Roteiro Portugal e Espanha: Península Ibérica em 15 dias
Atualizado em:
Portugal e Espanha são dois destinos muito procurados por nós brasileiros e que dão match perfeito em um mesmo roteiro. A proximidade com a língua, com a cultura e o passado histórico que une portugueses, espanhóis e brasileiros são um prato cheio para que os dois países despertem curiosidade. Além disso, os países europeus tem destinos lindíssimos e são vizinhos, o que facilita bastante o transporte. Mas como montar um bom roteiro por Portugal e Espanha e conseguir tirar o máximo de proveito da sua viagem?
Bom, antes de mais nada tenha em mente que há muito o que ser explorado na Península Ibérica e você poderia ficar muito mais tempo por ali, assim como passar todos os 15 dias em um só dos dois países. Para combinar Portugal e Espanha em apenas 15 dias, saiba que você vai precisar fazer escolhas. Talvez destinos que estejam na sua listinha dos sonhos precisem ficar de fora. Veja abaixo algumas sugestões de roteiros pelos dois países, como dividir seu tempo e mais:
Portugal e Espanha: principais cidades
Lisboa
Lisboa é uma das minhas cidades preferidas da lista e uma das que mais provavelmente não pode ficar de fora do seu roteiro. Lisboa é uma delícia, tem bons preços, possibilita explorar outros pontos turísticos próximos a ela, como Sintra e Cascais, e além de tudo é uma ótima porta de entrada na Europa, com voos saindo de diversos aeroportos do Brasil.
Sintra
A cidade portuguesa de Sintra está a 40 km de Lisboa e pode ser acessada de trem em um bate e volta super simples a partir da capital. Localizada aos pés do Parque Natural Sintra-Cascais, ela tem uma paisagem montanhosa e é conhecida por seus inúmeros castelos.
Cascais
Assim como Sintra, Cascais é uma cidade que está bem próxima a Lisboa. Isso torna este destino muito procurado tanto por turistas que vão a Portugal como pelos próprios nativos. Ela também é um ótimo bate e volta, mas de outro tipo, com foco na praia. Uma boa pedida para o verão.
Porto
Uma das maiores cidades de Portugal, Porto está mais ao norte do país, na região do Douro, conhecida mundialmente pela produção de vinho. Simpática e muitas vezes subestimada, Porto é linda e uma opção mais tranquila que Lisboa. A cidade tem que estar no roteiro de quem prefere climas mais amenos ou quer incluir paradas mais refinadas. Porto pode funcionar ainda como porta de entrada ou saída da Europa.
Óbidos
Esta pequena cidade entre Lisboa e Coimbra é um charme! Em um dia você explora bem o centrinho de Óbidos, cheio de casinhas brancas e pequenas ruas de pedra. Vai muito bem como uma parada estratégica em uma viagem de carro ou até como um bate e volta a partir de Lisboa.
Lagos
Lagos é uma cidade estratégica na região do Algarve, no sul de Portugal. Ela figura muito bem em um roteiro de verão para quem quer aproveitar belas praias e é uma opção perfeita de base para explorar a região, já que funciona se você estiver de carro ou não.
Veja mais sobre as principais cidades de Portugal aqui.
Madri
Adentrando agora o território espanhol, Madri, a capital, é outro daqueles pontos que é parada quase obrigatória. A cidade é outra ótima porta de entrada ou saída da Europa, além de ser uma cidade movimentada, clássica, viva e, ao mesmo tempo, pequena e fácil de explorar. De lá ainda é possível fazer bons bate e voltas.
Segóvia
Segóvia está a 91 km de Madrid e é facilmente acessada de trem ou em um roteiro de carro. Sua principal atração é seu enorme aqueduto dos tempos romanos, que se mantém intacto. Por ali, o Alcázar de Segóvia, a Catedral da cidade e a Plaza Maior completam o combo turístico básico e podem ser vistos em um dia.
Toledo
Um dos bate e voltas mais famosos a partir de Madrid é a cidade de Toledo, que está a 75 km de distância da capital. Toledo é conhecida por abrigar a história de três culturas diferentes que habitaram a Espanha ao longo dos séculos. Portanto, quando estiver por lá não deixe de observar a rquitetura da cidade que sofreu forte influência da presença árabe, judia e cristã. Ela é pequena e fácil de ser explorada em apenas um dia.
Ávila
Mais distante do que Toledo e Segóvia em relação a Madrid, Ávila é outra cidade que dá para ser conhecida em um dia. A cerca de 115 km da capital espanhola, Ávila é considerada pela UNESCO um Patrimônio Mundial pelas construções históricas que preserva, como a muralha que cerca a cidade.
Salamanca
Diferente das anteriores, Salamanca é uma cidade maior, com mais atrações e mais movimentada, com forte presença universitária. Por ali é interessante ficar pelo menos dois dias para explorar com calma seu centro histórico, a universidade e curtir um pouco da vida na cidade de forma geral.
Santiago de Compostela
Santiago de Compostela é uma cidade bonita e interessante até mesmo para aqueles que não querem se aventurar no famoso caminho. O mais interessante ali é justamente conhecer a igreja de Santiago de Compostela, de proporções monumentais, e observar a chegada dos peregrinos. Um lugar daqueles que te proporciona experiências únicas. Mesmo se não for católico, recomendo assistir a uma missa e presenciar o Pai Nosso sendo entoado ao mesmo tempo nas mais diversas línguas, assim como o tradicional incenso da igreja.
Sevilha
Sevilha é uma velha conhecida dos fãs de Game of Thrones. Isso porque muitas cenas da série foram gravadas ali, no esplendoroso Alcázar de Sevilha. A cidade é extremamente quente no verão, mas uma parada interessante para quem foca o roteiro na região sul da Península Ibérica.
Málaga
Assim como Sevilha, Málaga também é uma boa parada em um roteiro que explora o sul da Península. Essa parada é especialmente boa no verão e deve constar no roteiro de quem quer aproveitar as praias.
Barcelona
Por fim, Barcelona! No extremo leste da Espanha, Barcelona está bem distante de Portugal e até mesmo de Madri. Se não abrir mão de incluí-la no roteiro, considere que você vai precisar pegar um voo. Além disso, em um roteiro que inclui Barcelona, será necessário fazer menos paradas, uma vez que a cidade é grande e tem bastante coisa para fazer. Ela também funciona bem como porta de entrada e saída da Europa.
Viagem de Portugal à Espanha: como se locomover
Para um roteiro bem aproveitado entre os dois países, gosto muito da ideia de uma viagem de carro. Com ele você consegue incluir paradas em pequenas cidades no caminho, otimizando o roteiro sem perder muito tempo. Além disso, de carro você tem mais liberdade em relação a horários.
Se você não dirigir ou não gostar dessa modalidade, o trem vai ser um bom aliado. Dentro de Portugal, ele não é tão barato ou rápido, então pode compensar usar ônibus em alguns deslocamentos.
Para ir de um país a outro, os três meios de transporte são opções válidas. Use o Omio e o Google Maps para checar o que se encaixa melhor no seu roteiro.
Se for para Barcelona, o avião vai precisar entrar na jogada, não tem jeito. Se não for, eu evitaria este meio de transporte, que acaba no fim das contas demorando mais, além de estar sujeito a mais dores de cabeça decorrentes de atrasos e cancelamentos.
Portugal e Espanha: sugestões de roteiros de 15 dias
De um ponto de vista, 15 dias pode ser pouco para explorar dois países. Realmente, vai ser preciso fazer escolhas. É humanamente impossível conhecer os dois lugares a fundo em tão pouco tempo. No entanto, o tempo é mais do que suficiente para que haja uma infinidade de opções de roteiros.
Tenha em mente que o seu roteiro, para ficar redondo, precisa incluir duas entre as quatro maiores cidades (Lisboa, Porto, Madri e Barcelona). Isso é para que você consiga chegar e sair da Europa sem gastar uma perna de deslocamento interno à toa. O miolo você preenche de acordo com o que fizer sentido geograficamente e atender às suas vontades. Confira algumas opções à seguir:
Apenas as maiores cidades
Lisboa, Porto, Madri e Barcelona. Você vai gastar um bom tempo em deslocamentos, mas volta conhecendo bem as principais cidades dos dois países.
Se quiser reduzir a fadiga decorrente dos longos trajetos, tire Porto da rota. Dessa forma sobra tempo também para incluir bate e voltas em Lisboa e Madri.
De carro pelo centro/norte
Comece em Madri, pegue um carro e vá em direção noroeste, parando em Segóvia, Ávila, Salamanca, Santiago de Compostela e terminando a viagem no Porto. Chegue direto do Brasil em Madri e fique 4 noites. Em seguida, você pode passar por Segóvia e no mesmo dia seguir para Ávila. Pernoite por lá, depois vá para Salamanca, onde você pode ficar duas ou três noites. Siga viagem para Santiago de Compostela, onde em duas noites você passeará com calma e termine a viagem no Porto, com cerca de 3 noites. Você também pode fazer o roteiro ao contrário, claro. E se calcular direitinho, ainda dá para incluir mais algumas pequenas paradas no caminho hein?
Cidades importantes no centro
Se quiser focar sua viagem em grandes cidades, mas não faz questão do grande deslocamento até Barcelona, um bom roteiro inclui Lisboa, Porto, Salamanca e Madri. Você pode pensar em um roteiro 4-4-3-4 (dias), por exemplo. Ou então 5-3-2-4, ou ainda 5-4-2-3, você escolhe! Gosto desse roteiro, porque você faz tudo com calma e consegue incluir bate e voltas também. Pesquise quais bate e voltas te atraem mais e deixe mais dias para a cidade-base correspondente.
Roteiro de verão pelas praias
Agora, se sua praia (ba-dum-tsss) for mesmo curtir o verão e o litoral, Chegue em Lisboa e depois siga viagem em direção ao sul de Portugal. Em três ou quatro dias no Algarve você estará mega bem servido de praias! Em seguida, se tiver coragem para enfrentar o calor escaldante pode começar sua passagem pela Espanha por Sevilha. Lá pertinho, em Málaga, você curte mais um pouco de praias. Por fim siga rumo ao norte para terminar a viagem em Madri.
Caminho de Santiago de Compostela
Sim, dá para fazer o Caminho em 15 dias ou menos. Para isso, siga o caminho português, saindo do Porto ou de Tui (mais ao norte). Ambas opções te garantem mais de 100km percorridos e, portanto, o registro oficial de peregrino.
Neste caso, você pode ir e voltar do Brasil pelo Porto. Se fizer o caminho em 10 dias, dá tempo também de incluir uns dias em Lisboa ou Madri no roteiro.
Depois de ler nossa sugestão de roteiro em Portugal e Espanha, você já está pronto para embarcar? Este é um dos inúmeros roteiros pela Europa que são possíveis de serem feitos em uma viagem. Tudo depende do que você está a fim de descobrir, do tempo e claro, do lugar que mais te encanta. Boa viagem!
Deixe seu comentário