Praias de Santorini: roteiro pela Red Beach, White Beach e Black Beach


Atualizado em:


Veja abaixo o relato da leitora Arianne d’Aquino, que fez uma viagem incrível para a Grécia e escreveu sobre uma das coisas que mais gostou: as praias de Santorini, em especial as praias Red Beach, White Beach e Black Beach. Com a palavra, Arianne: 

“Red Beach, White Beach, Black Beach”. Essa frase vai se tornar recorrente enquanto estiver em Santorini e procurar saber sobre as praias. Apesar da cidade ter algumas outras praias muito bonitas e famosas, como Perissa, Akrotiri e Kamari,  essas 3 praias de Santorini são, com certeza, as que todo turista deve ir, por serem únicas em suas belezas e fáceis de ir de uma para a outra.

Essas praias de Santorini são famosas porque cada uma tem uma cor diferente: vermelha, branca ou preta, seja na areia, nas pedras ou encostas. É um combo perfeito com um visual não tão comum de se encontrar. Ouvi muita gente reclamando das praias de Santorini, e se você tiver esperando aquele visual areia fina e branca e mar transparente e turquesa, é melhor se preparar para a surpresa. As praias são diferentes, e não menos interessantes por isso…muito pelo contrário! Eu gostei muito do que encontrei. E claro, as fotos estão sempre ai pra não deixar dúvidas na cabeça de nenhum leitor. 😉 Pra mim valeu super a pena!

Nosso roteiro começa com a Red Beach

Começamos pela mais famosa, e pela praia que é o ponto de partida para as outras duas: Red Beach. É é uma das praias mais impressionantes pela sua beleza e combinação de elementos diferentes. A cor da areia a torna única, e o morro atrás dela compõe o visual. A areia tem um tom terroso e o morro é na verdade um conjunto de falésias vermelhas (da lava de quando o vulcão entrou em erupção e formou a ilha como conhecemos hoje) que caem direto à costa, e quando em contato com o mar azul, formam um cenário maravilhoso.

Foto de uma praia vista de frente que tem uma encosta avermelhada, areia com cor terrosa e um mar com diferentes tons de azul. É possível ver as pedras no fundo do mar e na direita da foto

É ou não é uma praia bonita?

Apesar da areia grossa, bem diferente da areia que encontramos aqui no Brasil, e da água gelada (diga-se de passagem), o mergulho vale muito a pena.

Como chegar a Red Beach: existem ônibus que te deixam próximo a entrada da praia, mas a melhor forma para chegar é de quadriciclo, moto ou carro. Existem inúmeras empresas que alugam e o preço (quando dividido entre os amigos ou família), se torna bem acessível. Na verdade alugar um veículo é o melhor jeito de explorar a ilha.

Outra coisa que facilita muito é que os estacionamentos são todos gratuitos ao redor da praia, então não haverá esse gasto extra.

Chegando no limite dos carros, ainda existe uma trilha de aproximadamente 10 minutos que não é tão fácil quando se usa havaiana porque é escorregadia, mas que qualquer pessoa sem problemas de mobilidade consegue fazer sozinha.

Em primeiro plano, menina segura uma câmera. Há quatro amigas em cima de bóias no mar em Santorini

Chegando lá é só alegria! Ah, as bóias fomos nós que levamos, não tem pra alugar lá.

Dica SV: a praia vermelha não possui muitas cadeiras e nem guarda-sol para alugar, então leve sua canga e pare em um lugar longe do morro, pois algumas pedrinhas podem cair na areia (isso é real e aconteceu comigo, mas tá tudo bem =P).

Da Red Beach até a White Beach e Black Beach, há um barquinho que leva e traz as pessoas a cada meia hora, e que você pode pegar a qualquer momento por 10 euros. Essa é a única forma de chegar nas outras praias, a não ser que você esteja empolgado para nadar por um bom tempo.

O impressionante mar da White Beach, em Santorini

A primeira parada do barquinho é a White Beach, e para mim, a praia que tem o mar mais bonito das três. Apesar de ter a costa menor que a Red Beach, nessa praia é possível alugar guarda-sol e cadeira por 5 euros cada. Mas, assim como a Red Beach, não há lugar que venda comida e bebida, então não esqueça sua água e seu lanchinho.

Também é uma praia com pedras, mas com todas elas brancas e claras, o que a diferencia da Red Beach. Existem também algumas pequenas grutas por perto (5 minutos nadando) que são interessantes para quem é mais explorador.

Última parada do passeio: Black Beach

E a última parada, Black Beach, é a praia com mais estrutura das três. Possui um restaurante/bar, cadeiras, guarda-sol e tudo o que você precisa caso não queira passar tanto perrengue ou não goste de pegar praia sem estrutura.

Como o próprio nome já diz, a praia é de areia preta, por causa da cor escura da pedra.

Na minha opinião, por ser a mais lotada das três, a Black Beach perde um pouco do seu charme. As outras duas acabam sendo mais interessantes de se conhecer, mas como o barco faz o trajeto todo, não perca a chance de ir e mergulhar. Claro que quem chega mais cedo sempre encontra praias mais vazias.

Na volta, nosso barquinho fez o grande e lindo favor de parar no meio do caminho para um mergulho nessa “ilha do amor” (que até agora não sei se tem esse nome mesmo, ou inventaram na hora pra gente…rs), localizada entre a White Beach e a Red Beach. Com certeza a água mais clara que vi entre as praias. Se você der sorte, seu barquinho te dará esse bônus também (e não custa pedir com jeito também!).

Foto do mar azul esverdeado e logo acima, uma formação rochosa branca.

Parada para o mergulho nessa belezura (sem filtro)


Outras praias em Santorini

Como dissemos, além dessas três “irmãs”, há praias com um acesso mais fácil e mais estrutura para tomar sol e nadar. Perissa e Kamari são as mais conhecidas e tem areia preta também. Além de serem praias, são cidades com opções de hospedagem mais barata na ilha (porque não estão no lado da encosta com as casinhas brancas, são praias na altura do mar). Nós, particularmente, não receomendamos a hospedagem nessa área porque achamos mais charmoso ficar na caldeira (você pode ver nossa recomendação de onde ficar em Santorini nesse post), mas sabemos que pegar praia por aqui pode ser uma opção bacana também, e é bem fácil. E se hospedar na frente ou perto do mar é sempre uma proposta tentadora.

Kamari

A praia de Kamari, em Santorini. Foto: By Kamarisantorini [CC BY-SA 3.0]

Perissa

Praia de Perissa. Foto: Bgabel at wikivoyage, CC BY-SA 3.0 from Wikimedia Commons

Mais dicas da Grécia

Quer continuar a planejar o seu roteiro e a sua viagem pela Grécia? Temos diversos posts que podem te ajudar. Veja todos eles aqui e divirta-se. ♥

Leia mais sobre a Grécia:

Roteiro de 10 dias pela Grécia
Ilhas Gregas: como escolher a sua? 
Quando ir para a Grécia? 

Santorini: 

Dicas completas de Santorini: o melhor da ilha
Onde ficar em Santorini: melhores regiões e hotéis

Mykonos: 

Dicas completas de Mykonos: o melhor da ilha
Onde ficar em Mykonos: melhores praias e hotéis

Milos: 

Milos: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Zakynthos: 

Dicas de Zakynthos e da famosa praia de Navagio

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ola! Poderia me dizer o valor do passeio de barco que leva para as praias White Beach e Black beach em Santorini?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese