais aconchegantes.
Quer economizar na sua hospedagem na Praia dos Carneiros?
Quem busca economia na hora de escolher onde ficar na Praia dos Carneiros pode se hospedar na cidade mesmo, em Tamandaré.
Na verdade Tamandaré é o município onde fica a Praia dos Carneiros, e o centro da cidade está um pouco mais distante dos pontos turísticos de interesse como a Capela de São Benedito (a Igrejinha dos Carneiros) e as piscinas naturais. Mas se estiver de carro ou se tiver disposição para andar bastante pela praia (cerca de 5 ou 6km), essa é também uma opção.
Vale dizer que a praia de Tamandaré é igualmente linda, com águas turquesas e areia fina, mas a fama recaiu toda em Carneiros. Acredito que muito por conta da Capelinha mais instagramável desse Brasil.
O que fazer na Praia dos Carneiros?
Ir à praia, oras! Isso é o melhor que você pode fazer pela sua viagem. Mas, brincadeiras a parte, é claro que há muitas outras opções, como a famosa Igrejinha de Carneiros e as lindas piscinas naturais.
A Praia dos Carneiros já está sendo muito visitada e é um ponto procuradíssimo não apenas pelos pernambucanos. No entanto, como a praia é grande, é possível ir, mesmo no final de semana, e achar um cantinho mais tranquilo para aproveitar. Se você tiver disponibilidade de viajar durante a semana e fora de temporada como eu (fui no final do mês de outubro), prepare-se para aproveitar esse paraíso com mais exclusividade.
Piscinas naturais
Cheque a tábua de marés no dia da sua viagem. Quando ela estiver na baixa, aproveite para visitar as piscinas naturais que se formam. Quanto mais próximo do “0” estiver a indicação na tabela de marés, mais baixa ela estará e melhor ficará a piscininha. O índice 0,1 ou 0,2 são perfeitos!
Algumas vezes a maré não descerá tanto, e ficará em 0,8 ou 0,9 por exemplo. Nesse caso as piscinas não estarão no seu potencial máximo e não ficarão tanto com cara de piscininhas. Mas tudo bem porque Carneiros é linda com ou sem piscina!
São duas as principais piscinas naturais, e as duas ficam no mesmo “bloco” de arrecife de corais que se formam perto do Bora Bora. Uma é bem acessível a pé, e a outra é melhor chegar de barco, embora seja possível ir caminhando pelos corais, mas é mais arriscado.
Se tiver aquelas sapatilhas de neoprene, leve! Vai ajudar muito a andar nos corais sem machucar o pé.
A famosa igrejinha de Carneiros, ou Capela de São Benedito
Um dos principais atrativos do local é a famosa igrejinha de Carneiros, que fica na área mais próxima do rio, mais ao norte. Apesar de ser conhecida assim, o nome é Capela de São Benedito.
Ela, de fato, é uma graça por ser uma pequena igrejinha branca e verde bem na beira da praia. É quase que literalmente na areia. O cenário é encantador e não é à toa que ela é disputadíssima para casamentos e sempre tem alguém fazendo um ensaio fotográfico lá na frente.
Para chegar na igrejinha vá a pé pela areia. A partir do Bora Bora, a caminhada demora em torno de 40 minutos, mas é agradável. Mas, se não estiver hospedado por perto ou se estiver de passagem, da pra ir de carro e estacionar na parte de trás da Igrejinha. O estacionamento é pago e ainda te dá direito de usar um chuveirão e a estrutura da vila.
Antes de chegar na igrejinha, se planeje e ajuste suas expectativas. O lugar é o mais cheio da praia, algumas pessoas vão até lá só para vê-la e ir embora. Aos finais de semana, há uma fila bem grandinha para tirar foto na frente da capela.
A dica é chegar antes das 10h e antes dos turistas de um dia só que vem de Porto de Galinhas ou das redondezas. De manhã o sol nasce e ilumina diretamente a fachada da Capela, deixando uma luz linda!
Também da pra visitar depois das 15h e ter ela só para você para fotos ou contemplação, mas o lado ruim é que ela estará fechada para visitação. Nós fomos as 17h e presenciamos um final de dia lindo, com a Igrejinha quase que só pra gente, mas infelizmente não conseguimos entrar (pede-se uma contribuição para a entrada e geralmente funciona até as 15h).
Se não puder ir no primeiro ou último horário do dia, ainda assim é possível admirar o charme da construção e sair com uma foto boa. O truque é ir para a lateral dela para tentar tirar as pessoas do quadro.
Passeio de barco
Pegamos o contato do Mob Dik com a nossa pousada e marcamos um passeio de baro. Fomos em uma piscina natual no final dos arrecifes de corais, passamos em um banco de areia que se forma na frente da Igrejinha, fomos até a foz do rio, observando o mangue e a praia com os lindos coqueiros, paramos em um local onde tinha argila que rejuvenesce 10 anos (mas só se você tiver fé…) e por fim, paramos para admirar a Igrejinha de dentro do mar.
Eu não quis arriscar a ida até a Ilha de Santo Aleixo, porque seria em torno de 30 minutos na lancha para cada trecho, e não queria abusar da boa vontade da minha filha. Mas é possível combinar de ir até lá também!
Para quem quiser o contato do Severino (aka Mob Dik), o telefone e whatss é (81) 98680-1337.
Restaurante Beijupirá
O Beijupirá existe em vários endereços de Pernambuco. Após uma ótima experiência em Porto de Galinhas, fui prestigiar também o da Praia dos Carneiros que tem uma enorme vantagem: fica na beira do mar, com pé na areia.
Apesar de ser também um restaurante, o lugar é mais como se fosse um beach club, com direito a serviço e cabanas de praia, piscina, parquinho, banheiros, duchas e redário. Para usufruir de tudo isso é cobrado uma taxa de 50 reais por pessoa, porém. Mas a área de mar na frente do Beijupirá compensa tudo isso e o esquema é day use, ótimo para quem só vem passar o dia.
Se comparado com outros restaurantes da região, o Beijupirá não é uma escolha barata, com preços que me lembraram SP e passavam de 100 reais por prato. Mas tudo estava muito bem executado e eu ainda saí com um prato do Boa Lembrança…rs.
Camarão, peixe e moqueca deliciosa, já o pastel de aratu deixou a desejar. De sobremesa, a cocada nem parece que é sem açucar, com um sabor que combinou perfeitamente com o marcante sorvete de cajá. Eu adorei.
Nós viajamos em outubro, em dia de semana. Então quando fomos, dissemos que iríamos só para o restaurante e eles nos deixaram entrar isentando a taxa do day use. Mas não acho que essa seja uma prática que aconteceria se tivéssemos ido no final de semana, alta temporada ou feriados, por exemplo. E realmente nós entramos, comemos e voltamos, parando apenas para espiar a praia.
Restaurante Jobar
Dentro dos Bangalôs do Gameleiro está o restaurante Jobar, para comer sentado em mesas embaixo de guarda-sóis de palha e com o pé na areia. Super agradável.
O camarão com queijo coalho dentro do coco estava bem gostoso, apesar de ter queijo demais para o meu gosto (falar que algo tem queijo demais é quase pecado, né?). O peixe poderia ter uma finalização mais apresentável, mas não faltou em sabor. A cerveja estava bem gelada… pontos extras!
Como muitos dos outros lugares que indicamos, a graça está mais uma vez em comer com calma admirando o céu de Carneiros e o mar azul turquesa. O atendimento foi super simpático e comida ótima. Gostamos muito!
Bora Bora
Deixa essa indicação mais como ponto de referência, porque é perto daqui que tudo acontece. O Bora Bora é um beach club com uma localização super estratégica. Ele fica na frente dos arrecifes de corais, na divisa entre o mar e o rio, e no miolinho de Carneiros onde tudo acontece.
É lá na frente que ficam as barraquinhas de ambulantes e vendedores de bolsas, cangas , baldinhos e toda sorte de produtos que se vendem na praia. Também é daqui que saem passeios de barco.
O lugar em si achei muvucado e muita zueira pro meu gosto atual. E olha que eu já disse que não fui na alta temporada, certo? Música alta, passeios sendo anunciados no microfone, e tudo muito demais da conta, sabe? Acho que já foi legal um dia, mas agora serve mais como ponto de referência do que um lugar para ir e passar o dia, por exemplo. Vale passar na frente e ver se concordam comigo. E se discordarem é só deixar o nome na porta e tentar entrar.
Vila do Padre Arlindo
Essa é a novidade das novidades da Praia dos Carneiros, e era o que faltava. Um “centrinho” para chamar de seu.
Como eu já disse, a Praia dos Carneiros fica na cidade de Tamandaré, que tem seus atrativos mas não tem um centrinho bem gostoso como em outras cidades do nordeste.
O problema foi resolvido. Agora há a Vila do Padre Arlindo, um grande espaço aberto com verde, casinhas com lojas e restaurantes, barraquinhas diversas, brinquedos para as crianças, bar, palco para shows, e até quadra de areia. Tudo muito simples mas muito bem cuidado e agradável.
Descobrimos no nosso segundo dia de viagem só e voltamos no dia seguinte também, pena que já era o último dia. Comemos uma pizza deliciosa e a famosa coxinha do Rei das Coxinhas, que tem uma unidade grandona na estrada.
Uma delícia para ir a noite, e o espaço que faltava pra uma praia perfeita ficar ainda melhor. Foi inagurado no meio de 2023 e teve a primeira expensão já em setembro do mesmo ano, tamanho sucesso!
Como chegar na Praia dos Carneiros?
O mais comum e lógico é ir de Recife – ou de outras praias do litoral sul pernambucano, como Porto de Galinhas – para a Praia dos Carneiros.
Nós alugamos carro no aeroporto de Recife e seguimos o GPS do Google Maps mesmo até a Praia dos Carneiros, pelo caminho direto, que levou em tornod e 1:30h.
Já quem vem de Porto de Galinhas, a distância até a Praia dos Carneiros é de cerca de 50 km e demora mais ou menos uma hora e quinze minutos de uma para a outra, se você não pegar um grande trânsito de temporada.
Nesse caso, saindo de carro basta pegar a BR-101 e em seguida a PE-060. Uma opção ainda melhor é pegar a PE-009, que é pedagiada (cerca de R$ 10), e depois trocar para a PE-060 na altura da praia de Muro Alto.
Esse segundo trajeto, além de ser melhor em termos do estado de conservação da estrada, vai seguindo a costa pelo menos por uma parte.
Também existem ônibus que fazem o trajeto Recife – Tamandaré. No entanto, antes de comprar a passagem, de cerca de R$ 30, melhor checar com a empresa de ônibus se ele passa por Carneiros e se é possível descer lá.
Você pode ainda fazer um passeio de barco saindo de alguma outra praia e chegar até ali para ver um pouco do visual e ir embora. Isso pode ser combinado direto com o barqueiro ou então via agências.
Leia também: Como ir de Recife a Porto de Galinhas
Tem dúvidas ou mais dicas da Praia dos Carneiros, em Pernambuco? Conta pra gente nos comentários!
Deixe seu comentário
+ Ver mais comentários