Quero viajar sozinha, por onde começo?


Atualizado em:


As mulheres estão ganhando cada vez mais consciência, confiança, autonomia e espaço na sociedade (ainda bem). E a emancipação não fica só no cotidiano, o modo como as mulheres viajam também é afetado por essa nova onda, que veio para ficar. As mulheres têm buscado viagens com mais aventura e com mais propósito ou simplesmente têm buscado viajar mais sozinhas.

Pensando nisso, o Segredos de Viagem começa hoje uma série especial com as melhores dicas para mulheres que já viajam ou querem começar a viajar sozinhas. Antes de mais nada vou dar algumas dicas iniciais, o que você deve considerar quando começar a planejar sua viagem, e nos próximos posts vamos desenvolver melhor alguns desses assuntos.

Sozinha desbravando o Arthur’s Seat em Edimburgo.

Viajar sozinha pode ser uma ótima ferramenta de autoconhecimento, mas, quase que paradoxalmente, acredito que o primeiro passo fundamental para viajar sozinha é se conhecer. Como assim? Bom, o ideal é você saber que tipo de viagem você quer e pode fazer para que ela aconteça da melhor forma possível. Então, antes de mais nada pense: você é uma viajante experiente ou marinheira de primeira viagem? Como são as viagens que você fez até agora? Mais estilo mochileira ou prefere um pouco mais de conforto? Lida bem com perrengues? Gosta de ficar bastante tempo sozinha ou prefere estar acompanhada?

É muito importante considerar essas perguntas todas para poder escolher um destino adequado para você. Nada impede que você viaje sozinha mesmo que tenha viajado pouco acompanhada, mas, nesse caso, eu não recomendaria que você fosse para lugares com pouca estrutura, como a Bolívia, por exemplo, ou onde a comunicação é difícil, como na Rússia, onde pouco se fala inglês.

Da mesma forma, se você não costuma fazer coisas sozinha no seu cotidiano, talvez seja melhor optar por ir para algum lugar em que você fale a língua. Na hora da hospedagem, pode ser mais interessante se hospedar em hostel, para ficar mais fácil de conhecer outras pessoas.

Troque experiências

Antes de se jogar no mundo, outra dica interessante é trocar experiências. Leia blogs (como esse e como muitos outros que abordam o tema), converse com amigas que já viajaram sozinhas e/ou entre em grupos de mulheres viajantes nas redes sociais. A viagem é solo, mas a experiência não precisa ser.

Se você quer usar esse momento como uma oportunidade para se voltar para dentro, entrar em contato consigo e curtir a própria companhia, maravilhoso. Mas se você tem receio de viajar sozinha porque não quer se sentir solitária, fique tranquila, conhecer pessoas novas pode ser uma das melhores partes do processo.

Pôr do sol na praia de Batu Balong, Canggu

Viajando sozinha em Bali (Foto: Marcella Pacca, aqui do Segredos de Viagem)

Cuide de si

Infelizmente, ser mulher ainda é difícil em qualquer lugar do mundo. Então a dica mais importante para uma mulher viajando sozinha é tomar cuidado, sempre. Escolha destinos seguros, fique ligada, escolha meios de transporte e hospedagem seguros e verificados. Na dúvida, escolha sempre a opção mais segura, mesmo que ela seja um pouco mais cara ou menos legal.

Se nós mulheres já tomamos certos cuidados a mais no nosso dia a dia nos lugares que estamos acostumadas e conhecemos como a palma da nossa mão, ao viajar esses cuidados devem ser redobrados, afinal estaremos longe de tudo o que nos é familiar e, principalmente, longe de quem pode nos apoiar caso qualquer coisa aconteça.

Planeje bem

Depois de olhar para dentro e identificar qual o tipo de viagem adequado para a sua experiência e as suas vontades, trocar experiências com outras mulheres e tendo em mente que a segurança deve vir sempre em primeiro lugar, você está pronta para começar a planejar. E como eu planejo? Como uma viagem normal.

Escolha o destino — de novo, considerando sempre os fatores anteriores como expertise e tipo de viagem –, encontre a melhor passagem, decida as hospedagens e encontre as melhores dicas para o lugar escolhido.

Viajando sozinha, sair com o mínimo de planejamento é muito importante. Eu considero que saber para onde vai, como vai e onde vai ficar é essencial para minimizar os perrengues e acalmar o coração de quem fica e se preocupa com a gente. Tendo em mente essas dicas básicas, você já está preparada para começar a pensar na sua primeira viagem solo. Se joga!

Amizades em viagens. São as melhores amizades. =)

Apenas vá!

A melhor dica para fazer a viagem acontecer é comprar as passagens! Com esse primeiro passo, sua viagem estará 99% garantida, vai por mim. No planejamento tudo parece mais complicado do que durante a viagem de fato, então planeje-se bem para curtir com ainda mais tranquilidade e apenas vá!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *