Praias de Santorini: roteiro por Red Beach, White Beach e Black Beach
Atualizado em:
Veja abaixo o relato da leitora Arianne d’Aquino, que fez uma viagem incrível para a Grécia e escreveu sobre uma das coisas que mais gostou: as praias de Santorini, em especial as praias Red Beach, White Beach e Black Beach. Com a palavra, Arianne:
“Red Beach, White Beach, Black Beach”. Essa frase vai se tornar recorrente enquanto estiver em Santorini e procurar saber sobre as praias. Essas praias de Santorini são famosas porque cada uma tem uma cor diferente: vermelha, branca ou preta, seja na areia, nas pedras ou encostas. É um combo perfeito com um visual não tão comum de se encontrar.
Apesar da cidade ter algumas outras praias muito bonitas e famosas, como Perissa, Akrotiri e Kamari, essas três praias de Santorini são, com certeza, as que todo turista deve ir, por serem únicas em suas belezas e fáceis de ir de uma para a outra.
Ouvi muita gente reclamando das praias de Santorini, e se você tiver esperando aquele visual areia fina e branca e mar transparente e turquesa, é melhor se preparar para a surpresa. As praias são diferentes, mas não menos interessantes por isso…muito pelo contrário! Eu gostei muito do que encontrei. E claro, as fotos estão sempre aí pra não deixar dúvidas na cabeça de nenhum leitor. 😉 Pra mim valeu super a pena!
Praias de Santorini: Red Beach
Começamos pela mais famosa, a praia que é o ponto de partida para as outras duas: Red Beach. Essa é uma das praias mais impressionantes pela sua beleza e combinação de elementos diferentes. A cor da areia a torna única, e o morro atrás dela compõe o visual. A areia tem um tom terroso e o morro é na verdade um conjunto de falésias vermelhas (da lava de quando o vulcão entrou em erupção e formou a ilha como conhecemos hoje) e, quando em contato com o mar azul, formam um cenário maravilhoso.
Apesar da areia grossa, bem diferente da areia que encontramos aqui no Brasil, e da água gelada (diga-se de passagem), o mergulho vale muito a pena.
Por ser a primeira e mais acessível, a Red Beach é a mais lotada das três praias de Santorini que falamos aqui. É preciso ficar atento também, porque das falésias caem pedrinhas que podem ser perigosas – inclusive há diversos avisos na entrada.
Como chegar na Red Beach
Como sempre em quase todas as ilhas gregas, a melhor forma de se locomover é de quadriciclo, moto ou carro. Existem inúmeras empresas que alugam e o preço (quando dividido entre os amigos ou família), se torna bem acessível. Na verdade alugar um veículo é o melhor jeito de explorar a ilha.
Outra coisa que facilita muito é que os estacionamentos são todos gratuitos ao redor da praia, então não haverá esse gasto extra.
No entanto, se você não puder ou não quiser alugar nenhum veículo, há uma linha de ônibus que sai de Fira e te leva até Akrotiri. O ponto é o mesmo usado para chegar à Red Beach e é bem próximo do lugar limite para carros também.
Chegando no limite dos carros, ainda existe uma trilha de aproximadamente 10 minutos que não é tão fácil quando se usa havaiana porque é escorregadia, mas que qualquer pessoa sem problemas de mobilidade consegue fazer sozinha.
Dica SV: a praia vermelha não possui muitas cadeiras e nem guarda-sol para alugar, então leve sua canga e pare em um lugar longe do morro, pois algumas pedrinhas podem cair na areia (isso é real e aconteceu comigo, mas tá tudo bem =P).
Da Red Beach até a White Beach e Black Beach, há um barquinho que leva e traz as pessoas a cada meia hora, e que você pode pegar a qualquer momento por 15 euros. No barquinho eles te dão uma pulseira para que você possa descer e aproveitar as praias e só embarcar de novo para mudar de lugar depois de algum tempo.
O impressionante mar da White Beach, em Santorini
A primeira parada do barquinho é a White Beach, e para mim, a praia que tem o mar mais bonito das três. Aqui, possivelmente você vai ter que se molhar mais ou menos até a cintura para descer do barco e ir até a praia.
Apesar de ter a costa menor que a Red Beach, nessa praia é possível alugar guarda-sol e cadeira por 5 euros cada. Mas, assim como a Red Beach, não há lugar que venda comida e bebida, então não esqueça sua água e seu lanchinho.
Também é uma praia com pedras, mas com todas elas brancas e claras, assim como sua encosta. Existem também algumas pequenas grutas por perto (5 minutos nadando) que são interessantes para quem é mais explorador.
Última parada do passeio: Black Beach
E a última parada, Black Beach, é a praia com mais estrutura das três. Possui um restaurante/bar, cadeiras, guarda-sol e tudo o que você precisa caso não queira passar tanto perrengue ou não goste de pegar praia sem estrutura.
Como o próprio nome já diz, a praia é preta, em uma mistura de areia e pedras.
Na volta, nosso barquinho fez o grande e lindo favor de parar no meio do caminho para um mergulho nessa “ilha do amor” (que até agora não sei se tem esse nome mesmo, ou inventaram na hora pra gente…rs), localizada entre a White Beach e a Red Beach. Com certeza a água mais clara que vi entre as praias. Se você der sorte, seu barquinho te dará esse bônus também (e não custa pedir com jeito também!).
Outras praias de Santorini
Como dissemos, além dessas três “irmãs”, há praias com um acesso mais fácil e mais estrutura para tomar sol e nadar. Perissa e Kamari são as mais conhecidas e tem areia preta também. Além de serem praias, são cidades com opções de hospedagem mais barata na ilha (porque não estão no lado da encosta com as casinhas brancas, são praias na altura do mar). Nós, particularmente, não receomendamos a hospedagem nessa área porque achamos mais charmoso ficar na caldeira (você pode ver nossa recomendação de onde ficar em Santorini nesse post), mas sabemos que pegar praia por aqui pode ser uma opção bacana também, e é bem fácil. E se hospedar na frente ou perto do mar é sempre uma proposta tentadora.
Kamari
Perissa
Mais dicas da Grécia
Quer continuar a planejar o seu roteiro e a sua viagem pela Grécia? Temos diversos posts que podem te ajudar. Veja todos eles aqui e divirta-se. ♥
Leia mais sobre a Grécia:
–Roteiro de 10 dias pela Grécia
–Ilhas Gregas: como escolher a sua?
–Quando ir para a Grécia?
Santorini:
–Dicas completas de Santorini: o melhor da ilha
–Onde ficar em Santorini: melhores regiões e hotéis
Mykonos:
–Dicas completas de Mykonos: o melhor da ilha
–Onde ficar em Mykonos: melhores praias e hotéis
Milos:
–Milos: tudo o que você precisa saber antes de viajar
Zakynthos:
Rafael
Ola! Poderia me dizer o valor do passeio de barco que leva para as praias White Beach e Black beach em Santorini?
Marcella
Olá Rafael, o barco custa 10 euros segundo o relato da Arianne que esteve lá em 2018.